Quais Cid são considerados deficiência?

Perguntado por: uqueiroz9 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.6 / 5 20 votos

2º, “Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”.

Solicitar Certificado da Pessoa com Deficiência

  1. Pedir o serviço. Entre no Meu INSS; Clique em “Do que você precisa?” e escreva "Certificado"; Clique no serviço desejado. ...
  2. Receber resposta. Pedido pelo aplicativo ou site do Meu INSS: o documento sai na hora. Canais de prestação. Aplicativo móvel : Baixe o Meu INSS.

As deficiências são divididas em deficiência física, visual, auditiva, intelectual, psicossocial e a deficiência múltipla, conceituada como a associação de duas ou mais deficiências.

Primeiramente é importante saber que o CID, Cadastro Internacional das Doenças, é colocado no RG. Pode ser inserido até 5 CIDs diferentes no novo RG, mas, só poderá ser inserida essa informação com o devido laudo médico, onde apareça expressamente o número do CID.

A Lei de Cotas (1991) e a Lei Brasileira de Inclusão (2015) garantem o direito ao trabalho às pessoas com algum tipo de deficiência, seja física, visual, auditiva e intelectual.

Como saber o grau da minha deficiência? Para saber o grau de deficiência, inclusive saber o que é deficiência grave para aposentadoria, é necessário passar por uma perícia realizada pelo INSS. Para solicitar a perícia, basta entrar no aplicativo ou site do MEU INSS e buscar por agendar perícia, saiba como aqui.

Também é compreendido como deficiência invisível, ou não aparente, aquelas que não são observadas a nível físico, como depressão, epilepsia, fibromialgia e dificuldades de aprendizagem. Estas deficiências podem variar entre outras em gravidade ou sintomas.

A incapacidade moderada é aquela que, embora não torne a pessoa totalmente incapaz para trabalhar, restringe ou dificulta, de forma significativa, as suas possibilidades laborais. O benefício, de acordo com o projeto, passará a ser pago a toda pessoa com incapacidade moderada para a vida independente e para o trabalho.

Quais os principais problemas e patologias da coluna que permitem solicitar o benefício PcD

  • CID: M511 – Transtornos de discos lombares e de outros discos intervertebrais com radiculopatia.
  • CID: M501 – Transtorno do disco cervical com radiculopatia.

Um empregado PcD tem direito a igualdade de salários com todos que ocupem a mesma função ou cargo na empresa. Portanto, esse é mais entre os direitos de um trabalhador com deficiência. Vale lembrar que diferenças nos salários de empregados que executam a mesma função na empresa configura prática discriminatória.

Caso você queira os laudos de perícias de outros benefícios ou serviços como BPC/LOAS e Aposentadoria da Pessoa com Deficiência, é necessário pedir o serviço “Cópia de Processo” informando no pedido que deseja também a cópia dos laudos médicos. Ligue para 135.

Obter um laudo médico sobre sua deficiência é um direito inquestionável. Ele é o documento de valor jurídico que comprova formalmente sua deficiência. A legislação que garante os direitos da pessoa com deficiência determina a apresentação do laudo médico para comprovação da deficiência e garantia de direitos.

O laudo é peça fundamental para que a pessoa com deficiência tenha acesso a direitos e garantias, como benefícios, busca de emprego e isenção para compra de veículos ou serviços, por exemplo. A necessidade de renovação constante, na prática, pode funcionar como uma barreira no acesso dessas pessoas aos seus direitos.

Você poderá utilizar vários meios para provar ao INSS que trabalhou em condição de deficiência.

  1. Carteira de Trabalho;
  2. Contrato de Trabalho;
  3. Contracheque (holerite);
  4. Documentos médicos;
  5. Laudos médicos;
  6. Receitas médicas;
  7. Exames médicos;
  8. Concessão de auxílio-doença.

Os tipos de deficiência física são : paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, amputação,paralisia cerebral e ostomia.

São consideradas pessoas com deficiência aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem ter obstruída sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdades de condições com as demais pessoas.

A pessoa com deficiência pode se aposentar com 55 anos (se mulher) ou com 60 anos (se homem) de idade e tempo mínimo de 180 meses de contribuições realizadas e efetivamente trabalhados na condição de pessoa com deficiência ou, ainda, por tempo de contribuição, variando o tempo necessário de contribuição exigido de ...

A deficiência visual apresentou a maior ocorrência, afetando 18,6% da população brasileira. Em segundo lugar está a deficiência motora, ocorrendo em 7% da população, seguida da deficiência auditiva, em 5,10% e da deficiência mental ou intelectual, em 1,40%.

No ranking das deficiências, a visual apresentou a maior incidência, afetando 18,6% da população, em seguida, temos a deficiência motora, com 7%, seguindo-se da deficiência auditiva, 5,10%, e, por último, a deficiência mental ou intelectual, em 1,40%, segundo dados contidos na Cartilha do Censo 2010 Pessoas com ...