Quais doenças de animais transmissíveis ao homem?

Perguntado por: iguterres4 . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

A seguir, vamos tratar das mais comuns:

  • Toxoplasmose. ...
  • Ancilostomíase ou Larva migrans cutânea (bicho geográfico) ...
  • Raiva. ...
  • Dipilidiose. ...
  • Leptospirose. ...
  • Dermatomicose. ...
  • Esporotricose. ...
  • Psitacose.

As zoonoses são doenças infecciosas naturalmente transmissíveis de animais para seres humanos.

Pets podem transmitir leptospirose aos humanos
A leptospirose é uma doença causada por uma bactéria que pode ser encontrada na urina ou fezes de pets com a doença, como os ratos , cachorros e os gatos, havendo a contaminação caso haja contato. A contaminação pode ocorrer pelo contato com a urina ou fezes contaminadas.

Dormir com bichinho faz muito bem para os tutores
Segundo estudo da University of Missouri-Columbia, nos Estados Unidos, interagir com um bichinho faz com que o cérebro libere oxitocina, o hormônio do bem-estar. E isso pode ser vantajoso na hora do sono, ajudando o tutor a dormir melhor.

Doenças transmitidas pelo gato: saiba quais são

  • Toxoplasmose. ...
  • Alergia respiratória. ...
  • Infecção por Bartonella Henselae. ...
  • Doenças transmitidas pelo gato comum: micose de pele. ...
  • Síndrome da larva migrans visceral. ...
  • Esporotricose.

Raiva, sarna, toxoplasmose e até tuberculose. As doenças transmitidas por animais domésticos podem ser bem graves. No entanto, com medidas simples é possível evitar os problemas de saúde que eles podem transmitir para os donos.

"Tem pessoas que beijam as aves e abraçam. Essa relação muito próxima pode causar problemas de saúde porque elas podem causar desde alergias como doenças mais graves", comentou o veterinário.

A esporotricose humana é uma micose subcutânea que surge quando o fungo do gênero Sporothrix entra no organismo, por meio de uma ferida na pele. A doença pode afetar tanto humanos quanto animais.

Como a leptospirose é transmitida? O contágio da bactéria se dá pelo contato com o animal ou a urina contaminada (de ratos, gambás, guaxinins) ou com secreções de um pet infectado.

A presença de muco na urina geralmente é normal. No entanto, quando há aumento na liberação de muco na urina pode ser indicativo de problemas mais graves, como infecções do trato urinário, colite ulcerativa ou até mesmo câncer de bexiga. A presença de muco geralmente deixa a urina com aspecto turvo.

Pisar em cocô de cachorro é, sem dúvida alguma, extremamente desagradável. Mas segundo a crença popular, quando se pisa em fezes de um canino sem querer, é sinal de sorte, sinal de dinheiro.

A artemísia ou absinto doce é uma planta que funciona muito bem para erradicar todo tipo de vermes intestinais em cachorros, mas pode ser muito irritante para o organismo, por isso é preferível administrá-la de acordo com a recomendação de um veterinário.

Os cachorros, quando não são devidamente cuidados, podem ser reservatórios de bactérias, vírus e parasitas que podem ser transmitidos para as pessoas através de lambidas ou mordidas ou a por meio da liberação do agente infeccioso em suas fezes.

O estudo revelou que o cachorro consegue diferenciar entre o cheiro da pessoa apresentando e do seu dono no seu cérebro e fica feliz ao cheirar o seu dono, mesmo quando ele não está presente. Interessantemente, ao ser apresentado ao cheiros do seu dono, a região do cérebro do cachorro relacionada a recompensa ascendia.

Normalmente, os cachorros lambem seus tutores justamente para demonstrar carinho. Os “lambeijos”, como costumam ser chamados, são como os nossos beijos e representam gratidão, identificação e afeto. Os cães são animais que sempre viveram de forma coletiva, em matilhas.

Um dos sinais de contentamento deles é a vocalização por suspiros e suaves gemidos. Quando eles estão perto de nós e suspiram significa que se sentem seguros e confortáveis!

Se alguém da família tem alergias ou outro problemas de saúde, dormir com gato faz mal. Caso contrário, de modo geral, não há problemas”, afirma o veterinário. Por isso, pode deixar seu peludo subir em sua cama sem medo. O especialista, entretanto, reforça que é necessário atenção para a segurança de ambos os lados.

Beijar o bicho de estimação: pode ou não? A boa notícia é que, com cuidado e higiene, podemos beijar o bicho de estimação sem preocupações nenhuma, uma vez que as chances de transmissão de doenças são muito baixas, principalmente se o pet e o tutor estiverem saudáveis e com a imunidade adequada.

Presente na saliva de quase 90% dos gatos, a bactéria Pasteurella Multocida é o novo foco de preocupação do mundo felino para os seres humanos; que até o momento tinham a raiva e a toxoplasmose como as doenças mais temidas transmitidas pelos bichanos.

A parvovirose é uma doença canina de alta letalidade que pode comprometer a chegada dos próximos cachorros que você levar para casa, já que o vírus fica no ambiente. Apesar de alguns cães conseguirem sobreviver à doença que destrói sua mucosa intestinal, o vírus pode permanecer no local por um longo tempo.

Por diferirem na aparência e no comportamento, muitos acreditam que os cães e gatos não são acometidos pelas mesmas doenças e não transmitem entre si, porém, a realidade é a contrária, cães e gatos podem, sim, compartilhar das mesmas enfermidades.