Quais doenças O VDRL pode detectar?
VDRL é a sigla usada para Venereal Disease Research Laboratory que, em tradução literal para o português, é o Estudo Laboratorial de Doenças Venéreas. O método é usado para identificar pacientes portadores da sífilis, uma doença sexualmente transmissível, causada pela bactéria Treponema Pallidum.
O que altera o exame de VDRL?
Isso pode ocorrer por diversas razões, como no caso de portadores de hepatite crônica, hanseníase, doenças autoimunes, algumas doenças infecciosas febris (malária, varicela ou sarampo), em casos de imunização recente ou após infarto do miocárdio.
Quando o VDRL é considerado positivo?
O VDRL é considerado positivo quando seu título for igual ou superior a 1/16. Títulos inferiores são considerados falso-positivos quando os testes treponêmicos forem negativos. Entretanto, algumas condições estão associadas com VDRL reagente e ELISA não reagente, sem história prévia de sífilis.
Qual tipo de anticorpo o VDRL detecta?
Normalmente, o exame mais indicado para confirmar o diagnóstico de sífilis, realizado em conjunto com o VDRL, é o FTA-ABS (ou TPHA). Este exame também parte da coleta de sangue e analisa um outro anticorpo (IgG) para confirmar que o organismo teve contato com a bactéria Treponema pallidum, causadora da sífilis.
O que pode ser confundido com a sífilis?
As lesões causadas por sífilis benigna tardia podem ser facilmente confundidas com outros processos granulomatosos como tuberculose, sarcoide, infecção fúngica e, ocasionalmente, com doença neoplásica. A penicilina ainda é o agente antimicrobiano de escolha em todos os estágios de sífilis.
Quanto tempo o vírus da sífilis fica no corpo?
A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST), curável e de caráter sistêmico. É silenciosa e, se não for tratada adequadamente, perigosa. Após contato inicial com a bactéria, esta pode permanecer no corpo da pessoa por décadas para só depois manifestar-se novamente.
Como saber se a sífilis está ativa?
Na sífilis em atividade a doença apresenta, habitualmente, altos títulos de VDRL (maiores ou iguais a 1/16). Esta condição ou a elevação de títulos do VDRL em quatro vezes ou mais, comparativamente ao último exame realizado, justificariam um novo tratamento para indivíduos previamente tratados.
Quantas benzetacil tem que tomar para curar a sífilis?
Sífilis primária, secundária e latente precoce: injeção única de 2.400.000 unidades de Benzetacil®. Sífilis latente tardia (incluindo as de “tempo não definido”) e terciária, exceto neurossífilis: 3 injeções de 2.400.000 unidades de Benzetacil®, com intervalo de 1 semana entre as doses.
Quando considerar um VDRL sugestivo de infecção?
O VDRL reagente com título igual ou superior a 1:16 é definido como doença e nestes casos o paciente deve ser tratado. É também o exame utilizado para seguimento (3 meses, 6 meses e um ano após o tratamento). Espera-se que os títulos apresentem queda para menor que 1:8 e negativem após um ano.
Tem como zerar o VDRL?
O VDRL não precisa chegar a zero para se confirmar a cura. Basta que os sintomas desapareçam e o VDRL caia de forma relevante. Os valores do FTA-ABS não servem para serem usados no controle de cura.
É possível negativar o VDRL?
Havendo o tratamento correto, há queda progressiva dos títulos, podendo se negativar em 9 a 12 meses, ou permanecer com títulos residuais baixos (cicatriz sorológica). Valores baixos na titulação do VDRL podem significar doença recente ou antiga, tratada ou não.
Quais são os sintomas da sífilis no homem?
Os sinais e sintomas aparecem entre seis semanas e seis meses do aparecimento e cicatrização da ferida inicial. Pode ocorrer manchas no corpo, que geralmente não coçam, incluindo palmas das mãos e plantas dos pés. Essas lesões são ricas em bactérias. Pode ocorrer febre, mal-estar, dor de cabeça e ínguas pelo corpo.
Quem já teve sífilis pode transmitir?
Homens que já tiveram sífilis também devem se certificar de que estão completamente curados antes de tentarem ter filhos, pois podem infectar a parceira, que poderá transmitir a doença para o bebê. Quando ambos estão infectados (homem e mulher), o tratamento deve ser feito em conjunto.
Quais tipos de VDRL?
Existe dois tipos de exames para sífilis: um deles é chamado de “teste treponêmico” porque identifica anticorpos contra a bactéria. O outro é chamado de “teste não treponêmico” porque identifica anticorpos contra substâncias produzidas pela bactéria.
Quais os tipos de testes imunológicos existentes para o diagnóstico da sífilis?
Diagnóstico laboratorial:
O primeiro teste a se tornar reagente em torno de 10 dias da evolução do cancro duro é o FTA-abs, seguido dos outros testes treponêmicos e não treponêmicos. Quanto mais precocemente a sífilis primária for tratada maior será a possibilidade dos exames sorológicos tornarem não-reagentes.
O que significa 1 4 no exame de sífilis?
Títulos baixos (1/1, 1/4) podem permanecer após o tratamento, caracterizando uma cicatriz sorológica. No líquor, um resultado VDRL reagente quase sempre indica uma infecção sifilítica passada ou presente no sistema nervoso central.
Quais os órgãos que a sífilis afeta?
Se não for tratada precocemente, pode comprometer vários órgãos como olhos, pele, ossos, coração, cérebro e sistema nervoso. O período de incubação, em média, é de três semanas, mas pode variar de dez a 90 dias.
Quem tem HPV pode ter sífilis?
O hpv é uma DST ou seja uma doença sexualmente transmissível. Então quando o paciente estiver com infecção pelo hpv é fundamental pesquisar sífilis, hepatite, herpes entre outras. Quando uma pessoa tem uma DST aumenta a chance de ter outra DST no mesmo momento, pois muitas pessoas sao portadoreas assintomaticas.
Como é o corrimento de sífilis?
Podem ser esbranquiçados, esverdeados ou amarelados, dependendo da IST. Podem ter cheiro forte e/ou causar coceira. Provocam dor ao urinar ou durante a relação sexual. Nas mulheres, quando é pouco, o corrimento só é visto em exames ginecológicos.