Quais certificados são reconhecidos pelo MEC?

Perguntado por: ofogaca . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.4 / 5 7 votos

Quais são os cursos reconhecidos pelo MEC?

  • Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
  • Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
  • Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
  • Universidade de Franca (UNIFRAN)

Quais são os cursos EAD reconhecidos pelo MEC?

  • Administração.
  • Ciências Contábeis.
  • Educação Física.
  • Engenharia de Produção.
  • Engenharia Elétrica.
  • Relações Públicas.

É importante lembrar que todos os certificados emitidos pelo e-certificado.com possuem um código único de identificação e um QR CODE para facilitar a verificação de sua autenticidade. Basta acessar o link e-certificado.com/autenticar e digitar o código ou apontar seu celular para o QR CODE que aparece no certificado.

Como saber se meu certificado de conclusão do Ensino Médio é válido? A melhor maneira consiste em entrar em contato com a Secretaria de Educação do Estado onde você realizou o Ensino Médio e verificar se a instituição de ensino possuía autorização para funcionamento.

Sim, os certificados são válidos em qualquer instituição a partir do momento que constem todas as informações necessárias neste certificado, como datas, local e carga horária, além da possibilidade de fazer a verificação de autenticidade online.

Você pode entrar diretamente nos sites de cada faculdade e buscar a informação do reconhecimento. Mas a fonte mais confiável para obter esse é o site e-MEC. A consulta é pública e gratuita.

O diploma é um documento oficial e formal, que deve ser reconhecido pelo MEC. Somente instituições de ensino superior atestadas pelo órgão podem emitir este documento, assim como os cursos oferecidos por elas.

Em alguns casos, podem alegar demora do próprio MEC pelo processo de reconhecimento. Por essa razão, o aluno deve ingressar com ação indenizatória, solicitando danos materiais e morais decorrentes dos prejuízos que o não reconhecimento do curso pode causar na trajetória profissional do estudante.

Apenas um curso reconhecido pelo MEC pode expedir diplomas que terão validade. Assim, é importante que o estudante fique atento para que o seu sonho de construir uma carreira de sucesso não se transforme em um grande transtorno.

Outros documentos podem ter a mesma funcionalidade, como Histórico de Conclusão do Ensino Médio, Diploma ou Histórico acadêmico. Como saber se o certificado do Ensino Médio é válido? Para isso, você precisa consultar o site municipal, encontrar o portal da educação e fazer a consulta por lá.

Se você está em busca de cursos reconhecidos pelo MEC online gratuitos com certificado, logo, uma excelente opção é o Sesi, que forma milhares de alunos anualmente e prepara eles pensando no mercado de trabalho.

O próprio Ministério da Educação (MEC) possui uma plataforma de cursos online com emissão de certificados, chamada Plataforma Aprenda – Cursos abertos e online da Rede Federal. O site (https://aprendamais.mec.gov.br/) é atualizado periodicamente com novos cursos, que podem contar com tutoria ou autoaprendizagem.

Para que o curso de graduação seja reconhecido, os responsáveis devem fazer a solicitação ao ministério somente a partir da conclusão da metade da carga horária da primeira turma que está realizando o curso, com base em algumas exigências de comprovação.

A certificação dos profissionais em qualquer dos três níveis tem prazo de validade de cinco anos, a contar da data de emissão do certificado.

Os cursos livres são regulamentados e reconhecidos pelo MEC? Não! O Ministério da Educação (MEC) não rege nada que diz respeito ao funcionamento dos cursos livres. O MEC não se responsabiliza por nenhum aspecto dessa modalidade e, consequentemente, os cursos livres não precisam obedecer nenhum tipo de regra dele.

Qualquer pessoa que tenha interesse em organizar um curso pode emitir um certificado. A única coisa é que, justamente por essas aulas serem livres, os certificados não são reconhecidos pelo MEC. Porém, mesmo assim, emitir um certificado é uma excelente ideia para a sua escola.

O Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec) é mais um serviço do Ministério da Educação (MEC) integrado ao portal gov.br. A partir desta segunda-feira, 2 de março, o acesso deve ser feito por meio do login único do Governo Federal.

Empresas e instituições de ensino vão além na lista de documentos e pedem o histórico escolar como subsídio para avaliar o desempenho geral dos candidatos. Ou seja, aquelas notas do segundo grau e da faculdade, perdidas no passado distante, têm mais importância do que se imagina.

Como os cursos realizados a distância têm exatamente a mesma validade dos estudos presenciais, você pode incluí-los no seu currículo da mesma forma como faria com os tradicionais: basta especificar o curso, a carga horária, a instituição onde foi realizado e o ano de conclusão.

Veja só alguns itens que são imprescindíveis para um certificado de sucesso:

  1. Nome completo do concluinte do curso;
  2. Nome do curso;
  3. Instituição de ensino que ministrou o curso (nome e logo);
  4. Carga horária do curso;
  5. Assinatura da instituição gestora;
  6. Local, data e, se relevante, validade da certificação.

Assinaturas
É preciso saber quem emitiu esse certificado. Pode ser apenas o carimbo ou o registro de uma instituição ou do comitê organizador, no entanto o mais comum é que o coordenador e/ou presidente registre sua assinatura digital ao modelo de certificado, conferindo assim uma maior confiabilidade ao documento.