Quais cartéis ainda existem?

Perguntado por: iramires . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 4 votos

Os principais cartéis do narcotráfico que atuam no México são o Beltrán Leyva, Golfo, Sinaloa, Loz Zetas, Juarez, La Familia e Tijuana.

O estado de Sinaloa abriga o Cartel de Sinaloa, uma das organizações de narcotráfico mais poderosas do mundo. “El Chapo” era o líder do cartel antes de ser condenado à prisão perpétua em 2020.

Guzmán retomou o comando do Cartel de Sinaloa, mas em 8 de janeiro de 2016, Guzmán foi capturado novamente durante uma invasão a uma casa na cidade de Los Mochis, no estado natal de Guzmán, Sinaloa. Com a prisão de Joaquín Guzmán Loera, Ismael Zambada assumiu a liderança total do Cartel de Sinaloa.

Investigações brasileiras apontam que o cartel mexicano CJNG (Cartel Jalisco Nueva Generación), o maior grupo criminoso daquele país e especialista no tráfico de drogas sintéticas, intensificou ações no Brasil nos últimos três anos.

Marcos Roberto de Almeida, o Tuta, era apontado como a principal liderança do PCC nas ruas até abril de 2022.

Junto com o Cartel Jalisco Nova Generação (CJNG), o de Sinaloa é uma das organizações criminosas dominantes no país, segundo a agência antidrogas americana (DEA).

O tráfico de petróleo gera uma quantia estimada em US$ 10,8 bilhões. Esta atividade tem figurado nas manchetes nos últimos anos devido a sua importância para o financiamento do grupo auto-denominado Estado Islâmico, que ganharia até US$ 500 milhões por ano, dinheiro indispensável para sua campanha militar.

Caro Quintero, conhecido como o “narco dos narcotraficantes”, é considerado pelas autoridades mexicanas o fundador do cartel de Guadalajara. Ele é acusado de traficar principalmente metanfetamina, heroína, cocaína e maconha.

Guzmán pai foi extraditado aos Estados Unidos em 2017 para ser julgado por um tribunal de Nova York, onde foi declarado culpado de crimes relacionados com o contrabando de drogas e lavagem de dinheiro. Ele foi condenado a prisão perpétua em 2019.

El Chapo foi considerado culpado nos Estados Unidos por tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e uso de armas de fogo. Em 18 de julho de 2019, ele foi condenado à prisão perpétua, que cumpre na prisão de segurança máxima ADX Florence, no deserto montanhoso do Colorado.

cartel de Sinaloa

O cartel de Sinaloa, o mais longevo do país, ataca impiedosamente seus rivais, mas raramente busca um choque frontal com o Estado, ciente de que isso pode ser o começo do fim. Para Nemesio Oseguera, não há como voltar atrás. — O Mencho superestimou a força de sua organização.

Ele está cumprindo pena de prisão perpétua na penitenciária Supermax, no Colorado, a prisão federal mais segura dos EUA, após ter escapado de uma prisão mexicana através de um túnel em 2015.

  • Ovidio Guzmán López
  • Ivan Archivaldo Guzmán Salazar
  • Édgar Guzmán López
  • Jesús Alfredo Guzmán Salazar
  • Griselda Guadalupe Guzmán López
  • Joaquín Guzmán López

O Cartel de Tijuana (em espanhol: Cártel de Tijuana) ou Organização Arellano-Félix (em espanhol: Cártel Arellano Félix - CAF) é atualmente um pequeno cartel de drogas mexicano com sede em Tijuana. O cartel já foi descrito como "um dos maiores e mais violentos grupos criminosos do México".

Um dos mais conhecidos são os postos de gasolina, que dentro de uma determinada região controlam o preço do seu produto para que não haja grande concorrência e, consequentemente, perda de lucratividade na venda de combustíveis. Outro exemplo corriqueiro são os transportes públicos.

No Brasil, desde 1991, o UNODC mantém uma parceria com o Departamento de Polícia Federal (DPF), que é responsável por prevenir e reprimir o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o contrabando e o descaminho, além de exercer as funções de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras.

“Estatisticamente, a visão de Tropa de Elite é correta: quem financia o tráfico é a classe média”, diz o economista Marcelo Neri, coordenador da pesquisa.