Quais carros não pagam IPVA em 2023?

Perguntado por: aperes . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 19 votos

A resposta, assim como no caso dos outros tópicos, varia conforme o estado. São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul e Acre isentam carros com mais de 20 anos de fabricação. No caso de Amapá, Roraima e Rio Grande do Norte o tempo cai pela metade: 10 anos.

A novidade para 2023, é que, dependendo do valor do IPVA, o sistema calculará automaticamente o número de parcelas: em três, em quatro ou em cinco parcelas, iguais e consecutivas, – desde que o valor mínimo por cota seja de R$ 68,52 (duas Ufesps – Unidade Fiscal do Estado de São Paulo).

Tabela de pagamento do IPVA 2023 em alguns estados. Em São Paulo, o pagamento do IPVA em 2023 poderá ser parcelado em até cinco vezes. Para quem quitar antecipadamente em janeiro, o desconto será de 3%.

Para saber se você teve a isenção do IPVA 2022 convalidada (confirmada) acesse o SIVEI-Sistema de Veículos. Sua isenção estará convalidada se o resultado da pesquisa for DEFERIDO.

Com isso, em 2023, os proprietários de veículos fabricados em 2002 ou antes não serão obrigados a pagar o IPVA. Os proprietários dos modelos introduzidos em 2003 ainda devem contribuir com o imposto no ano, pois ficarão isentos apenas em 2024.

No Acre, São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul o tempo de contribuição acaba quando o veículo completa 20 anos de fabricação. Os estados de Amapá, Roraima, e Rio Grande do Norte cobram o imposto de carros com até 10 anos de fabricação.

Tudo depende das regras de cada Secretaria da Fazenda. Em São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Acre, a isenção é concedida. Em Alagoas e Rio Grande do Sul, depois de 20 anos, não paga IPVA. Ou seja, automóveis produzidos em 2001, por exemplo, estão isentos de arcar com o IPVA de 2022.

31 de fevereiro de 2023

A cota única de pagamento do IPVA, débito pago sem parcelamento, deve ter sido paga pelo titular até o dia 31 de fevereiro de 2023.

A primeira parcela do IPVA 2023 de São Paulo vence a partir de quarta-feira (11). O dono de veículo também pode pagar a parcela única do Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores com desconto de 3% neste mês.

Há opção de dividir o pagamento em 5 prestações. O valor do IPVA 2023 em São Paulo está disponível para consulta no site da Secretaria da Fazenda e Planejamento e o pagamento do Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores no Estado de São Paulo começa no dia 11 de janeiro.

Os proprietários de veículos com placa final 1 têm até amanhã - quinta-feira (11) - para efetuar o pagamento da quinta e última parcela do IPVA 2023. Os contribuintes que escolheram o parcelamento deverão recolher o valor até a data para evitar juros e multas. O calendário segue até o dia 24/5 (veja na tabela abaixo).

O pedido de isenção do IPVA para PCD é feito através do SIVEI – Sistema de Controle e Pedidos de Benefícios Fiscais para Veículos Automotores e todo o processo é feito online. Mas antes de pedir a sua solicitação, o primeiro passo é ter em mãos a CNH Especial para PCD.

Nesse caso, o contribuinte comete infração gravíssima. Assim fica sujeito a multa de R$ 293,47. Bem como a receber 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Há, ainda, risco de apreensão do veículo.

Os contribuintes que pagaram o IPVA e a Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV) nos últimos dois anos, 2021 e 2022, dentro do prazo de vencimento têm um desconto de 3% no IPVA de 2023. O desconto é por Renavam e não por proprietário.

O que é o valor venal do veículo? Valor venal é o valor base para se calcular o IPVA de um veículo e é determinado por órgãos tributários.

Além do IPVA também deve ser recolhida a taxa de 'Licenciamento de Veículos, Vistoria Anual e Emissão de Laudo de Gases Poluentes' , que deverá ser paga por meio da Guia de Recolhimento de Taxas – GRT, conforme orientações constantes do sítio do DETRAN-RJ, www.detran.rj.gov.br.

Atenção: o CRLV 2023 passa a ser obrigatório a partir de setembro.

Entre os que têm direito à isenção estão cerca de 8,5 milhões de veículos com mais de 20 anos de fabricação. Também estão isentos veículos ligados a taxistas, pessoas com deficiência, igrejas e entidades sem fins lucrativos, além de veículos oficiais, transporte escolar e ônibus e micro-ônibus urbanos.

São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul e Acre isentam carros com mais de 20 anos de fabricação. No caso de Amapá, Roraima e Rio Grande do Norte o tempo cai pela metade: 10 anos. Já no Rio de Janeiro, carros com mais de 15 anos de fabricação estão isentos de IPVA.

17 de jan, 2023 · 4 minutos de leitura. Está liberada a transferência de propriedade de veículos em São Paulo mesmo que o IPVA não esteja quitado.

1ª parcela - até 30 dias contados da data da emissão da Nota Fiscal relativa à sua aquisição. 2ª parcela - no mesmo dia do mês subsequente ao do vencimento da 1ª parcela. 3ª parcela - no mesmo dia do segundo mês subsequente ao do vencimento da 1ª parcela.