Quais doenças mentais os personagens do Ursinho Pooh representam?

Perguntado por: aconceicao3 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

As comparações entre personagens e condições apresentadas no teste são:

  • Ursinho Pooh: Transtorno de Déficit de Atenção (TDA)
  • Leitão: Transtorno de ansiedade.
  • Tigrão: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
  • Abel: Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)
  • Guru: Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)

Os personagens de Bob Esponja são baseados em diferentes transtornos mentais. Bob Esponja tem transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH); Patrick tem distúrbios alimentares e Lula Molusco tem transtorno obsessivo-compulsivo (TOC).

Além disso, o ursinho é desatento, apresenta pensamentos dispersos e desordenados e se esquece das coisas com facilidade – características próprias do transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (DDA).

Tigrão: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) Abel: Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)

O Ió, também chamado de Bisonho, é o retrato da depressão. O burrinho vive triste e melancólico, sempre achando que tudo vai dar errado. Já o Leitão é o oposto: é a cara da ansiedade! O porquinho quase nunca consegue relaxar, preocupando-se com todos os seus amigos.

Você sabia que os personagens do 'Ursinho Pooh' possuem transtornos de aprendizagem, hiperatividade, entre outros?

  • Cristóvão: Ele é o único personagem humano no desenho. ...
  • Tigrão: Tigrão não consegue ficar quieto e toma decisões impulsivas, tem indícios de hiperatividade.
  • Abel: ...
  • Can: ...
  • Leitão: ...
  • Guru: ...
  • Bisonho: ...
  • Ursinho Pooh:

A esquizofrenia é um transtorno mental mais raro e também mais grave, responsável por alterar o comportamento do paciente, trazendo sintomas como dificuldades de aprendizado, apatia, indiferença, mania de perseguição e alteração nos sentidos, o que pode trazer também a sensação de ter vozes na cabeça.

Delírio de Capgras
É como se a pessoa, o objeto, ou até mesmo o animal “original” tivesse sido substituído por uma "cópia impostora". O transtorno tem este nome devido ao psiquiatra francês Joseph Capgras, que relatou o primeiro caso em 1923.

Soberba – Sandy Bochechas
A rotina da Sandy é cheia de bons hábitos. Por isso, ela vive cuidando de sua forma física, e se orgulha disso. Porém, ela não se orgulha só disso. Ela se orgulha de ter vindo do Texas, de ser um mamífero e de conseguir sobreviver no fundo do mar.

As causas do molusco contagioso estão relacionadas a uma infecção viral. O vírus é conhecido como poxvírus, da mesma família da varíola. O paciente se contamina pelo contato com um local ou uma pessoa contaminada.

Patrick Estrela é o maior amigo de Bob Esponja. Mora debaixo de uma pedra na Fenda do Biquíni, é uma estrela do mar rosa que dificilmente entende as confusões nas quais se mete, fica quase sempre em sua casa e não possui nenhum emprego.

Personagem infantil foi inspirado em uma ursa da vida real
O Ursinho Pooh, na verdade, é uma garota, ou pelo menos era. O personagem, inspirado em uma ursa fêmea que realmente existiu, passou por uma mudança de gênero entre a realidade e a ficção.

Milne viveu alguns anos com miastenia gravis, uma doença auto-imune e morreu durante o sono em 20 de abril de 1996 em Totnes, Devon, com 75 anos. Após a sua morte, um jornal descreveu-o como um "ateu dedicado".

Segundo o site Huffington Post, Winnie the Pooh, também conhecido como Ursinho Pooh ou Puff no Brasil, é fêmea, havendo uma diferença entre o personagem dos desenhos e o urso original, diz a escritora Lindsay Mattick.

Diferente do TDAH, o TDA se caracteriza exclusivamente pela desatenção e problemas relacionados à memória, atenção, desorganização e concentração. Ou seja, não há a presença dos sintomas associados à hiperatividade.

O que é o TDAH? O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e freqüentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade.

O diagnóstico correto e preciso do TDAH só pode ser feito através de uma longa anamnese (entrevista) com um profissional médico especializado (psiquiatra, neurologista, neuropediatra). Muitos dos sintomas podem estar associados a outras comorbidades correlatas ao TDAH e outras condições clínicas e psicológicas.