Quais caças de 5 geração?

Perguntado por: bribeiro2 . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
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Esses são os principais atributos dos chamados caças de quinta geração, aviões que reúnem o que há de mais moderno em termos de combate aéreo.
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São eles:

  • Chengdu J-20 e Shenyang J-31 (China);
  • Mitsubishi X-2 Shinshin (Japão);
  • TAI T-FX (Turquia);
  • HAL AMCA (Índia).

quarta geração

O Gripen, ainda que um avião monomotor de pequeno porte, é visto como no topo da chamada quarta geração de caças —a quinta sendo de modelos furtivos ao radar, como o americano F-35.

O novo caça da FAB, o F-39 Gripen E/F, recebido com festa na base aérea de Anápolis, é o mais avançado avião de combate da América Latina.

Lockheed Martin F-22 Raptor

O Lockheed Martin F-22 Raptor foi o primeiro (e até hoje único) caça de superioridade aérea de 5ª geração em operação comprovada. O seu desenho e materiais lhe conferem uma assinatura-radar baixíssima, sendo quase indetectável pelos radares, a chamada tecnologia Stealth.

1º) General Dynamic/Lockheed Martin F-16 Fighting Falcon
No topo da lista como o avião de combate mais popular do mundo, com 2.184 jatis em frotas ativas, está o icônico F-16. Voado pela primeira vez em 1974, o caça multimissão ainda está em serviço na Força Aérea dos EUA.

Atualmente, apenas cinco caças F-39 Gripen estão no Brasil, sendo quatro operacionais, de 40 jatos encomendados.

As 36 unidades custaram R$ 20 bilhões para a FAB. Cinco foram entregues e o restante tem previsão de entrega para 2027. Em 2020, um modelo Gripen E foi entregue para a FAB e desde então, vem executando ensaios em voo na Embraer, em Gavião Peixoto, em São Paulo.

Quarta geração
Representantes lutadores incluem a série "teen" de caças-americanos (F-14, F-15, F-16 e F/A-18 Hornet) e os soviéticos MiG-29 e Su-27.

A característica que pode ser considerada a mais importante entre os caças de quinta geração, no entanto, é a furtividade. Esses aviões foram projetados para desviar e absorver ondas eletromagnéticas.
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São eles:

  • Chengdu J-20 e Shenyang J-31 (China);
  • Mitsubishi X-2 Shinshin (Japão);
  • TAI T-FX (Turquia);
  • HAL AMCA (Índia).

Nas últimas décadas, a fabricante desenvolveu diversos aviões para uso comercial e militar que nunca saíram das pranchetas, mesmo se tratando de conceitos interessantes e inovadores. Esses projetos acabaram descartados por falta de interesse do mercado ou de investimentos.

As principais aeronaves de operação estão concentradas na Força Aérea, que utiliza principalmente o Northrop F-5E/F Tiger II, o AMX, o UH-1 Iroquois e o Embraer EMB 314 Super Tucano.

De acordo com o Flight International e do Instituto Internacional de Estudos Estratégicos, a FAB tem uma força ativa de 77 454 militares e opera em torno de 627 aeronaves, sendo a maior força aérea do hemisfério sul e a segunda na América, após a Força Aérea dos Estados Unidos.

A média salarial nacional de Piloto na empresa Força Aérea Brasileira é de R$ 11.201 por mês. O salário mensal de Piloto na empresa Força Aérea Brasileira varia de R$ 8.700 a R$ 22.833.

O Brasil possui pouco mais de 120 aviões de caça e ataque atualmente, desde modelos mais antigos até o mais recente, o F-39 Gripen.

Muitas pessoas pensam que o F-22 esmagaria facilmente um F-35. O F-22 é creditado com melhor furtividade e manobrabilidade, mas faz as pessoas tirarem conclusões precipitadas de que o F-22 é definitivamente melhor que o F-35 em todas as situações de guerra.