Quais continentes possuem menor distribuição de água?

Perguntado por: etaveira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

As Américas, juntas, reúnem 41% de todos os recursos hídricos disponíveis, seguidas pela Ásia – maior e mais habitado continente – com 30%, pela África com 10%, depois a Europa com 7%, a Oceania com 5% e a Antártida com 5%.

Estima-se que 97,5% da água existente no mundo é salgada e não é adequada ao nosso consumo direto nem à irrigação da plantação. Dos 2,5% de água doce, a maior parte (69%) é de difícil acesso, pois está concentrada nas geleiras, 30% são águas subterrâneas (armazenadas em aquíferos) e 1% encontra-se nos rios.

O termo águas continentais se refere ao conjunto de corpos aquáticos que se situam em meio às grandes massas de terra, como a Ásia, a África, a Europa, a América, a Oceania, e a Antártida.

A água também está distribuída de forma desigual pela Terra. América do Sul é o continente que possui a maior porcentagem entre todos, 23,1%. O Brasil possui 12% de toda a água doce do planeta, sendo cerca de 113.000 quilômetros cúbicos de água em seu subsolo nos aquíferos e lençóis freáticos.

África

Número de pessoas sem o recurso é maior na África
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), que declarou 22 de março como o Dia Mundial da Água, 844 milhões de habitantes ainda não têm o recurso.

Enquanto os países do Oriente Médio são considerados os de maior estresse hídrico, o estudo também destaca que a Índia vem "enfrentando desafios críticos sobre seu uso e gestão da água que afetam tudo, desde a saúde ao seu desenvolvimento econômico".

Localizada em território brasileiro
O Atlântico Nordeste Oriental não tem grandes rios e, por isso, apresenta baixa disponibilidade de água em relação à demanda local, principalmente em períodos de estiagem.

os Emirados Árabes Unidos

Concluindo nossa lista de países que desperdiçam mais água, os Emirados Árabes Unidos têm a maior pegada ecológica do mundo, com o consumo de água crescendo significativamente desde 1960 (tanto devido ao crescimento populacional quanto ao alto uso doméstico de água).

Distribuição da água no planeta Terra
A Terra possui o total de 1.358.099.876 km 3 de água, sendo 97,24% de água salgada e 2,76% de água doce. Assim, temos na Terra 1.320.409.125 km 3 de água nos oceanos e mares e 37.794.876 km 3 de água doce. Figura 1: Porcentagem de água doce e salgada em nosso planeta.

O ranking do Aqueduct identifica essas áreas principais. Ele mostra que, no Brasil, regiões da Bahia, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte sofrem com níveis “extremamente altos” de risco de crise hídrica, um nível semelhante ao dos países do Oriente Médio.

A distribuição da água pelo mundo ocorre de maneira irregular, além de sua disponibilidade para consumo ser cada vez mais limitada em razão da ação humana.

As águas continentais são aquelas presentes em rios, lagos e geleiras. As águas continentais são aquelas presentes na superfície da Terra. Do montante de água que existe em nosso planeta, uma pequena parcela está presente em regiões continentais. Estas águas estão distribuídas em rios, lagos e geleiras.

Enquanto 97% da água da Terra é salgada e está nos aceanos e nos mares; dos 3% restantes 2,2% estão na forma de gelo, nos polos Norte e Sul; 0,6% dela está embaixo da camada superficial do solo; 0,1% está na atmosfera; e somente 0,1% dela está disponível nos rios e lagos do planeta.

As águas continentais são corpos de água que se encontram em terra firme e estão integrados por dois grandes ecossistemas: Lênticos, formados por águas tranquilas, como lagos, pântanos, represas e mangues, entre outros e Lóticos, formados por correntes de água, tais como córregos e rios.

A Oceania

A Oceania é o menor continente do planeta, com 8. 526,000 km². Sua extensão territorial praticamente se confunde com o território da Austrália, de 7.692.000 km², ou seja, um pouco mais de 90% do continente.

Isso porque apesar de mais de 70% da superfície da Terra ser coberta por água, menos de 1% é própria para consumo. Do total de água disponível no planeta, 97% estão nos mares e oceanos (água salgada) e apenas 3% são água doce.

No total, são seis: América, Europa, Ásia, África, Oceania e Antártida. Os continentes do mundo se formaram no período Pré-cambriano, há cerca de 4,5 bilhões de anos, sobre placas tectônicas, que inicialmente estavam agrupadas em uma imensa massa territorial chamada de Pangeia.

Países que já sofrem com a escassez de água
Os países árabes são os que mais enfrentam estresse hídrico. Além do crescimento populacional e das mudanças climáticas, a região sofre com conflitos e violência em países menos desenvolvidos, como Sudão, Somália e Iêmen.

O Brasil é o país do mundo que possui maior quantidade de água doce, com 12% do total existente no planeta. É mais que todo o continente europeu ou africano, por exemplo, que detêm 7% e 10%, respectivamente.

Por fim, o uso doméstico e comercial são os que, proporcionalmente, menos consomem água, apresentando apenas 8% de todo o consumo médio.

Em primeiro lugar ficou a água Magma de Cabreiroá, da Galicia, na Espanha. O concurso selecionou ainda as melhores águas em outras três categorias de água mineral natural sem gás, de acordo com o grau de mineralização, uma categoria de água mineral com gás natural e também a água com embalagem mais inovadora.

Continuar lendo São 6 ou 7 continentes?