Quais bens móveis podem ser penhorados?

Perguntado por: lconceicao8 . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

Os móveis, os pertences e as utilidades domésticas que ficam na residência do executado, salvo os de elevado valor ou os que ultrapassem as necessidades comuns correspondentes a um médio padrão de vida. Os vestuários, bem como os pertences de uso pessoal do executado, salvo se de elevado valor.

1. São impenhoráveis, nos termos dos arts. 1º e 2º da Lei 8009 /90, os equipamentos que guarnecem a residência da família da embargante, como é o caso do aparelho de televisão e de videocassete, até porque não podem ser considerados objetos de luxo ou adornos suntuosos. 2.

De acordo com o art. 835 do Código de Processo Civil (CPC) brasileiro, destacamos exemplos de bens que podem ser objeto de penhora: Imóveis: casas, apartamentos, terrenos e quaisquer outros tipos de propriedades imobiliárias podem ser penhorados.

655, do Código de Processo Civil/1973, dispunha sobre a ordem preferencial para penhora de bens, a saber: I) dinheiro, em espécie ou depositado ou aplicado em instituição financeira; II) veículos terrestres; III) bens móveis em geral; IV) bens imóveis; V) navios e aeronaves; VI) ações e quotas de sociedades empresárias ...

Portanto, a proteção conferida pelo art. 833 , II , CPC , engloba o aparelho celular, sendo, então, impenhorável.

Em tese todos os bens do devedor podem ser penhorados. Porém, a lei resguarda algumas exceções como é o caso da impenhorabilidade do salário e da impenhorabilidade do imóvel onde reside a família do devedor, o que chamamos de “bem de família”.

Quando o devedor não possui bens para penhorar o processo deve ser dado como suspenso pelo credor, tendo em vista que o mesmo é inviável. O que pode ser penhorado? Pode ser penhorado parte dos valores de salários, subsídios, pensões, veículos, imóveis, ações e demais itens.

Como funciona a penhora de bens? Após o deferimento do pagamento da dívida pela justiça, o sistema do Banco Central do Brasil (BCB), a pedido do juiz responsável pelo processo de execução e cumprimento da sentença, identifica os valores e bens disponíveis no CPF do devedor e realiza o bloqueio da quantia determinada.

Veículos que sejam vitais para a renda do inadimplente, como o carro em que ele trabalha em apps de transporte para passageiros, táxi ou moto de delivery. Casa ou apartamento em que o devedor e sua família vivem. Poupança, desde que o valor presente na caderneta seja inferior a 40 salários mínimos.

Para inviabilizar a efetivação da penhora, é necessário impugnar a mesma dentro do prazo legal. Sendo assim, a alternativa ideal é que você entre em contato com um advogado para receber orientações e esclarecimentos sobre o seu caso específico.

De acordo com a lei nº 8.009, de 29 de março de 1990, o imóvel único da família (a casa em que a família reside) não pode ser penhorado, o art.

Os aparelhos de ar-condicionado, apesar de viabilizarem um maior conforto aos clientes e empregados, não são essenciais para o funcionamento do estabelecimento comercial. Portanto, por não estarem abarcados pelo art. 833 do CPC , os aparelhos de ar-condicionado são penhoráveis.

Depois de realizadas a penhora e a avaliação, o juiz dará início aos atos de expropriação do bem. Nessa fase da expropriação é transferida a propriedade do bem, sendo que o exequente pode adjudicá-lo, ficando com o bem, ou pode haver um leilão desse bem ou até mesmo a venda para um particular.

Caso o executado não seja localizado, a lei autoriza o próprio oficial de justiça, independentemente de determinação judicial, que proceda ao arresto de bens a fim de garantir a execução (art. 830, caput, CPC)."

Quando não encontrar bens penhoráveis, independentemente de determinação judicial expressa, o oficial de justiça descreverá na certidão os bens que guarnecem a residência ou o estabelecimento do executado, quando este for pessoa jurídica.

O prazo de 5 dias previsto no art. 854, § 3o, do CPC não é preclusivo, porque tanto a impenhorabilidade como o excesso de penhora são matérias de ordem pública.

Justiça Federal reconhece impenhorabilidade de veículo para pagamento de dívida.

O que é penhorado na verdade são bens que podem estar atrelados a um CPF. Ou seja, se um credor solicitar a penhora dos seus bens na justiça, então o seu CPF terá este histórico de penhora.

"Nos termos do artigo 833, inciso II, do Código de Processo Civil, são impenhoráveis 'os móveis, os pertences e as utilidades domésticas que guarnecem a residência do executado, salvo os de elevado valor ou os que ultrapassem as necessidades comuns correspondentes a um médio padrão de vida.

Não é possível a penhora de notebook, ainda que de valor elevado, por se enquadrar legalmente como instrumento de trabalho, tratando-se, atualmente, de equipamento de primeira necessidade na vida de qualquer pessoa ( CPC/2015 833 V).

O máximo de atraso que pode acontecer representa o não pagamento de três parcelas. Outra forma de perder o imóvel é por meio de penhora, que pode ocorrer em caso de dívidas trabalhistas, fiscais ou mesmo de condomínio.