Quais cidades são 220V?

Perguntado por: ebittencourt . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4 / 5 6 votos

Qual a voltagem no Brasil: 110v ou 220v?

127vAcre , Amapá , Amazonas , Espírito Santo, Mato Grosso do Sul , Pará , Paraná, Pernambuco , Rondônia , Roraima , Sergipe e Minas Gerais
220vAlagoas , Brasília , Ceará, Mato Grosso , Goiás , Paraíba , Rio Grande do Norte , Santa Catarina, Piauí e Tocantins
110/127/220vSão Paulo

Assistir 3ª temporada de 220 Volts online no Globoplay.

Tecnicamente, não há diferença nenhuma. Seja em 110 ou em 220, o desempenho dos aparelhos e o mesmo e os fabricantes escolhem a voltagem de acordo com a disponibilidade de cada local. Em países europeus, por exemplo, a maioria das tomadas é de 220V, enquanto no Brasil e Estados Unidos predominam 110V. nes de Oliveira.

Coloque uma lâmpada 220V nele e ligue-o na tomada. Se a luz for fraca (weak), a tensão é de 110V. Se acender forte (strong), com a luminosidade normal da lâmpada, a tensão da tomada é de 220V.

Para muitos consumidores leigos nos estudos da eletricidade existe um mito que a tensão de 220V consome menos energia elétrica do que a tensão de 110V e que isto reflete em uma economia na conta de luz. Mas será mesmo que existe essa diferença de consumo? A resposta é não, o consumo é o mesmo, e vou explicar o porquê.

Na capital paulista a tensão é 127 V enquanto no litoral do estado de São Paulo é 220 V. É importante esclarecer, porém, que consumidores comerciais e residenciais recebem energia em 127 V ou 220 V.

Não há diferença técnica entre as duas tensões.
A quantidade de energia consumida por um aparelho que funciona a 110 V é igual à de um aparelho de 220 V. O consumo de energia não depende da tensão elétrica, mas, sim, da potência e do tempo de uso do equipamento.

Se a fiação de uma casa for dimensionada de acordo com os padrões atuais, aparelhos de 110 e 220V trarão o mesmo gasto. Mas o consumo nos fios depende da voltagem do aparelho, e se o aparelho funcionar a 110V, os fios gastarão quatro vezes mais energia do que se ele trabalhar a 220V.

"A principal vantagem de usar uma voltagem de 220 é que o cabeamento é mais simples, mais manobrável, de um material mais barato", explicou o engenheiro elétrico Miguel Lara. Lara afirma que, em uma casa com voltagem 110, a pessoa vai precisar de "cabos mais grossos, e isso custa mais".

Agora, se for ao contrário e se você ligar um aparelho de 220V numa tomada 127V, ele não vai queimar, mas vai funcionar com metade da potência porque a corrente elétrica não vai ser suficiente. O certo é usar sempre a voltagem indicada!

Para que a voltagem seja de 220V, ligamos as duas fases, que como citamos, possui 110V cada e deixamos o neutro solto. Agora que você já identificou os fios, as voltagens e desligou o disjuntor novamente, basta conectar os que irão somar a potência desejada para aquele ponto e remontar a tomada.

A voltagem da cidade de São Paulo e de Guarulhos é 110 volts e 60 Hz. Mas nos principais hotéis da cidade, encontra-se tomadas com identificação de 220 volts. Hotéis: os hotéis geralmente não incluem tarifa de serviço na conta.

Apesar dos riscos de choque, como já mencionado anteriormente, a instalação 220V é mais segura do que a de 127V. Isso porque as tomadas 220V possuem menor fluxo de corrente elétrica. Como a instalação utiliza fios mais finos, as perdas são amenizadas proporcionando mais segurança.

Porque a rede elétrica do país foi implantada por empresas diferentes sem um padrão comum. Quando essa instalação ocorreu, lá no início do século 20, as companhias contratadas para o serviço eram estrangeiras e não tinham um modelo a seguir.

A resposta é não. Isso porque os celulares não trabalham com essa tensão. O que os carregadores fazem é converter os 110 ou 220 volts em corrrente alternada que chegam pela tomada em cerca de 5 volts em corrente contínua, que são adequados para alimentar a bateria. E essa tensão de saída é independente da entrada.

É perigoso usar transformador? O equipamento requer atenção especial, pois utiliza óleo que fica em contato com componentes de alta tensão. Infelizmente, as explosões de transformadores e incêndios ainda acontecem, inclusive em fábricas.