Quais bichos comem roupa?

Perguntado por: mfogaca . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

As espécies de bichinhos que comem roupa, que se classificam em duas ordens: a Thysanura, na qual estão as traças-dos-livros ou as prateadas, e a Lepidoptera, mais conhecidas como as traças de produtos estocados.

É estranho pensar nisso, mas uma traça-de-roupa adulta não poderia comer sua roupa simplesmente porque não tem boca. Na verdade, quem come o tecido são as larvas que eclodem dos ovos depositados por traças adultas.

DIETA: As traças de roupas se alimentam de roupas de fibra natural ou com tecidos que contenham suor, restos de comida e secreções humanas. HABITAT: Locais como museus, bibliotecas, tecelagens, armários, entre outros locais que contenham condições favoráveis com temperatura alta, umidade e sujeira.

Os cupins se alimentam de madeiras e qualquer outro material que contenha celulose, como papel, papelão, tecidos, plantas vivas, etc. Na busca constante da celulose os cupins podem danificar inúmeros objetos e materiais que não contem celulose, na maioria das vezes porque esses materiais estão no seu caminho.

Como matar larvas

  1. Utilize água fervente no local. ...
  2. Dilua água sanitária em água corrente. ...
  3. Limpe a lata de lixo com vinagre e água semanalmente. ...
  4. Use um pano para secar o local.

Mantenha os cômodos e móveis limpos; Deixe armários e guarda-roupas arejados para se livrar das traças; Evitar pontos de umidade dentro dos móveis; Não acumular caixa de papelão e muito papel, já que são atraentes para o inseto.

Além de uma boa dedetização, dependendo da situação, é possível ter pequenas atitudes que podem manter esses insetos indesejados longe do guarda-roupas. Uma boa solução para evitar traças e cupins é usar bolinhas de naftalina ou cânfora penduradas junto aos cabides e nos cantos do armário.

O vinagre é um dos queridinhos da limpeza doméstica e é excelente para manter as traças bem longe. Misture 250 ml de água com 250 ml de vinagre branco e aplique dentro do guarda-roupa com a ajuda de um borrifador e um pano macio.

O biólogo Hugo Bascunan explica que as traças geralmente aparecem em ambientes com alguma umidade e sujeira, pois procuram locais para se reproduzir. Por isso, é comum encontrá-las dentro de armários, guarda-roupas e gavetas, nas frestas de pisos e rodapés e também em paredes e cantos da casa.

Segundo o especialista, só há um único método caseiro para acabar com traças: aspirar a casa, móveis e frestas de paredes. “Estes insetos se abrigam em armários, rodapés, sancas de gesso, e outros lugares que acumulam poeira e cabelo. Lá as traças têm alimento e abrigo para reproduzirem”, explica.

Ovo: Os ovos são brancos e esféricos, com 0,6 mm a 0,7 mm de diâmetro, sendo depositados Colocam ovos isolados nos pedúnculos dos cachos de uva, sendo o período de incubação de 4 dias.

Vinagre: misturando 250 ml de vinagre branco com 250 ml de água, você ajuda a evitar que a traça apareça no seu guarda-roupa. Primeiro, retire toda a roupa e passe a solução com um pano limpo no local. Em seguida, coloque as roupas novamente. A acidez do vinagre ajudará a afastar os insetos.

Diferentemente das traças dos livros, as traças das roupas possuem um desenvolvimento biológico chamado metamorfose completa, ou seja, dos ovos nascem as lagartas (fase jovem) completamente distintas da fase adulta (mariposa).

Espantando cupins
Outra dica é misturar detergente de lavar louça, água e casca de limão, podendo ser substituída por casca de laranja ou de tangerina, também deixa por algum tempo em fusão e depois borrifar a mistura pela casa.

A diferença está na granulometria, o cupim tem o pó granulado e a broca tem o pó fino. Embora não tenham colônias muito numerosas, um ataque pode causar sérios prejuízos, uma vez que o mesmo, em geral, se é detectado quando as partes internas de uma peça estão em adiantado estado de destruição.

A melhor forma de identificá-los é observar se existem rastros de terra pelas paredes e pelos cantos. Se houver muitas peças de madeira no local, eles podem deixar rastros até esses objetos.

São insetos pequenos, menores até mesmo que o tamanho de uma formiga (2 a 12 mm comprimento) e sua coloração é marrom-claro. Costumam se alimentar de materiais orgânicos, tais como grãos, cola de livros, algas, derivados de amido e claro, o mofo.

Os insetos da ordem Thysanura não têm asas. Seu corpo alongado e achatado, com antenas nas pontas, lembra o de uma barata miúda. A diferença está na coloração acinzentada. Por tal motivo, esses exemplares também recebem o nome de silverfish, ou peixe prateado.