Quais documentos tem validade?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 11 de janeiro de 2023
4.2 / 5 5 votos

Podemos dizer que são o RG, CPF, CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e passaporte. Em geral, cada documento desses tem sua finalidade e, para que os processos a serem realizados ocorram sem problemas, é preciso mantê-los em dia e em bom estado de conservação.

Confira a seguir: Idade entre 0 e 12 anos – Validade de 5 anos; De 12 a 59 anos – Validade de 10 anos; A partir de 60 anos – Validade por tempo indeterminado.

É importante destacar que o RG não tem prazo de validade definido por lei, embora algumas instituições solicitem o documento atualizado, como medida de segurança, para prevenir fraudes.

A validade da Carteira de Identidade não poderá ser negada com fundamento no disposto nos incisos III e IV do caput quando o titular for pessoa enferma ou tiver idade a partir de sessenta anos."

Um dos dados importantes presentes na Carteira de Identidade é a data de expedição. Ou seja, a data em que esse documento foi emitido. Para consultar a data de emissão do RG, basta essa informação no verso do documento.

A emissão do novo modelo de RH é obrigatória, porém só será exigido para as pessoas com menos de 60 anos em 2032, ou seja, daqui a quase 10 anos. Assim, segundo informações do governo, até essa data não haverá obrigatoriedade.

O RG é recusado quando não se pode identificar os elementos legais, como assinatura do portador do documento, dados de filiação, e fotografia. Há quem acredite que o RG tem validade de 10 anos, mas isso não é verdade.

A primeira via do registro geral, também conhecido como documento de identidade ou simplesmente RG, tem 10 anos de validade. Depois desse tempo há a necessidade de renovar o documento.

O documento eletrônico pode ter a mesma validade jurídica que o impresso. Para isso, é preciso que seja possível garantir a autenticidade (comprovação de autoria) e a integridade dele.

CPF

A partir de março de 2023, a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) começa a ser emitida em todo o país, de acordo com o decreto nº 10.977/2022. No documento, o CPF irá substituir o RG como número de identidade. Vale dizer que, desde 2022, a CIN já vem sendo emitida em alguns estados brasileiros.

CNH vencida agora vale como documento de identificação
Se a sua carteira nacional de habilitação (CNH) venceu, não precisa jogar fora: mesmo fora da validade, ela vai servir como documento oficial de identificação. A resolução é do Conselho Nacional…

Muita gente pensa que o RG tem prazo de validade. Mas isso não é verdade. Isso porque não existe nenhuma legislação que obrigue a renovação do documento pessoal. Por outro lado, a recomendação é que o RG esteja em bom estado, sem danos na plastificação de modelos antigos, com dados legíveis e sem rasuras.

Embora a lei determine que a Carteira de Identidade não tenha prazo de validade determinado no país, na prática vários órgãos passaram a exigir data de emissão de até dez anos, para combater fraudes.

Além disso, em alguns casos, como em viagens internacionais e outros casos específicos, é necessário que o RG tenha sido emitido há, no máximo, 10 anos. Ou seja, o ideal é atualizar o RG sempre que houver uma mudança significativa nos dados pessoais do cidadão, ou, no máximo, em 10 anos.