Quais civilizações habitavam o México antes da colonização?

Perguntado por: erocha . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

Muito antes da chegada dos espanhóis, os astecas, toltecas e os maias ocupavam a região que atualmente corresponde ao território do México. O conquistador espanhol Hernán Cortés arrasou com a Civilização Asteca entre os anos de 1519 e 1521.

Pode-se dizer que o México antigo produziu cinco civilizações principais: os olmecas, os maias, os teotihuacanos, os toltecas e os astecas.

O México é um país localizado na América do Norte. Historicamente, foi colonizado pela Espanha e se tornou uma das principais possessões europeias no continente americano.

A civilização maia foi uma das mais complexas que habitaram a América antes da chegada dos conquistadores europeus. Ocupou uma região que corresponde hoje à planície de Iucatã, no México, e aos territórios da Guatemala, de Belize e de Honduras.

E isso mesmo, os maias se desenvolveram em um período anterior aos astecas. Quando chegou no século XV, na expansão do Império Asteca, os maias foram conquistados. Diferentemente dos astecas e incas, os maias não se organizavam como Império.

A cultura mexicana é marcada pela influência de alguns povos pré-colombianos e também de espanhóis. A cultura mexicana, de origem milenar, muito rica e diversa, sofreu a influência de vários povos.

No México, 60% da população é formada por mestiços de origem hispânica e indígenas, além de 29 % de índios. Somente 11 % têm como descendentes brancos de sangue totalmente europeu. No Brasil, estamos na outra ponta: apenas 0,5 % da população pode ser chamada de indígena.

Muito antes da chegada dos espanhóis, os astecas, toltecas e os maias ocupavam a região que atualmente corresponde ao território do México.

Os astecas foram um povo mesoamericano que se estabeleceu na região do Vale do México e formou uma das maiores civilizações pré-colombianas.

A civilização asteca desenvolveu-se em uma região chamada de Mesoamérica, portanto, além de pré-colombianos, são chamados de povos mesoamericanos. Os astecas instalaram-se precisamente na região central do México conhecida como Vale do México.

Após dois anos, em 1521, a Espanha, aliada a uma parcela da população asteca que estava descontente com o pagamento de elevados impostos, derrotou o império vigente e passou, assim, a utilizar o México como sendo sua colônia de exploração.

Colonização Portuguesa
O império colonial português foi o primeiro da história global, tendo perdurado quase seis séculos de existência. Iniciou com a Conquista de Ceuta em 1415 e terminou em 1999 com a devolução de Macau à China, tendo existido em 53 países diferentes.

Em 1521, a Espanha conquistou e colonizou o território mexicano a partir de sua base em Tenochtitlán e administrou-o como o Vice-Reino da Nova Espanha.

Um novo estudo realizado por arqueólogos norte-americanos e britânicos suporta a hipótese de o fim da civilização centro-americana ter sido provocada por um período de seca extrema.

Eles viveram em uma região que inclui partes da atual Guatemala, Belize, Honduras, localizadas na América Central e a península do Iucatã, no México, entre os séculos III a.C. e X d.C, ou seja, quando os espanhóis chegaram à América no século XV, os maias já não estavam mais em seu apogeu político, social e econômico.

Arqueólogos especulam que guerras ou o esgotamento das terras cultiváveis levou a civilização a um rápido declínio a partir do ano 900. No início do século 16, quando os espanhóis desbravaram a América, os maias encontrados eram simples agricultores que apenas praticavam rituais religiosos de seus ancestrais.

Na mitologia maia, Tepeu e Gucumatz (o Quetzalcoatl dos astecas) são referidos como os criadores, os fabricantes, e os antepassados. Eram dois dos primeiros seres a existir e se diz que foram tão sábios como antigos.

Os incas, assim como havia acontecido com os astecas, tiveram sua decadência precipitada com a chegada dos espanhóis. Quando os espanhóis chegaram às terras dos incas, encontraram o império dividido entre os dois filhos de Huayna Capac, o último Sapa Inca, que havia morrido por volta de 1525 ou 1527.

Entre essa vasta população, observamos o desenvolvimento de civilizações heterogêneas entre as quais podemos citar os xavantes, caraíbas, tupis, jês e guaranis.

cidade de Tenochtitlán

A civilização asteca se impôs através da guerra sobre diversos povos da região mesoamericana antes da chegada dos colonizadores espanhóis à região. Tinham como capital a cidade de Tenochtitlán, ou Mexihco-Tenochtitlán, que após a conquista espanhola, passou a ser chamada de Cidade do México.

A América Latina ou Latinoamérica, em espanhol, corresponde aos países da América que possuem como línguas oficiais o português, o francês e o espanhol, línguas que têm origem no latim.