Quais documentos Um terreno rural precisa ter?

Perguntado por: lflores . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.1 / 5 4 votos

Os documentos básicos solicitados são:

  • CCIR;
  • CAR;
  • Matrícula do Imóvel;
  • ITR.

O ocupante da área pública federal rural deve solicitar a regularização fundiária da sua posse via internet por meio do Sigef Titulação ou presencialmente em uma unidade do Incra.

O Sistema Faemg Senar promove o curso sobre Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) e Imposto Territorial Rural (ITR) nesta quarta, quinta e sexta-feira (28, 29 e 30/06) na sede.

Para saber se um terreno é legalizado, é importante consultar sua inscrição junto à Prefeitura Municipal, através do registro imobiliário descrito no IPTU do imóvel, bem como, buscar sua matrícula junto ao Cartório de Registro de Imóveis.

Atualmente quem reside ou dispõe de um imóvel sem escritura pode reverter a situação. Para isso, uma das alternativas é encontrar os antigos donos ou herdeiros, entrar com o pedido de usucapião e/ou solicitar uma nova escritura por meio do Direito de Laje.

Para conseguir a Escritura de Posse do Imóvel, é possível recorrer ao antigo possuidor, que deve transferir a posse de forma legal, em um cartório. Outra forma é a partir de provas que você é dono do imóvel, que cumpre obrigações legais, como o pagamento correto do IPTU, e também realiza a manutenção do espaço.

Basta procurar o do seu município e solicitar uma certidão. Caso tenha algo em seu nome, o documento trará a descrição do imóvel e o número do registro no cartório de imóveis da região. Se a certidão for negativa, isso significa que nada consta em seu nome ou não foi possível localizar.

Taxa de Registro – esta taxa é cobrada diretamente pelo Cartório de Registro de Imóveis, e pode variar de acordo com as leis de cada estado. Na média custa em torno de 1% do valor venal do imóvel, em outras palavras, para um imóvel com valor venal de R$ 100 mil, você pagará em média 1 mil reais pela taxa de registro.

Então, como emitir a matrícula de um terreno rural? O primeiro passo é se dirigir ao cartório de Registros de Imóveis da cidade onde a propriedade está localizada. Caso fique em uma grande cidade, é preciso saber em qual bairro ou região o terreno está registrado.

Coordenação-Geral de Cadastro do Sede do Incra (em Brasília/DF) e Serviço de Cadastro Rural das Superintendências do Incra nos estados. Consulte os endereços, telefones das unidades do Incra nos estados. Mais informações pelos telefones (61) 3411-7370, 3411-7380 e 3411-7378.

Na prática, o CCIR comprova o cadastro do imóvel no chamado Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR), uma plataforma que reúne as informações cadastrais de todas as terras do Brasil. Sem o certificado, os proprietários de imóveis rurais não conseguem fazer nenhuma movimentação em relação aos seus imóveis.

Se o sistema bloquear a emissão do certificado, consulte o procedimento a ser adotado a seguir em “Problemas na emissão do CCIR”. O CCIR tem periodicidade anual. Os certificados expedidos anteriormente perdem validade com a emissão do documento de cada exercício.

É um imposto federal. Todo imóvel rural atrai a obrigação do proprietário em ter seu cadastro no INCRA, e por consequência de tê-lo em situação regular pagando a quantia respectiva.

Se a destinação à produção agrícola, pecuária ou agroindustrial é o que define o imóvel rural, o imóvel urbano, por exclusão, é aquele destinado a atividades que não são de exploração da terra, como moradia e atividades de indústria ou comércio.

Para saber quem é o dono de um imóvel, basta ir ao cartório de registro de imóveis responsável pela localidade do imóvel e solicitar uma certidão de matrícula. É possível fazer a pesquisa pelo endereço do imóvel ou pelo número da matrícula, se disponível. O pedido da certidão requer o pagamento de uma taxa ao cartório.

Qual o valor Cobrado para fazer o CAR? O registro do Cadastro Ambiental Rural (CAR) é gratuito e pode ser feito pela internet por qualquer proprietário de imóvel rural. Mas muitas consultorias oferecem o serviço de preenchimento do documento.

Algumas vezes, o trabalhador rural pode ser considerado considerado um Segurado Especial e pode se aposentar mesmo sem contribuir. Assim, comprovando o trabalho rural feito ao longo da vida de forma individual, ou com auxílio da família, é possível fazer a solicitação no INSS.

  1. Pedir o benefício. Entre no Meu INSS; Clique no botão“Novo Pedido”; Digite “aposentadoria por idade rural; Na lista, clique no nome do serviço/benefício; ...
  2. Receber resposta. Para acompanhar e receber a resposta do seu processo: Entre no Meu INSS; Clique no botão “Consultar Pedidos”; Encontre seu processo na lista;