Quais cantoras são contralto?

Perguntado por: aagostinho . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.3 / 5 19 votos

Lista de 20 exemplos de cantoras contralto

  • Alcione.
  • Ana Carolina.
  • Maria Bethânia.
  • Cássia.
  • Claudia Leitte.
  • Elza Soares.
  • Ivete Sangalo.
  • Maria Gadú

Contralto lírico: É mais leve do que um contralto dramático, mas não é capaz da ornamentação e dos saltos de um contralto coloratura. Esta classe de contralto, mais leve no timbre do que os outros, é o mais comum hoje em dia e, geralmente, sua tessitura varia do F3 ou F#3 para o F5 ou F#5.

mezzo-soprano

A Contralto é o tipo mais raro em todo mundo – inclusive muitas cantoras no papel de contralto são na verdade mezzo-soprano, e referências pop como Ana Carolina, Adele e Amy Winehouse são exemplos dessa categoria.

contralto: Ivete Sangalo. Mezzo-soprano: Christina Aguilera. soprano: Mariah Carey.

Qual o papel da voz na sensualidade de alguém? Um estudo da University College, de Londres, determinou qual o tipo de voz mais sensual para homens e mulheres. Para elas, a voz deve ser rouca e aveludada, como a da radialista Antônia Leite Barbosa.

É isso mesmo, segundo um estudo divulgado na revista britânica “Personality and Individual Differences”, homens com voz grave e rouca são mais atraentes.

Contralto

Contralto: o que é? Como já foi mencionado, o contralto se caracteriza como um timbre de voz feminina. A textura é grave, adquirindo uma extensão que vai do Mi 2 ao Lá 4. Esse tipo de voz é considerado menos comum, mas como todos os outros, quando bem trabalhado, soa de forma bonita e harmônica.

Contralto

A Contralto é o tipo mais raro em todo mundo – inclusive muitas cantoras no papel de contralto são na verdade mezzo-soprano, e referências pop como Ana Carolina, Adele e Amy Winehouse são exemplos dessa categoria.

Soprano: A voz feminina mais aguda de todas. Mulheres com esse tipo de timbre, possuem a habilidade de sustentar notas super agudas por longos períodos. É o tipo de voz com o maior alcance vocal de todos. Sua extensão vai do DO 3 ao FÁ 5.

A voz feminina grave

  • Marian Anderson;
  • Jocelyne Taillon;
  • Marie-Nicole Lemieux;
  • Ivete Sangalo;
  • Maysa;
  • E muito mais!

Soprano

A voz feminina mais aguda é chamada de Soprano e a masculina de Tenor. Já a mais grave é Contralto para mulheres e Baixo para homens. Por fim, a voz intermediária feminina é a Mezzo-soprano e a masculina é Barítono.

A beyoncé é uma mesa soprando, ou seja, a voz média feminina. Ela tem uma voz que pode ir tanto muito agudo.

O alcance vocal da contralto geralmente cai entre o tenor e o mezzo-soprano. Isso significa que engloba as notas entre F3 e F5, mas podemos chegar entre A1 e B5. Tudo depende da sua técnica vocal, do estudo e, é claro, muita prática! Apesar de não ter uma extensão aguda característica, seus timbres graves compensam.

Anitta possui uma leve voz de soprano, cuja extensão vocal abrange 2 oitavas.

Contralto

Nina Simone foi um Contralto de timbre quente e delicado que se tornou cantora por extremo acaso.

Tenor – Voz masculina que alcança as notas mais agudas. Existe, ainda, o contratenor, que utiliza o falsete para cantar na mesma faixa de contraltos e sopranos. A extensão vocal varia geralmente entre Do2 (C2) e Re4 (D4). Tenores famosos: Nando Reis, Xororó, Luan Santana, Luciano Pavarotti, Andrea Bocelli.

Não é forte demais como um grito, nem frágil como um sussurro. Seu som é natural, podendo variar do grave ao agudo sem perder suas características próprias. Uma voz firme, sem falhas, bem articulada e com boa sonoridade.

Outra dica de como saber se a sua voz é boa para cantar é identificar a sua extensão vocal. Esse termo engloba as notas musicais que a sua voz consegue alcançar, ou seja, o quão alto ou baixo você pode cantar. Para identificar a extensão vocal, você vai precisar de um profissional especializado em mapeamento vocal.

"Diversos estudos já mostraram que homens tendem a favorecer o tom de voz mais alto em mulheres, por este ser mais feminino e jovial, enquanto as mulheres tendem a gostar de homens com vozes mais profundas, vistas como mais masculinas e ligadas à presença de testosterona."