Quais cursos o MEC reconhece?

Perguntado por: egil . Última atualização: 24 de abril de 2023
4 / 5 6 votos

Quais cursos EaD de bacharelado são reconhecidos pelo MEC?

  • Administração.
  • Administração Pública.
  • Agronomia.
  • Arquitetura e Urbanismo.
  • Biblioteconomia.
  • Ciências Contábeis.
  • Comunicação Social – Publicidade e Propaganda.
  • Enfermagem.

cinco anos

Segundo o site oficial do MEC, esse processo inicial tem um prazo de três a cinco anos, tempo o qual varia entre um tipo de instituição para outra. O credenciamento existe como uma maneira de o Ministério da Educação permitir a criação de novos cursos desde que eles atendam aos critérios exigidos pelo órgão.

Para que o curso de graduação seja reconhecido, os responsáveis devem fazer a solicitação ao ministério somente a partir da conclusão da metade da carga horária da primeira turma que está realizando o curso, com base em algumas exigências de comprovação.

Com um curso reconhecido pelo MEC, você tem a garantia de que o seu diploma tem validade em território nacional, independentemente do estado de origem do documento. Isso vale tanto para as graduações presenciais quanto para as que funcionam no regime a distância.

A autorização do MEC quanto à faculdade é que permitirá que a graduação tenha validade de forma oficial no país, assim como no mercado de trabalho. Ela também permitirá ao estudante, após graduado, se registrar no conselho regional de sua profissão.

Nesse sentido, alguns cursos que se destacam pela complexidade são Engenharia Aeroespacial, Medicina e Direito.

As graduações presenciais mais procuradas pelos brasileiros na rede privada são: Direito – 616,9 mil matrículas. Psicologia – 261,8 mil matrículas. Enfermagem – 243,5 mil matrículas.

Resumindo, o diploma chancelado é, na verdade, o seu diploma verificado e validado em todo o país. Este é obrigatório para quem deseja seguir na profissão seja dentro ou fora do Brasil. Então caso você queira uma vida profissional em outro país é ainda mais importante que o seu diploma nacional tenha essa validade.

O Portal e-mec é a plataforma criada para disponibilizar informações sobre o ensino superior. Nela é possível verificar a situação da faculdade e do curso junto ao Ministério.

O acesso ao cadastro e à documentação pertinente pode ser obtido por meio do portal do MEC na internet, no seguinte endereço eletrônico: http://portal.mec.gov.br/, clicando-se na opção “educação profissional e tecnológica” e em seguida em “Cadastro Nacional de Cursos Técnicos - CNCT”.

Veja só alguns itens que são imprescindíveis para um certificado de sucesso:

  1. Nome completo do concluinte do curso;
  2. Nome do curso;
  3. Instituição de ensino que ministrou o curso (nome e logo);
  4. Carga horária do curso;
  5. Assinatura da instituição gestora;
  6. Local, data e, se relevante, validade da certificação.

Para participar, o estudante deve acessar o site: aprendamais.mec.gov.br, escolher a área de interesse e realizar o cadastro gratuito.

Os cursos livres não são regulamentados pelo MEC. Não é necessário ter CNPJ para abertura de um curso livre. É permitido emitir certificados, mas eles não possuem validade oficial perante o MEC.

Nesse documento constam informações como área de conhecimento, disciplinas ou temas abordados, carga horária e data de realização.

Um diploma de nível superior só tem validade se for emitido por um curso reconhecido pelo Ministério da Educação. O aval do MEC é a certeza de que sua graduação terá valor oficial em todo o Brasil e será bem aceito no mercado de trabalho. Por isso é tão importante saber se o curso que você pretende fazer é reconhecido.

Confira o passo a passo para a consulta:

  • Acesse o site da Secretaria da Educação em que a pessoa estudou.
  • Clique em “documentação” ou “consulta pública de concluintes”
  • Informe o CPF da pessoa e finalize a consulta.