Quais características do teatro de rua?

Perguntado por: ecavalcante . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 18 votos

Teatro de rua é uma modalidade teatral em que as atrizes e os atores utilizam seu corpo e sua voz a serviço da construção estética no espaço aberto. Atualmente, se entende o teatro de rua como um teatro na cidade.

A linguagem teatral é expressiva, dinâmica, dialógica, corporal e gestual. Para prender a atenção do espectador os textos teatrais sempre apresentam um conflito, ou seja, um momento de tensão que será resolvido no decorrer dos fatos.

A proposta do teatro de rua é, além de democratizar o acesso a esse tipo de expressão, permitindo a qualquer um contemplá-lo, interromper a rotina do cidadão urbano, chamando atenção aos problemas abordados nas dramaturgias.

Dentre muitos grupos e artistas espalhados pelo Brasil, podemos lembrar alguns que se dedicam à pesquisa dessa modalidade, como Ventoforte, Tá na Rua, Teatro de Anônimo, Ói Nóis Aqui Traveiz, Imbuaça , Galpão, Parlapatões, entre outros.

Teatro que se produz em locais exteriores às construções tradicionais: rua, praça, mercado, metrô, universidade etc.

1 resposta(s)
O teatro dito clássico acontece no palco tradicional com apresentação de frente para a plateia que assiste do começo ao fim. O teatro de rua pode acontecer em espaços abertos com direções pré determinadas e plateia assiste de vários ângulos, podendo assistir do início ao fim ou apenas de passagem.

Essas apresentações de rua podem ser de caráter teatral, musical, circense (malabaristas, palhaços, etc.), sendo trabalhos solos ou em grupos.

O teatro de rua no Brasil surgiu primeiramente como um forma de voz contra a ditadura nos anos 80 logo após o regime militar, foi muito comparado ao agit-prop e era claramente um teatro voltado para movimentos políticos, nos dias atuais ele possui uma postura mais estética e movimentos mais sociais.

O teatro surgiu na Grécia Antiga, no séc. IX a.C. Consiste em representar uma situação e estimular sentimentos na audiência. A tríade: quem vê, o que se vê e o imaginado é o apoio do drama, pois ele exige uma reflexão propiciada através do ator ou conjunto de atores interpretando uma história.

PROFESSOR: Para que o teatro dramático exista, são necessários três elementos operativos que podemos chamar de “tríade essencial”: o texto, o ator e o público.

É a arte em que um ou mais atores interpretam uma história ou conjunto de atividades com o objetivo de apresentar situações e fazer aflorar sentimentos e reflexões a quem os assistem.

Amir Haddad é considerado um dos maiores encenadores do Brasil. O criador do Grupo Tá na Rua, iniciado em 1980, leva a arte do teatro para o espaço aberto das ruas e praças, ressaltando a importância das comemorações populares na vida social e cultural das cidades.

No teatro de rua, as praças, parques, ruas, terrenos baldios e muitas outras áreas mais são, além de cenário, muitas vezes “personagens” da história a ser contada, influenciando com suas cores, com seus cheiros, sons e sujeitos a trajetória da cena.

O espetáculo é uma festa para os ouvidos com uma mistura de música e dança, teatro e linguagem eletrônica, numa apresentação itinerante com diversas instalações sonoras pelo trajeto.

Dentre os elementos que constituem a linguagem teatral estão: personagem, figurino, maquiagem, cenário, sonoplastia, iluminação e objetos de cena.

Qual é o objetivo da arte urbana? O propósito que norteia a prática da arte urbana é justamente trazer acessibilidade, visibilidade e contemplação de uma arte que antes era apenas expressa em lugares ditos “consagrados” como teatros, cinemas, bibliotecas e museus e, portanto, restrito à apenas uma parcela da população.

São chamados de artistas de rua, hoje em dia, grafiteiros, malabares, atores performáticos, palhaços, músicos de rua, artistas que apresentam técnicas circenses, poetas, artistas do movimetno hip-hop, teatro de rua, acrobatas, estátuas vivas, etc.).

A ideia principal da Arte Urbana ou “street art”, como também é chamada, é justamente migrar dos lugares ditos “consagrados”, ou seja, destinados à exposição e apresentações artísticas como teatros, cinemas, bibliotecas e museus, e expandir para locais de visibilidade da arte cotidiana, espalhada pelas ruas.

Resposta: Vantagens: É ao ar livre, vai até as pessoas, está ao alcance de todos. Desvantagens: Não tem camarim, e no sol ou chuva, bêbados. Tem a importância de levar história para pessoas carentes, e ajuda também, faz conscientização na rua , e uma teatro para todos.

Pinturas, grafites, esculturas, apresentações de caráter teatral, musical ou circense, cartazes, estátuas vivas, entre outras são todas consideradas um tipo de arte urbana.

Os temas utilizados pelos artistas de rua são bem diversos, no entanto, muitos trabalhos estão pautados em críticas sociais, políticas e econômicas.