Quais doenças a ultrassom pélvica detecta?

Perguntado por: iamorim8 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

A ultrassonografia pélvica pode identificar doenças como miomas uterinos, pólipos endometriais, SOP (síndrome dos ovários policísticos), adenomiose e endometriose. Essa última por um procedimento diferenciado, que demanda o preparo (esvaziamento) intestinal antes de realizar o exame.

A colposcopia é um exame ginecológico feito em laboratório, realizado por ginecologistas ou a pedido deles, capaz de observar o colo do útero, vagina e vulva. O procedimento deve ser feito em mulheres que foram ou são sexualmente ativas para rastreio ou diagnóstico de algumas doenças que iremos descrever abaixo.

Conheça os 6 tipos de ultrassom mais recomendados para as...

  • Ultrassom das mamas. ...
  • Ultrassom pélvico e/ou transvaginal. ...
  • Ultrassom do abdome superior. ...
  • Ultrassom da tireoide. ...
  • Ultrassonografia obstétrica. ...
  • Ultrassom obstétrica com doppler colorido.

Também não há necessidade de se depilar antes do exame, a não ser, é claro, que você se sinta mais confortável dessa forma. Em alguns casos específicos, o médico pode solicitar que a mulher realize o ultrassom com a bexiga cheia.

Orientações para o dia do exame:
Tomar no espaço de 01 hora antes do exame, 04 copos de qualquer líquido e ficar sem urinar; No momento do exame você deverá estar com a “Bexiga Cheia” Não precisa estar em jejum.

A PELVE é formada pelos dois ossos do quadril articulados ao sacro e cóccix. Constitui a parte inferior do tronco, região onde ocorre a fixação do mesmo aos membros inferiores.

Ultrassom transvaginal ou endovaginal. O exame de ultrassonografia transvaginal, é utilizado para avaliar a saúde dos órgãos reprodutores femininos, como os ovários e o útero.

Papanicolaou. O papanicolau é um dos exames ginecológicos de rotina mais importantes que uma mulher deve fazer. Ele é responsável por prevenir o câncer de colo de útero e vaginal e, por isso, é também conhecido como exame preventivo.

Quais são os principais sintomas de inflamação no útero?

  • desconforto ao praticar relações sexuais;
  • sangramento após ter tido relação sexual;
  • sangramento fora do período menstrual;
  • dor ao urinar;
  • dor e sensação de inchaço na parte inferior da barriga;
  • corrimento com mau cheiro, de cor cinza, marrom ou amarelada.

A ultrassonografia pélvica é o exame mais utilizado para o diagnóstico de miomas uterinos por ser de baixo custo, seguro e eficiente. Por meio de ondas sonoras, ele consegue identificar, medir e mapear os miomas.

Como o exame é realizado? A ultrassonografia suprapúbica é realizada externamente, ao passo que o ultrassom transvaginal é feito pelo canal da vagina. No exame por via abdominal, o transdutor é deslizado sobre o baixo abdômen da mulher, permitindo a visualização do interior da região pélvica.

A ultrassonografia pode ser indicada principalmente para auxiliar no diagnóstico de alguma suspeita que o médico que assiste o paciente necessita, desta forma pode ser solicitada numa situação de check-up, de emergência, para acompanhamento de alguma queixa do paciente e para algum tratamento que o paciente esteja ...

Para que serve o ultrassom abdominal total? O ultrassom abdominal total é usado para avaliar órgãos como os rins, fígado, pâncreas, vesícula biliar, baço e bexiga. Além disso, o método permite analisar artérias e veias do abdômen, como a veia cava inferior e a aorta.

Evitar bebidas alcoólicas, refrigerantes, leites e derivados, feijão, repolho, alimentos muito gordurosos, como frituras e processados, ou que aumentem a produção de gases no dia que antecede o exame; Jejum absoluto de no mínimo oito horas; Estar com a bexiga cheia na hora do exame.

O jejum é essencial para que o ultrassom possa ter o resultado esperado, por exemplo a vesícula biliar, que está relacionada ao fígado, acumula a bile para a digestão, depois de algumas horas em jejum, a vesícula ficará cheia e a partir de então, é possível verificar as paredes e cálculos interiores.

A dor na pelve é um sintoma que pode causar grande desconforto, prejudicando a qualidade de vida de quem sofre com ela. Frequentemente, o sintoma está associado a problemas ginecológicos e intestinais.

Algumas causas ginecológicas para a DPC são: endometriose, pólipo, adenomiose, mioma uterino, prolapso genital e entre outras. A dor pélvica crônica também pode ser ocasionada devido a problemas específicos masculinos, como: Epididimite, que é a inflamação do epidídimo, Lesões nos testículos.

Também chamado de câncer ginecológico, o câncer pélvico diz respeito aos cânceres que atingem os órgãos localizados na região pélvica da mulher, incluindo a vulva, a vagina, o colo do útero, o endométrio, a tuba uterina, os ovários, o ducto Mülleriano primário e o peritônio pélvico.

Ultrassom transvaginal pélvico. O médico pode recomendar um ultrassom transvaginal pélvico para verificar a condição do útero e dos ovários. Muitas vezes, o médico consegue determinar se os folículos ovarianos estão funcionando normalmente através do exame.