Quais cantoras tem a voz contralto?

Perguntado por: agalvao . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

Cantoras contralto

  • Marília Mendonça;
  • Ivete Sangalo;
  • Alcione;
  • Ana Carolina.
  • Maria Gadú
  • Fernanda Brum.
  • Paula Fernandes.
  • Yasmim Santos.

soprano

Sua extensão vai do DO 3 ao FÁ 5. A voz Sandy, Céline Dion e Marisa Monte são consideradas tipo soprano. Chico Buarque, um dos maiores nomes da música popular brasileira, faz sucesso com seu tipo de voz barítono.

Assim como foi citado acima, o contralto é um timbre ou tipo de voz feminina. São raras as cantoras que possuem a voz contralto, pois são vozes graves. A extensão vocal de uma pessoa que detém esse timbre, vai do MI 2 ao LÁ 4.

Podemos encontra-las de décadas em décadas, isto se procuramos bem, mas citamos aqui Marian Anderson e Ewa Podles com vozes extremamente ágeis, extensas, com agudos escuros. Por este motivo o Contralto é um tipo de voz raro em todo mundo. Sem mistura ou interferências gerando alteração, é essencialmente pura e única.

contralto

Apesar de haver distinções dentro dessas categorias de vozes e espécies de subdivisões, é unânime que o contralto é a mais rara entre as mulheres. Podemos ver mulheres contralto ouvindo cantoras como Adele e Ana Carolina.

Qual o papel da voz na sensualidade de alguém? Um estudo da University College, de Londres, determinou qual o tipo de voz mais sensual para homens e mulheres. Para elas, a voz deve ser rouca e aveludada, como a da radialista Antônia Leite Barbosa.

Embora seja uma cantora que demonstre pouco sua gama vocal, Anitta tem uma extensão que abrange o F3 (Fá na Terceira Oitava) até controladamente o G5 (Sol na Quinta Oitava). Ela é um Soprano de timbre claro, prateado e lírico.

Sandy é um levíssimo Soprano, que, por intenções, canta na região grave de sua voz e não explora (Com exceção de raras ocasiões) o potencial extremo ao qual sua voz natural dispõe para o registro agudo.

Mezzo-sopranos da música popular: Elis Regina, IZA, Marisa Monte, Simone Simmons, Adele e Édith Piaf. Contralto: é a voz feminina mais grave.

O alcance vocal da contralto geralmente cai entre o tenor e o mezzo-soprano. Isso significa que engloba as notas entre F3 e F5, mas podemos chegar entre A1 e B5.

Classificações vocais femininas: Soprano (voz mais aguda), Mezzo-soprano (mezzo significa meio então é a voz entre soprano e contralto) e Contralto (voz mais grave).

Rita Lee: “Sou uma roqueira com voz de bossanoveira

A cantora gospel Aline Barros já vendeu mais de 15 milhões de discos com uma voz mezzo-soprano.

Existem vozes do tipo aguda, média e grave. Da aguda, temos soprano para as mulheres e tenor para os homens. Da média, temos mezzo soprano para as mulheres e barítono para os homens. Por fim, a voz de homem mais grave é baixo e para as mulheres, contralto.

Como saber meu tipo de voz? Segundo Vanessa Melo, quem determina o tipo de voz de uma pessoa é um professor de canto ou um regente de coral. Os testes de extensão vocal são feitos com o auxílio de um piano ou teclado.

Outro aspecto que chama a atenção na voz feminina é a sua expressividade. As mulheres possuem uma capacidade natural de transmitir emoções por meio da voz, seja ela alegre, triste, sedutora ou poderosa. A entonação e a modulação vocal contribuem para que as mensagens sejam transmitidas de forma clara e impactante.