Quais cidades pagam laudêmio no Brasil?

Perguntado por: osanches2 . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

Mas isso é relativamente recente: o laudêmio passou a ser exclusivo do ramo de Petrópolis apenas na década de 1940, quando Pedro Henrique de Orleans e Bragança, bisneto de D.

Popularmente ele é conhecido como "um imposto do tempo do império, cobrado de quem tem casa na praia, e cujo valor arrecadado é destinado à Família Real brasileira".

O imposto é cobrado porque a cidade foi o refúgio de lazer de Dom Pedro II durante o Brasil Império, por isso recebeu o apelido de Cidade Imperial.

O não pagamento além de se sujeitar o dono do imóvel seu nome inscrito no Cadin de sofrer uma execução fiscal também poderá segundo artigo 121 do decreto lei 9760/46 trazer como consequência mais grave cancelamento do aforamento no registro de imóveis e a perda do domínio do imóvel.

Receita da companhia dos herdeiros de dom Pedro foi de R$ 5,1 milhões em 2020, revelam documentos obtidos pelo Metrópoles.

O laudêmio é um valor pago sobre a transmissão de imóveis em áreas pertencentes à União, ou seja, à Nação Brasileira.
...
Alguns exemplos dos imóveis da União são:

  • Áreas litorâneas dentro de 33 metros da linha da maré alta.
  • Imóveis em áreas de fronteiras.
  • Imóveis ao redor de instalações militares.

O chefe da Casa Imperial do Brasil, príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança, morreu, nesta sexta-feira (15), aos 84 anos. Com isso, seu irmão, o príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, assume como chefe da Casa Imperial.

Desde então, os descendentes da família real recebem o equivalente de 2,5% do valor de venda de mercado do imóvel. O tributo deve ser pago à vista à Companhia Imobiliária de Petrópolis, órgão administrado pelos descendentes reais.

DONA MARIA GABRIELA DE ORLEANS E BRAGANÇA.

Luís Gastão de Orléans e Bragança
Luiz de Orléans e Bragança, este seria o Imperador do Brasil hoje se ainda fossemos uma Monarquia, ele é o atual chefe da Casa Imperial e conta com o auxílio de seu irmão D. Bertrand segundo na linha sucessória nessa tarefa.

Obter Isenção de Pagamento de Taxas sobre Imóvel da União

  1. Preencher o requerimento. Acesse o Portal da SPU, preencha o requerimento, anexe os documentos e envie, após marcar a caixa de validação “Não sou robô” e clicar no botão “Avançar”. ...
  2. Receber a resposta da Secretaria do Patrimônio da União.

Atualmente, a Família Imperial Brasileira mora em uma casa alugada em Higienópolis, bairro nobre da capital paulista, e é composta por sete pessoas, descritas a seguir por ordem de sucessão no trono.

Em geral, o dinheiro é destinado aos cofres da União, à exceção quando o município é proprietário da terra. Neste caso, a receita patrimonial é destinada aos cofres do município. No caso de Petrópolis, boa parte do laudêmio pago é usado na conservação de prédios históricos e públicos da cidade, como o Palácio Imperial.

O pagamento desse "imposto" é de 2,5% sobre o preço de mercado do imóvel e tem de ser pago à vista à Companhia Imobiliária de Petrópolis, entidade administrada pelos descendentes de Dom Pedro II. Caso contrário, o comprador, a quem cabe o pagamento da taxa, não recebe a escritura definitiva do imóvel adquirido.

Cobrada na venda de um imóvel em terreno da União, o laudêmio equivale a 5% do valor do imóvel. A cobrança é feita apenas uma vez e não incide em caso de doação ou de transmissão por herança.

Pode ser feita a consulta através do site: www.patrimoniodetodos.gov.br e a emissão da guia de recolhimento (DARF) de forma online pelo site: www.gov.br.

O seu rendimento líquido no ano financeiro de 2020-2021 ultrapassou 20 milhões de libras (R$ 119 milhões).

A maioria desses descendentes vivem em Vassouras, outro município carioca. O ramo de Petropólis afirma que o documento assinado não tem validade jurídica, porque trata-se de uma renúncia a um trono inexistente à época.