Quais doença faz perder a visão?

Perguntado por: lcastro . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 12 votos

Conheça as principais doenças e distúrbios que afetam nossa visão, seus sintomas e tratamentos

  • ECTASIAS DE CÓRNEA. Doença mais rara, é o afinamento corneal central ou paracentral. ...
  • AMETROPIA. ...
  • CONJUNTIVITE. ...
  • CATARATA. ...
  • GLAUCOMA. ...
  • BLEFARITE. ...
  • HETEROCROMIA.

A catarata consiste na opacidade parcial ou total do cristalino, que é a lente natural do globo ocular, sendo a principal causa de cegueira no mundo.

Infelizmente qualquer pessoa pode ficar cega. Em pessoas saudáveis é muito raro que alguma doença cause cegueira. Sempre devemos lembra do risco de um acidente machucar os olhos e causar um dano irreversível. Esta é uma causa frequente de cegueira em jovens: acidentes.

A Degeneração Macular Relacionada à Idade é uma doença degenerativa e progressiva que acomete a área central da retina (mácula), na qual as imagens são formadas, levando invariavelmente à perda da visão central. O principal fator de risco para a DMRI é o aumento da idade.

Estudos mostram que em 20% dos casos, o primeiro sintoma é a diminuição na capacidade de enxergar. Os pacientes com esclerose múltipla podem apresentar neurite óptica, uveíte, visão dupla e nistagmo, que são movimentos involuntários e repetitivos dos olhos, resultando, muitas vezes, em redução da acuidade visual.

Algumas pessoas apresentam visão turva, outras podem perder completamente a visão. Há também quem manifeste um ponto cego ou turvo no centro da visão. As cores também podem parecer mais escuras ou desbotadas, as luzem parecem piscar, e mover os olhos pode ser doloroso.

A esclerose múltipla nos olhos, não é exatamente o termo correto, pois a doença que afeta os olhos não é exatamente a esclerose múltipla e sim a doença desencadeada por ela, chamada de neurite óptica.

À medida que a doença progride, os sintomas de retinopatia diabética podem incluir:

  1. Pontos ou manchas escuras flutuando na visão; 1-4
  2. Visão embaçada; 1-3
  3. Visão que muda periodicamente de borrada para clara; 2,3
  4. Visão noturna prejudicada; 1,2
  5. Perda de visão central ou periférica.

Sensação de pressão nos olhos
Se você sente a sensação de que algo está pressionado o seu globo ocular, você deve procurar um oftalmologista, pois são indícios de glaucoma. Se o diagnóstico não for feito cedo, pode causar danos ao nervo óptico, levando a cegueira.

Se o problema continuar ou a visão escurecer em outros momentos do dia (sem ser quando se levanta rapidamente) procure um oftalmologista para descartar doenças mais sérias como obstrução da artéria que leva sangue até os olhos.

4 – Espondilite anquilosante
Esta é uma doença onde existe inflamação nos tecidos, inclusive nos olhos causando uveíte geralmente em apenas 1 olho. O olho pode ficar vermelho e inchado e se a doença perdurar por meses o outro olho também pode ser afetado, havendo um maior risco de complicações na córnea e catarata.

Os sintomas da degeneração macular variam de acordo com o tipo da doença. Os sintomas da DMRI seca podem nem aparecer, mas entre os mais comuns incluem-se: perda da visão central lenta e sem dor ao longo dos anos; objetos podem parecer esmaecidos ou pouco detalhados; dificuldade de leitura e pontos cegos (escotomas).

O glaucoma é uma doença que atinge diretamente o nervo óptico dos olhos e envolve de forma clara a perda de células da retina que são responsáveis por enviar impulsos nervosos ao cérebro. Essa pressão intraocular quando acontece de forma elevada aumenta significativamente o risco para o desenvolvimento do glaucoma.

Um dos principais motivos de a esclerose múltipla e a miastenia gravis serem facilmente confundidas, é o fato de ambas as doenças possuírem sinais e sintomas gerais semelhantes. Entretanto, as doenças possuem diferenças marcantes nas suas causas, sinais e sintomas específicos e formas de tratamento.

Sinais e sintomas da neurite óptica
O principal sintoma da neurite óptica é perda de visão, que alcança seu máximo em vários dias e varia de um escotoma pequeno central ou paracentral até a cegueira total. A maioria dos pacientes tem dor ocular leve, que frequentemente piora com movimentação ocular.

A neurite óptica é a patologia que causa a inflamação do nervo óptico e atrapalha a transmissão das informações captadas pelo olho para o cérebro. Também chamada de neurite retrobulbar, a doença pode provocar perda total e/ou parcial da visão em um ou nos dois olhos, especialmente em pessoas de 20 a 45 anos de idade.

Os sintomas iniciais mais comuns são os seguintes:

  • Formigamento, dormência, dor, ardor e coceira nos braços, pernas, tronco ou face e, algumas vezes, uma menor sensibilidade ao toque.
  • Perda de força ou destreza em uma perna ou mão, que pode se tornar rígida.
  • Problemas com a visão.