Quais ditongos são acentuados?

Perguntado por: smonteiro4 . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

1) Ditongos abertos: São acentuados os ditongos abertos terminados em "éi", "éu", "ói" em palavras monossílabas e oxítonas. Exemplos: méis, coronéis, céu, chapéu, etc.

Ditongo Oral: quando há o encontro de duas vogais orais na mesma sílaba. Os sons das vogais orais são pronunciados exclusivamente pela boca (a, é, ê, i, ó, ô, u). Ditongo Nasal: esse caso acontece quando há junção de duas vogais e ao serem pronunciadas os sons passam pelas vias nasais.

1) Ditongos abertos: São acentuados os ditongos abertos terminados em "éi", "éu", "ói" em palavras monossílabas e oxítonas. Exemplos: méis, coronéis, céu, chapéu, etc. Em contrapartida, os ditongos abertos em palavras paroxítonas NÃO são acentuados.

Ditongo é o encontro de uma vogal com uma semivogal na mesma sílaba (cai-xa, de-grau, sé-rie). Quando fazemos a separação das sílabas, a vogal e a semivogal não se separam. Se elas se separassem não seriam ditongos.

De fato, não são acentuadas as palavras oxítonas terminadas em u, seguido ou não de s. Por este motivo, não levam acento: bambu, pitu, ragu, sagu, urubus etc.

Um ditongo é classificado de ditongo aberto quando é formado por uma vogal pronunciada com timbre aberto, como herói. É classificado de ditongo fechado quando é formado por uma vogal pronunciada com timbre fechado, como foice.

Não mais se acentuarão o “i” e “u” tônicos dos hiatos quando, em palavras paroxítonas, forem precedidos de ditongos. Exemplos do Acordo Ortográfico: baiuca, boiuno, cauila (variação de cauira). Outros exemplos: fei-u-ra, fei-u-me, rei-u-no, Sau-i-pe, Bo-cai-u-va, Gua-i-ra.

Não são acentuadas as palavras oxítonas terminadas em: r, l, z, x, i(s), u(s), im(ns), um(ns), om(ns). São naturalmente oxítonas, não necessitando de acentuação gráfica.

acento agudo (´): destaca uma sílaba tônica com vogal longa e aberta; acento grave (`): indica a ocorrência de crase; acento circunflexo (^): destaca uma sílaba tônica com som fechado; til (~): indica vogais nasalizadas, como os ditongos ão, ãos, ões e a forma isolada ã.

Como vimos, o ditongo é o encontro, em uma mesma sílaba, de uma vogal com uma semivogal ou vice-versa. Exemplos: rei, couve, sítio.

Atenção! Os ditongos e os tritongos não se separam, somente os hiatos.

Em "queijo", o encontro da vogal "e" com a semivogal "i", que formam o som /ei/ na mesma sílaba (quei-jo), é um ditongo.

Nos ditongos abertos éi e ói das paroxítonas o acento caiu. Assim, termos como: colméia, estréia, geléia, idéia, jibóia, heróico, platéia, jóia, apóio (de apoiar), dentre outras, ficam: colmeia, estreia, geleia, ideia, jiboia, heroico, plateia, joia, apoio.

Os acentos, os hiatos e os ditongos decrescentes - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. As formas “saía”, “saías” e “saíam” recebem acentuação segundo a regra: "acentuam-se 'i' e 'u' tônicos, quando hiatos, sozinhos ou com 's' na mesma sílaba, contanto que não venham, logo na próxima sílaba, seguidos de 'nh'".

Educação te ajuda a saber quais palavras mudam com as novas regras do acordo ortográfico. Entretanto, conserva-se o acento agudo nas palavras oxítonas e nas monossílabas tônicas terminadas em “éi”, “éu” e “ói”. Por exemplo: anéis, fiéis, papéis, pastéis, céu, chapéu, troféu, véu, destrói, herói, faróis e sóis.

Os ditongos são classificados em crescentes quando há um crescimento sonoro, passando de um som mais fraco para um som mais forte. São classificados em decrescentes, quando há um decrescimento sonoro, passando de um som mais forte para um som mais fraco.

Ditongo decrescente
Assim, o som começa mais potente e depois enfraquece. Exemplos: caixa, vai.

VIII - DITONGOS
Os ditongos orais escrevem-se com a subjuntiva i ou u: aipo, cai, cauto, degrau, dei, fazeis, idéia, mausoléu, neurose, retorquiu, rói, sois, sou, souto, uivo, usufrui, etc.

Mesmo a última sílaba sendo aquela pronunciada com mais intensidade, de acordo com as regras de acentuação, nunca acentuamos oxítonas terminadas em “u”. Por isso é que “caju”, “urubu” e “Pacaembu” não recebem acento gráfico.

Mas nosso sistema ortográfico vigente determina que oxítonas terminadas na letra "I" antecedida de consoante NÃO recebem acento agudo: assim são abacaxi, aqui, juriti, Parati e as formas verbais comi, parti, vivi, bebi, sorri etc. GARI, portanto, NÃO tem acento.

Como se escreve melancia? Quando bater aquela dúvida se melancia tem acento ou não, saiba que ela está livre do acento circunflexo. Como a palavra é uma paroxítona terminada em hiato (me-lan-ci-a), não carrega acento.