Quais doenças atacam os músculos?

Perguntado por: apaiva . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.8 / 5 11 votos

Quais os tipos de doenças musculares?

  • * Miopatias congênitas.
  • * Distrofias Musculares.
  • * Miotonias e canalopatias.
  • * Miopatias inflamatórias.
  • * Miopatias tóxicas e induzidas por drogas.

Lista de doenças neurológicas degenerativas

  1. Mal de Alzheimer. ...
  2. Mal de Parkinson. ...
  3. Esclerose múltipla. ...
  4. Esclerose lateral amiotrófica (ELA) ...
  5. Distrofia muscular. ...
  6. Atrofia muscular espinhal (AME)

As distrofias musculares são um grupo de desordens caracterizadas por fraqueza e atrofia muscular de origem genética que ocorre pela ausência ou formação inadequada de proteínas essenciais para o funcionamento da fisiologia da célula muscular, cuja característica principal é o enfraquecimento progressivo da musculatura ...

Uma dorzinha incômoda no ombro, aquela dificuldade ao subir uma escada, uma tensão no pescoço, na maioria das vezes, estas dores são indícios de inflamação muscular. Geralmente, esta inflamação é resultado de um esforço físico exaustivo em treinos e práticas esportivas, postura inadequada e até mesmo estresse.

Em geral, alguns sintomas podem estar relacionados com a doença:

  • Alterações na sensibilidade;
  • Tontura;
  • Cansaço e fraqueza muscular;
  • Perda da visão e audição;
  • Falta de coordenação nos movimentos.

As doenças crônicas degenerativas são aquelas que afetam o sistema nervoso central e periférico, tendo como consequência os sintomas de perda de equilíbrio, demência, dificuldade de locomoção, entre outros.

Causas. As causas das doenças degenerativas estão associadas a diversos aspectos que podem ser: genéticos, ambientais, má alimentação e até mesmo o sedentarismo. Contudo, são os medicamentos que aliviam os sintomas e que dão uma condição de vida melhor para as pessoas portadoras dessas doenças.

A Atrofia Muscular Espinhal (AME) é uma doença rara, degenerativa, passada de pais para filhos e que interfere na capacidade do corpo de produzir uma proteína essencial para a sobrevivência dos neurônios motores, responsáveis pelos gestos voluntários vitais simples do corpo, como respirar, engolir e se mover.

A doença de Charcot-Marie-Tooth é uma neuropatia hereditária na qual os músculos da parte inferior das pernas ficam fracos e definham (atrofia). A doença de Charcot-Marie-Tooth afeta os nervos que controlam o movimento dos músculos e os que transportam informações sensoriais ao cérebro.

Na maioria das vezes, a condição tem tratamento e, dependendo da sua causa, pode ser revertida.

A miastenia grave é uma doença autoimune em que a comunicação entre os nervos e os músculos é afetada, produzindo episódios de fraqueza muscular.

Cerca de 75% dos casos ocorrem devido a um processo infeccioso, causado por bactérias e outros agentes, como os vírus da dengue, Zika, chikungunya, sarampo, influenza A, enterovirus D68, hepatite A, B e C, HIV, entre outros, [como vacinação].

Miopatia, como o próprio nome sugere, é uma condição neurológica na qual o músculo é a origem do problema ou local onde, através de uma doença sistêmica, ele também é acometido. O principal sintoma de quem tem uma miopatia é a fraqueza muscular.

As doenças neuromusculares são uma ampla variedade de doenças que afetam os músculos do corpo humano. Embora geralmente afetem músculos envolvidos na mobilidade do corpo, inclusive movimentos dos olhos e deglutição, também podem causar comprometimento da função respiratória e cardíaca.

Divide-se em duas etapas e permite diagnosticar patologias dos músculos, da placa neuromuscular e dos nervos.

A Ultrassonografia Musculoesquelética é geralmente o primeiro exame a ser solicitado, sendo utilizado para o diagnóstico das lesões musculares e articulares.