Quais doenças causam xerostomia?

Perguntado por: acunha . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos

A xerostomia é relativamente comum em pacientes que fazem uso de determinados medicamentos, com pressão alta, depressão e diabetes, além de doenças como o Mal de Alzheimer, Síndrome de Sjögren, cirrose e doença de Addison.

Diagnóstico de Xerostomia
Um otorrinolaringologista realiza um exame detalhado da cavidade oral e histórico médico para avaliar os sintomas e determinar a gravidade da condição.

A síndrome de Sjögren pode secar a pele e as membranas mucosas que revestem o nariz, garganta, aparelho digestivo, laringe, traqueia, vias aéreas dos pulmões, vulva e vagina. A secura da vulva e da vagina pode tornar a relação sexual dolorosa. A secura da traqueia pode causar tosse.

O que é a Síndrome de Sjogren
A síndrome de Sjogren (pronuncia-se “xegren”) é uma doença autoimune, ou seja, na qual o sistema imune, responsável pela defesa contra microorganismos invasores, acaba atacando as células do próprio corpo, nesse casos das glândulas salivares e lacrimais.

A xerostomia é relativamente comum em pacientes que fazem uso de determinados medicamentos, com pressão alta, depressão e diabetes, além de doenças como o Mal de Alzheimer, Síndrome de Sjögren, cirrose e doença de Addison.

O que causa a xerostomia, sensação constante de boca seca
A sensação de boca seca pode ser provocada por diversos fatores, como desidratação, ronco, consumo excessivo de cigarro ou bebidas alcoólicas, má higiene bucal, hábito de respirar pela boca, entre outros.

A maioria dos pacientes começa a melhorar depois de seis meses a um ano, mas em alguns casos a melhora pode levar mais tempo.

A xerostomia é diagnosticada por sintomas, aparência da cavidade oral e ausência de fluxo salivar à massagem das glândulas salivares.

Duas das principais causas de boca seca para as pessoas com diabetes são os efeitos colaterais dos medicamentos e os níveis elevados de açúcar no sangue. Outras causas, não relacionadas diretamente com diabetes, mas que podem agravar o problema são: má hidratação, respiração pela boca e tabagismo.

Cintilografia salivar, sialografia da glândula parótida, ultra- sonografia das glândulas salivares e a estimativa do fluxo salivar podem conduzir ao diagnóstico.

Nos casos mais graves de xerostomia, medicamentos como pilocarpina ou cevimelina. As pessoas que sofrem desse distúrbio podem descobrir que certas medidas podem ajudar a aliviar seus sintomas: Beba água com frequência para manter a cavidade oral hidratada.

Os sprays de saliva artificial podem ser usados para ajudar a umedecer a boca e aumentar o fluxo de saliva. Seu médico também pode prescrever pilocarpina, um medicamento que ajuda a estimular a produção de saliva. Você também pode decidir simplesmente beber mais água para matar a sede decorrente da boca seca.

Existem algumas maneiras de prevenir que a xerostomia aconteça. Minimizar a ingestão de alimentos picantes e salgados, evitar o cigarro e o álcool, e obviamente se hidratar corretamente. Mastigar chicletes sem açúcar também ajuda a estimular a produção de saliva.

Quais são as outras manifestações clínicas da Síndrome de Sjögren? Os pacientes com “SS” também podem apresentar secura na pele, nariz e vagina. Podem apresentar fadiga, artralgias e artrites. Além disso, outros órgãos do corpo, como os rins, pulmões, vasos, fígado, pâncreas e cérebro também podem ser afetados.

As causas da síndrome de Sjögren são desconhecidas, como é uma doença autoimune o sistema imunológico produz anticorpos e atacam células e tecidos do próprio organismo. Há hipóteses da causa estar relacionada com o fator genético e hereditário, hormônios sexuais e condições ambientais.

Qual é a diferença entre lúpus e a síndrome de Sjögren? Tanto o lúpus quanto a síndrome de Sjögren são doenças autoimunes. Enquanto a síndrome de Sjögren ocasiona manifestações, principalmente nas glândulas salivares e lacrimais, o lúpus pode apresentar manifestações na pele e em outros órgãos, como rins.

Pode se desenvolver inchaço dos dedos, frieza intermitente e descoloração azul dos dedos, articulações travadas em posições permanentes (geralmente flexionadas) (contraturas) e danos ao sistema gastrointestinal, pulmões, coração ou rins. As pessoas geralmente têm anticorpos característicos de uma doença autoimune.

A esclerose sistêmica é uma das formas de uma doença chamada esclerodermia. Ela se caracteriza pela produção excessiva de colágeno e outras proteínas, levando ao enrijecimento da pele, podendo afetar outros tecidos. É mais comum em mulheres e se apresenta em duas formas, limitada ou difusa.

A Síndrome de Sjögren é uma doença autoimune crônica que que afeta as glândulas produtoras de lágrimas e saliva, causando secura dos olhos e da boca. Além disso, a síndrome pode acometer outros órgãos como as articulações, a pele, os pulmões, os rins e o sistema nervoso.

Em pacientes com xerostomia deve-se realizar a estimulação do fluxo salivar e a substituição de secreções salivares com estimulantes tópicos, saliva artificial e sialogogos1.