Quais custos não necessitam de rateio?

Perguntado por: vramos . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
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O custo direto é aquele para o qual é mais fácil atribuir um valor, ou seja, que é mensurável sem dificuldades, sem necessidade de rateio e que é relacionado diretamente ao produto final. Exemplos de custos diretos são a matéria-prima e a mão de obra direta.

O rateio de custos é basicamente um método utilizado para separar custos, seja na precificação ou na gestão da empresa. Na prática, ele consiste na divisão proporcional dos custos de acordo com as demandas da execução de cada projeto ou serviço.

Por que o custo por absorção não é rateio
Isso porque o custeio por absorção, ainda que considere todos os custos fixos como custo de produção, continua não considerando as despesas administrativas.

Rateio por Absorção: Esse provavelmente é o método mais usado, pois ele simplesmente divide os custos igualmente pelos itens analisados. Ou seja, é o mais intuitivo de todos. Rateio por Headcount: Essa é uma variação do custeio por absorção, mas focada na quantidade membros da equipe.

O significado da palavra rateio é a divisão proporcional de custos durante a execução de projetos ou realização de serviços. De modo geral, é uma forma de a empresa conhecer mais a fundo os seus gastos e se com todos eles é possível continuar suas atividades.

Continue a leitura e confira:

  • 1 – Custos diretos. ...
  • 2 – Custos indiretos. ...
  • 3 – Custos fixos. ...
  • 4Custos variáveis.

Ratear custos fixos é um dos maiores erros que o varejista pode cometer na precificação. Em meio a tantos outros problemas de processos, essa prática vai reduzir o seu potencial competitivo no mercado.

Para descobrir o rateio, é essencial tirar a porcentagem de participação de cada produto no consumo total da matéria-prima para que seja aplicada nos custos indiretos. Portanto, é preciso dividir o valor unitário pelo total, o que dá 60% para o produto X (15.000/25.000) e 20% para os produtos Y e Z (5.000/25.000).

Fórmula para cálculo final do rateio

  1. Percentual = Total do líquido por empresa e obra / Somatória do total do líquido por empresa e obra.
  2. Valor rateio = = Liquido calculado do adiantamento/folha/rescisão * Percentual.

Quando se fala em rateio de despesas, é fundamental guardar todos os comprovantes. Isso significa que você deve ter todos os comprovantes de pagamento de todas as despesas, de transferências bancárias entre as empresas, de reembolsos, entre outros.

Custeio por Absorção é uma metodologia que apura os custos com o intuito de ratear todos os seus elementos, sejam eles fixos ou variáveis, de cada fase da produção. Dessa forma, o custo é absorvido sempre que atribuí-lo a algum produto ou unidade de produção.

Entretanto, é um sistema complexo e que demanda a necessidade de revisão constante. Além disso, o custeio ABC também não aceito pela legislação brasileira, haja vista que sua alocação inclui, por vezes, despesas relacionadas às atividades (não apenas os custos).

Custo indireto: é o custo que não pode ser identificado e apropriado direta e objetivamente ao objeto de custo, devendo sua alocação ocorrer por meio de direcionadores de custos ou, em última instância, de bases de rateio razoáveis e consistentes.

Os custos que precisam de critérios para rateios são os custos indiretos de fabricação, que devem ser rateados entre as etapas da produção de um determinado produto, para facilitar seu cálculo.

De forma simples, os custos e despesas podem ser classificados de duas formas: Custos diretos e indiretos. Quanto ao volume de produção ou venda: custos fixos e variáveis. Chamamos de comportamento de custo à evolução dos custos fixos e variáveis em relação ao volume de atividades.

O rateio de custos é a divisão proporcional das despesas de acordo com os gastos e lucros de cada centro de custos – seja um setor, departamento, projeto, produto ou colaborador de uma empresa.

1º) Distribuir (ratear) as despesas fixas no custo, utilizando como base o volume de vendas. Portanto, é preciso apurar quanto as despesas fixas representam das vendas. Isso é feito assim: Total das Despesas Fixas ÷ Total das Vendas x 100.