Quais comorbidades precisa ter para fazer bariátrica?

Perguntado por: oramos . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.3 / 5 2 votos

Desde 1991, existe consenso internacional de que a cirurgia bariátrica tem as seguintes indicações gerais: IMC maior ou igual a 40; IMC maior ou igual a 35, quando houver estados mórbidos associados (hipertensão e/ou diabetes difíceis de compensar, limitações ortopédicas, apnéia do sono etc.); falha no tratamento ...

IMC entre 25 e 30 indica sobrepeso e entre 30 e 35, obesidade grau I. Nestes casos, o tratamento se resume na prevenção, ou seja, com alimentação saudável e a prática de atividade física. Mas se o IMC estiver entre 35 e 40, se configura a obesidade grau II e já é possível buscar indicação de cirurgia bariátrica.

O preço da cirurgia bariátrica pode variar entre 20.000 a 40.000 reais, sendo que esse valor pode mudar de acordo com o tipo de cirurgia e a região e/ou local onde será feita.

Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar, ANS, o tempo de autorização de cirurgia por parte das operadoras é de, no máximo, 21 dias.

Neste caso, o prazo de carência da cirurgia bariátrica no plano de saúde é de 24 meses.

Cirurgia plástica de caráter reparador ou funcional em paciente pós-cirurgia bariátrica, quando tiver indicação médica, é parte do tratamento da obesidade mórbida e é de cobertura obrigatória pelos planos de saúde.

Após 2 meses
A perda de peso ideal no segundo mês de bariátrica varia de acordo com cada pessoa e suas condições médicas. Em geral, é esperado que o paciente perca de 0,5 a 1 kg por semana. No entanto, isso pode ser aumentado ou diminuído com a mudança de hábitos alimentares e de exercícios físicos.

A Unimed é obrigada a cobrir a cirurgia bariátrica para os usuários de plano hospitalar e de referência. Se você se encontra na situação de negativa de cirurgia pelo plano de saúde, e a ANS não resolveu a questão, converse com um advogado especialista em saúde para saber o que você pode fazer. Ainda tem dúvidas?

A média de valor de uma cirurgia bariátrica está entre R$ 20 mil até R$ 40 mil, lembrando que esse valor varia para mais ou para menos, ainda devem ser levados em consideração todos os exames necessários para o procedimento e o acompanhamento com profissionais da saúde, como psicólogos e nutricionistas.

Com o consórcio de serviços você se programa para pagar a cirurgia que tanto deseja, podendo escolher o crédito necessário de acordo com o valor da parcela que cabe no seu bolso ou pelo prazo que você quer pagar.

A cirurgia bariátrica pelo plano de saúde está no rol de procedimentos obrigatórios Agência Nacional de Saúde (ANS), e com isso, todos os planos de saúde são obrigados a ter esse tipo de cobertura para os pacientes.

Passo 1: o primeiro passo para realizar a cirurgia bariátrica é o paciente decidir procurar ajuda médica para informações sobre o procedimento.

Também é preciso destacar que a carência muda se a obesidade for uma doença preexistente. Ou seja, uma doença que o paciente já possuía o diagnóstico no momento de contratação do plano. Neste caso, o prazo de carência da cirurgia bariátrica no plano de saúde é de 24 meses.

No geral, a Unimed cobre bariátrica, bem como a cirurgia bariátrica plano de saúde Amil é permitida. Lembrando que somente após o médico solicitar e dentro das regras estipuladas no convênio médico. Outros planos de saúde também oferecem a cobertura.

apresentar o quadro de obesidade mórbida há mais de 5 anos; ter feito tratamento clínico por, pelo menos, 2 anos, mas sem bons resultados; ter o IMC (Índice de Massa Corporal) entre 35 kg/m² e 50 kg/m², com ou sem comorbidades – doenças como diabetes, hipertensão, entre outras.

O intuito na primeira consulta relacionada a cirurgia bariátrica é acima de tudo informar o paciente. Sendo assim, o primeiro diálogo é deixando bem claro como funciona o procedimento, a preparação para ele, além de como será a vida do indivíduo no pós-operatório.

Considera-se como obesidade o IMC maior ou igual a 30 Kg/m2. A classificação da obesidade é feita da seguinte forma: Grau I: IMC entre 30 e 34,9; Grau II: IMC entre 35 e 39,9 e Grau III: (obesidade mórbida): IMC acima de 40.

Após alguns meses da cirurgia bariátrica, algumas pessoas dizem ter a sensação de que sentem muito mais frio que antes da gastroplastia. A explicação para esse frio após a cirurgia de redução do estômago é muito simples, a gordura oferece uma “capa protetora” ao indivíduo.