Quais documentos levar para entrevista de emprego jovem aprendiz?

Perguntado por: nmenezes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

CPF, carteira de identidade (RG), carteira de trabalho, declaração de matrícula da escola e histórico escolar ou o boletim são alguns documentos fundamentais para levar em uma entrevista para jovem aprendiz.

Documentos que não podem ser exigidos
exame de HIV; exames que comprovem gravidez; certidão negativa de dívidas (SPC e Serasa);

A relação trabalhista do programa Jovem Aprendiz é fundamentada pela CLT, requer registro na carteira de trabalho, recolhimento de Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), contribuição previdenciária e um contrato de aprendizagem.

15 minutos

A entrevista por telefone dura em torno de 15 minutos, caso a conversa seja focada nas informações do currículo. No entanto, pode durar até 40 minutos, aproximadamente, se o recrutador optar por se aprofundar em questões sobre o estilo de trabalho do candidato.

Identificado, o jovem é comunicado para participar da entrevista presencial, caso seja aprovado, é registrado de acordo com a Lei da Aprendizagem. Depois de efetivar o aprendiz, ele será incluído no curso de qualificação de metodologia modular, o que facilita o seu ingresso a qualquer momento das aulas teóricas.

Documentos essenciais

  • RG. RG é a sigla para Registro Geral, esse é um dos documentos principais para os cidadãos brasileiros. ...
  • CPF. ...
  • CNH. ...
  • Certidão de Nascimento. ...
  • Título de Eleitor. ...
  • Carteira de Trabalho. ...
  • Certificado de Serviço Militar.

Itens vitais para levar na bolsa no primeiro dia de trabalho

  • Chaves de casa;
  • Documentos;
  • Remédios;
  • Carteira;
  • Dinheiro.

Por que uma empresa consultou seu CPF? As consultas ao CPF servem para avaliar o risco de crédito e evitar fraudes, já que elas podem detectar casos de clonagem ou estelionato pelo uso de documentos furtados, por exemplo.

O salário médio nacional de Menor Aprendiz é de R$729 em Brasil. Filtre por localização para ver os salários de Menor Aprendiz na sua região. As estimativas de salários têm como base os 1.508 salários enviados de forma sigilosa ao Glassdoor por funcionários com o cargo de Menor Aprendiz.

O salário médio nacional de Jovem Aprendiz é de R$862 em Brasil. Filtre por localização para ver os salários de Jovem Aprendiz na sua região. As estimativas de salários têm como base os 11.720 salários enviados de forma sigilosa ao Glassdoor por funcionários com o cargo de Jovem Aprendiz.

Direitos devidos ao jovem aprendiz ao fim do contrato:
saldo de salário, ou seja, valor que equivale aos dias que o jovem ou adolescente trabalhou no mês de seu desligamento da empresa; 13° salário integral e proporcional; férias integrais e proporcionais acrescidas do 1/3 constitucional; saque do FGTS.

De acordo com o Artigo 18 ao Aprendiz não é permitido o trabalho aos domingos e feriados, ainda que previsto em contrato ou no programa de aprendizagem, em conformidade com a proibição disposta no art. 432 da CLT – Consolidação das Leis do Trabalho.

A jornada do aprendiz é de seis horas diárias e pode chegar a no máximo oito horas, desde que ele tenha completado o ensino fundamental. A remuneração é de um salário mínimo. O trabalho noturno, executado entre as 22h e 5h, é proibido, segundo o artigo 404 da CLT.

Faz perguntas até o fim
Veja se o recrutador deixa a conversa morrer, ou seja ele continua fazendo várias perguntas sobre a sua experiência profissional no currículo e formação acadêmica. Se ele continua mantendo a conversa, isso é sinal de que ele está curtindo. É claro que isso é ótimo.