Quais cantores foram presos na ditadura militar?

Perguntado por: afarias . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.1 / 5 8 votos

A lista de compositores e cantores censurados é extensa: Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, Jorge Mautner, João Bosco, Aldir Blanc, Ivan Lins, Martinho da Vila, Geraldo Vandré, Ney Matogrosso, Joyce Moreno, Léo Jaime, entre outros.

Obras como músicas, revistas e jornais não chegavam ao público sem terem sido fiscalizadas pelo governo. Ao tentar fazer parte da oposição e lutar pela liberdade de expressão, vários artistas foram presos. Caetano Veloso, por exemplo, foi censurado inúmeras vezes. O cantor de MPB foi preso por dois meses em 1968.

O cantor MC Guimê se pronunciou na sua conta oficial do Instagram após ser expulso do Big Brother Brasil nesta quinta-feira (16) por importunação sexual, junto ao participante Cara de Sapato. Em vídeo, Guilherme Dantas, o Guimê, afirmou estar “de coração partido” e “processando tudo o que rolou”.

Nomes como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, Cacá Diegues, Nara Leão e Augusto Boal se exilaram para escapar da perseguição do regime militar. ;Nunca quis morar fora do Brasil.

87 anos de #GeraldoVandré nesta terça-feira. Parabéns. Em 1968, ao defender "Pra não dizer que não falei das flores" no Festival Internacional da Canção da TV Globo, criou o hino da resistência à ditadura militar que ficou conhecido pela primeira palavra da letra: "Caminhando".

7 músicas censuradas durante a ditadura militar

  • Apesar de Você (Chico Buarque)
  • Tiro ao Álvaro (Adoniran Barbosa)
  • Vaca Profana (Caetano Veloso)
  • Cálice (Gilberto Gil/Chico Buarque)
  • Milagre dos Peixes (Álbum – Milton Nascimento)
  • Pra Não Dizer que Não Falei das Flores (Geraldo Vandré)
  • Acender as Velas (Zé Keti)

Cara de Sapato e MC Guimê são expulsos do BBB 23 por importunação sexual.

MC Guimê deu sua versão sobre o caso de assédio envolvendo Dania Mendez no BBB 23. Nesta segunda (20), o cantor compareceu à Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. O ex-BBB chegou acompanhado de seu advogado, segurança e equipe de assessores.

Antonio Cara de Sapato Júnior e MC Guimê foram expulsos do "Big Brother Brasil 23" após cometerem ato libidinoso contra a mexicana Dania Mendez — participante do reality show "La casa de los famosos" que realizava, à época, uma espécie de intercâmbio entre programas — durante uma festa realizada no confinamento.

ira, t d* Julho da 1976 Florianópolis, junto com quatro músicos de seu conjunto, devido ao porte de maconha (P. 2).

A ABI, Associação Brasileira de Imprensa, conhecida desde o final dos anos 1970 e nas décadas seguintes como a trincheira da liberdade, era uma instituição de representação dos jornalistas com muitas nuanças e interesses diferenciados, muito longe da unidade e do combate sugeridos por certas versões.

Caetano foi uma das maiores vozes contra o autoritarismo durante a ditadura militar. Por conta disso, em 1969, o cantor foi preso e fugiu e ficou exilado em Londres, no Reino Unido. Na época, ele gravou o disco Caetano Veloso, lançado em 1971, com uma temática mais melancólica e composições em inglês.

O Ato Institucional Número Cinco (AI-5) foi o quinto de dezessete grandes decretos emitidos pela ditadura militar nos anos que se seguiram ao golpe de estado de 1964 no Brasil.

De 1945 a 1964, a canção popular caracterizou-se pelas novas vertentes, como o Baião, o samba-canção e a bossa nova.

As músicas da ditadura militar expressavam o descontentamento dos artistas com as barbáries cometidas durante esse período da história brasileira. E assim como as peças de teatro, filmes, poesias e outras obras elaboradas nesse período, a produção musical estava susceptível à censura por parte dos militares.

A censura no Brasil perseguiu apenas artistas. 5. Qual a posição dos artistas brasileiros diante da censura? Silenciaram, preocupados com a perseguição que viriam a sofrer.