Quais doces dá gases?

Perguntado por: egomes . Última atualização: 24 de janeiro de 2023
4.9 / 5 10 votos

Pães e biscoitos, verduras e legumes como acelga, alho cru, batata-doce, beterraba, brócolis, cebola, couve-flor, couve-manteiga, pepino, pimentão, rabanete e repolho são também causadores de gases.

Para a sobremesa, ou até mesmo durante a refeição, as frutas laxativas são uma excelente pedida para quem sofre de gases. A laranja, a ameixa seca, o abacaxi e o mamão, são exemplos de frutas que ajudam muito a saúde intestinal.

5 DICAS PARA COMBATER O INCHAÇO ABDOMINAL

  1. 1 – Coma mais frutas e verdura. ...
  2. 2 – Beba mais água. ...
  3. 3 – Evite alimentos de difícil digestão, que possam causar gases. ...
  4. 4 – Coma mais fibra. ...
  5. 5 – Faça exercícios físicos diariamente.

O tratamento para os gases é feito principalmente mudando hábitos alimentares, consumindo maior quantidade de fibras e menos alimentos que fermentam no intestino, além de chás que trazem alívio para o desconforto de forma mais rápida. Também é possível eliminar o excesso de gases com medicamentos e orientação médica.

Vale destacar, no entanto, que cada organismo reage de uma forma diferente - ou seja, nem todo mundo sofre com gases por conta do consumo de pães. Para quem tem esse problema, por outro lado, uma boa dica é dar preferência para pães e outras massas sem glúten.

10. O café pode provocar problemas digestivos, de gases a acidez e úlceras, além de contribuir para a síndrome do colón irritável.

Leite. Quem sofre com gases ao tomar leite ou derivados pode ser intolerante à lactose. A deficiência da enzima que digere o açúcar do leite provoca distensão abdominal e todos os desconfortos decorrentes, como gases e diarreia. 2 Leite sem lactose, nesse caso, é a melhor solução.

Os gases também podem ser eliminados mais facilmente com massagem abdominal, que consiste em movimentos circulares, de cima para baixo, como se estivesse tentando eliminá-los para fora do corpo. Ingerir bastante água também ajuda, assim como tomar chá de erva-cidreira com funcho ou remédios com efeito laxante.

Deite com a barriga para cima sobre um colchonete, com as pernas esticadas. Em seguida, dobre uma de suas pernas em direção ao abdome, abraçando-a. Conte até 15 e repita o movimento com a outra perna. Esse exercício também pode ser realizado pelas mães em bebês que estejam com gases.

Uma prática comum nesses momentos é tomar chá de funcho com erva-cidreira e caminhar durante alguns minutos. Desse modo, é possível estimular o funcionamento do intestino, eliminando os gases de forma natural. Outra opção é realizar massagens abdominais.

Um dos sintomas causados pelo acúmulo de gases intestinais é a dor que atinge a região abdominal, segundo a Sociedade Brasileira de Motilidade Digestiva e Neurogastroenterologia (SBMDN). “A dor que surge ocorre devido à distensão das alças intestinais ocasionada pelos gases.

A sensação de barriga inchada, geralmente, está relacionada ao excesso de gases no organismo, provocado pelo consumo de alimentos de digestão mais lenta. Feijão, brócolis, repolho, ervilha, milho e lentilha são alguns deles.

Quando se preocupar com os gases? Chegamos, enfim, à dúvida que o trouxe até este texto: quando se preocupar com os gases? Basicamente, quando eles forem liberados em excesso (mais de 25 vezes ao dia) e virem acompanhados de outros sintomas, como desconforto, dor, distensão abdominal (inchaço) e diarreia.

Inchaço constante
E o açúcar pode ser um dos culpados. O açúcar alimenta algumas bactérias “ruins” do seu intestino. É por este motivo que alguns alimentos não são tão fáceis de serem digeridos no estômago. Uma dica é reduzir o consumo de carboidratos e, principalmente, açúcar refinado.

Além disso, um documento da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, classificou os ovos como alimentos que causam uma quantidade normal de gases, não fazendo parte do grupo dos alimentos considerados como os maiores produtores de gases.

O café pode acelerar o funcionamento do intestino em algumas pessoas que são mais sensíveis a cafeína, podendo levar a cólicas e as vezes até diarreia após o uso. Alem disso o leite em pessoas que são intolerantes a lactose pode também após a ingestão causas cólicas, dor na barriga, aumento de gases e também diarreia.

Dormir de lado pode aliviar dores dos gases
Quando isto acontecer, se deitar de lado pode ajudar, já que esta é considerada por muitos como a melhor posição para soltar gases, o que permite reduzir o desconforto.

O chá verde e as infusões de hibisco, de hortelã e de gengibre possuem ação termogênica, colaboram para a digestão e são anti-inflamatórios. Para potencializar o efeito dessas bebidas, vale ainda acrescentar cravo e canela e beber assim que acordar ou antes de dormir.

Teníase e cisticercose
A verminose pode ser percebida por sintomas como dor abdominal, diarreia, perda de peso, flatulência (gases) e constipação (prisão de ventre), ou pela eliminação espontânea proglotes (segmentos) dos vermes nas fezes.

1- Beba bastante água
Além de manter seu corpo hidratado, a água melhora a circulação sanguínea, estimula os rins para trabalharem e ajuda na formação do bolo alimentar. Como resultado, a ingestão de água ajuda a desintoxicar e purificar o sangue e auxilia na filtragem de todo o açúcar ingerido.

Para promover uma desintoxicação de açúcar, os nutricionistas devem orientar ao paciente que evite o máximo possível da substância nos três primeiros dias – o que inclui frutas. Portanto, a orientação, aqui, é estimular o consumo de água, vegetais amiláceos, grãos, laticínios gordurosos e sem açúcar e carnes.