Quais cores de LED para dormir?

Perguntado por: nalencastro . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 8 votos

Como resultado da pesquisa, o azul foi considerado o melhor para a qualidade do sono. Quem descansa em quartos com o tom predominante chega até 8 horas de repouso. Para a cromoterapia, o tom é considerado calmante, associado à tranquilidade.

Qual o melhor LED no quarto
Por isso, uma boa dica é você mesclar a utilização de lâmpadas de cores quentes e cores frias. Lembre-se que a luz branca é uma boa opção se você deseja uma iluminação mais clara e objetiva; cores quentes proporcionam aconchego, tons de azul e roxo costumam proporcionar tranquilidade.

Portanto, a luz, até mesmo a artificial, pode confundir o cérebro e desregular o relógio biológico do ser humano. Seja a luz natural ou a luz artificial, dormir com a luz acesa pode ser prejudicial.

- Esfera Amarela: É contra indicado para pacientes que sofram de insônia e gastrite. - Esfera Verde: É contra indicada para pacientes que sofram de pressão arterial baixa. - Esfera Azul: É contra indicada para casos de Fadiga.

Os tons de azul têm um poder enorme de controlar o estresse e oferecer um escapismo, especialmente nos tons neutros e suaves.

Um estudo realizado pelo programa de pesquisas sobre luz e saúde do Lighting Research Center, mostrou que a luz vermelha pode ser mais apropriada para uso à noite. “A luz vermelha tem menos poder de mudar o ritmo circadiano e suprimir a melatonina.

Por isso, a exposição excessiva à luz azul das telas à noite pode interromper o ciclo natural de sono do nosso corpo, conhecido como ritmo circadiano. A luz serve como um sinal ao organismo de que está de dia e é hora de ficar acordado, com isso retarda a produção de hormônios do sono, como a melatonina.

“A luz vermelha ajuda a manter ou aumentar o nível de atividade mental sem suprimir a produção de melatonina, hormônio que regula o sono, diferentemente da azul”, diz Mariana.

Algumas cores de luzes são calmantes e, por isso, auxiliam o corpo a relaxar e dormir melhor. São elas: azul, vermelho e branca.

Luz Azul. A Luz Azul estimula a síntese de proteínas e colágenos, auxiliando a vasoconstrição. Reduz as linhas finas, melhorando o aspecto da pele, acelerando também o processo de cicatrização de feridas e acnes, pois tem ação bactericida e oxigenando o local.

DORMIR EM QUARTO COMPLETAMENTE ESCURO EVITA A DEPRESSÃO
Segundo um novo estudo, a exposição a uma luz fraca durante a noite, como o brilho de uma tela de TV, por exemplo, pode causar mudanças no cérebro que levam a transtornos de humor, incluindo depressão.

Para a doutrina Espírita, a luz azul é utilizada como ferramenta para a “limpeza da aura”, ou seja, age como um purificador espiritual. Assim como na cromoterapia, para os espíritas, a luz azul é excelente contra os sentimentos de angústia, ansiedade e insônia.

Azul: A cor azul possui propriedades calmantes e tranquilizantes, que atuam no sistema nervoso e em todo o sistema muscular. Por isso, na cromoterapia, essa cor é usada para o tratamento de problemas de sono e insônia ou relacionados ao estresse, ajudando a trazer calma e harmonia ao organismo.

Azul: cor da calma, tranquilidade e fé
"O azul tem muitas propriedades terapêuticas e traz efeito calmante. Além disso, é uma cor que energiza e melhora a tensão da mente e do corpo", explica.

Cinza é a cor da depressão, diz estudo.

Azul em tons claros, como turquesa, que remetam a cor do mar e do céu proporcionam sensação de relaxamento e energia; Utilização de materiais e texturas que remetam ao natural, como sisal, linho, palha, pedras e madeira.