Quais comportamentos Um bom líder deve evitar?

Perguntado por: elima . Última atualização: 20 de maio de 2023
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7 hábitos que um líder não pode ter

  1. Pensar só no resultado. ...
  2. Ignorar a importância do feedback. ...
  3. Não se comunicar de forma clara? ...
  4. Não promover trabalhos em grupo. ...
  5. Não ser transparente com informações da empresa. ...
  6. Agir com arrogância. ...
  7. Tomar o crédito apenas para si mesmo.

Os 8 maiores erros cometidos pelos líderes

  • Não respeitar seus liderados. Uma das maiores falhas dos líderes é não respeitar os seus liderados em diversos aspectos. ...
  • Esconder o jogo. ...
  • Mentir. ...
  • Procrastinar. ...
  • Não assumir responsabilidades. ...
  • Ser mesquinho. ...
  • Não escutar feedback. ...
  • Não ter fé

O mau líder não tem a mesma iniciativa. Ele não aparta ou soluciona conflitos entre profissionais, resultando em uma péssima gestão de pessoas. Quando está envolvido em uma situação desagradável, foge e transfere a responsabilidade para terceiros. Os funcionários se espelham nesse comportamento.

Líderes que culpam a equipe e não assumem a responsabilidade por problemas ou desafios não superados são líderes fracos. Se uma pessoa na sua equipe não está tendo o desempenho que se espera dela, é papel do/a líder: motivá-la, engajá-la, treiná-la e desenvolvê-la.

Falta de foco – gestores que não definem objetivos pessoais e estratégicos tendem ao fracasso, pois perdem-se em meio a rotinas por vezes inúteis e acabam não gerenciando suas equipes de modo eficaz. Além de tudo, geram desmotivação; Excesso de foco – o extremo oposto também é ruim.

Para liderar de forma eficaz, é preciso estar aberto a novas ideias e buscar sempre inovar. Ser líder é diferente de ser chefe. Não basta ter autoridade, é necessário gerenciar as pessoas e motivá-las ao mesmo tempo. É isso que vai tornar você um bom líder.

Essa ineficácia pode se manifestar de várias maneiras, e aqui estão algumas características e comportamentos comuns associados a um líder ineficaz: falta de comunicação clara, dificuldade de gerir pessoas, erros repetidos na tomada de decisão e dificuldade de visão estratégica e sistêmica.

Subestimar ou desvalorizar os trabalhos dos outros funcionários cria um clima de desconfiança e falta de estímulo, gerando também falta de união e prejudicando a equipe. A falta de comprometimento é quando não há vontade de contribuir para um bom desempenho do projeto.

Sabendo do tamanho do desafio, vou compartilhar abaixo algumas boas práticas de habilidades e atitudes que mais ajudaram os líderes que acompanhamos ao longo da nossa trajetória.

  1. Compartilhar valores e uma visão com significado. ...
  2. Criar rituais de comunicação com a equipe. ...
  3. Ouvir e servir as pessoas. ...
  4. Saber delegar.

Uma equipe com dificuldades constantes para bater suas metas, de forma geral, pode mostrar duas coisas: que ou as metas foram traçadas de maneira errada e pouco estratégica, ou que não há incentivo ou planejamento suficientes para que elas sejam alcançadas.

Confira a seguir oito atitudes que surtem efeito negativo na gestão de equipes e, por isso, precisam ser evitadas pelos chefes.

  1. Criar um clima de ansiedade e medo.
  2. Delegar poucas tarefas e responsabilidades.
  3. Dar um feedback pobre aos colaboradores.
  4. Ser pouco claro sobre metas e expectativas.

Entre as principais qualidades de um líder, está a capacidade de resolver problemas. Devido a isso, o profissional que assume esse papel dentro da empresa deve ter muito conhecimento, experiência na área de atuação e criatividade para encontrar saídas viáveis às eventuais adversidades que surgirem.

Os 7 comportamentos dos líderes de sucesso

  • Conhecer os funcionários. ...
  • Conhecer a empresa. ...
  • Insistir no realismo. ...
  • Estabelecer metas e objetivos. ...
  • Executar as tarefas. ...
  • Recompensar quem executa. ...
  • Reconhecer a si mesmo.

7 atitudes e comportamentos de um líder

  1. Pense de fora para dentro. ...
  2. Tenha visão de longo prazo. ...
  3. Pergunte tudo. ...
  4. Explore e construa fortes vantagens na sua empresa. ...
  5. Crie alinhamento dentro da equipe. ...
  6. Mantenha o foco nos resultados. ...
  7. Prepare-se para fazer correções de curso.

Os pontos positivos são: tem empatia, forte papel engajador e motivador, sabe fazer gestão de pessoas. Por outro lado, os pontos negativos são: não sabe tomar decisões difíceis, sempre fica em cima do muro e tem dificuldade em repreender os colaboradores quando necessário.

Os pontos positivos de alguém são as suas principais qualidades. É aquilo em que a pessoa se destaca da maioria e, por consequência, tem um desempenho acima da média. Os pontos negativos, ou pontos fracos, são as fraquezas do candidato, aquilo que pode atrapalhar o seu desempenho.

O líder ausente é aquele que exerce o cargo de liderança, mas está psicologicamente afastado de suas obrigações. Apesar de “não fazer barulho”, esse comportamento pode ser muito nocivo para a empresa, o que torna seu diagnóstico ainda mais necessário, porém igualmente difícil. O mercado é agressivo. Isso é um fato.

Sem mais delongas, vamos às principais práticas que um líder deve adotar para gerir sua equipe!

  1. Capacidade de tomar decisões (boas) ...
  2. Saber dar e receber feedbacks. ...
  3. Saber atuar na resolução de conflitos. ...
  4. Se comunicar de maneira clara. ...
  5. Saber realizar uma boa gestão do tempo e planejamento.