Quais benefícios da Noregyna?

Perguntado por: ucarvalho . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 9 votos

Noregyna® é indicada para prevenir a gravidez. Os contraceptivos hormonais injetáveis são um método muito eficaz de controle de natalidade. Quando utilizados corretamente (sem atraso ou esquecimento das injeções), a possibilidade de ocorrência de gravidez é muito baixa.

Este medicamento pode interromper a menstruação por período prolongado e/ou causar sangramentos intermenstruais severos. Noregyna® deve ser sempre administrada via intramuscular profunda, preferencialmente na região glútea, ou alternativamente, no braço (região deltoide).

Mulheres que pretendem engravidar após o uso de contraceptivos injetáveis devem saber que pode levar de 3 a 6 ciclos ou até um ano para que o ciclo menstrual se regularize. Algumas mulheres ficam até 4 meses sem menstruar após deixar de tomar o medicamento e é normal que isso aconteça.

A injeção trimestral contém apenas progestogênio cuja composição age impedindo a ovulação, dificultando a passagem de espermatozoides, já que aumenta a viscosidade do muco cervical (uma secreção natural produzida pelo colo do útero que pode ser expelida pela vagina).

se você tem pressão alta. Se você desenvolver pressão alta durante o uso de NOREGYNA®, seu médico poderá pedir que você descontinue o uso; se você tem enxaqueca ; se você tem distúrbio da válvula do coração ou certo tipo de distúrbio do ritmo cardíaco.

Quando posso ter relação sexual? Após iniciar o tratamento contraceptivo com injeção é fundamental aguardar 30 dias para que os hormônios façam o efeito desejado. Sendo assim, qualquer relação sexual realizada sem proteção antes desse período estará sujeita à gestação.

Noregyna® deve ser sempre administrada por via intramuscular profunda (de preferência na região glútea e, como alternativa, no braço). As injeções devem ser administradas de forma extremamente lenta. A solução deve ser injetada imediatamente após a sua preparação.

Sempre é interessante aguardar pelo menos 15 dias apos uso de qualquer anticoncepcional para minimizar o risco de uma gravidez indesejada. Na verdade orientamos sexo sem proteção a partir do segundo mês de uso.

Algumas delas podem interagir reduzindo a concentração dos anticoncepcionais na corrente sanguínea. Nesse caso, os componentes são: Oxcarbazepina, Topiramato, Primidona, Carbamazepina, Fenobarbital e Fenitoína.

Qual a probabilidade de engravidar tomando injeção? É um método contraceptivo muito eficaz. Segundo dados publicados em artigo no portal da Bayer, o percentual de falhas é de apenas 0,1% a 0,6% para a injeção mensal e de 0,3%, para a injeção trimestral, o que é equivalente à eficácia da ligadura de trompas1.

Reações adversas comuns (entre 1 e 10 em cada 100 usuárias podem ser afetadas): náuseas, dor abdominal, aumento de peso corporal, dor de cabeça, depressão ou alterações de humor, dor nas mamas incluindo hipersensibilidade.

Hoje, no Brasil, dispomos das seguintes injeções anticoncepcionais: Mensais: Mesigyna, Noregyna, Perlutan, Cyclofemina; Trimestrais: Depoprovera. A injeção anticoncepcional pode ser um combinado de estrogênio e progesterona (todas as mensais) ou ser só de progesterona (trimestral – depoprovera).

Para os anticoncepcionais injetáveis trimestrais, existe a vantagem de serem aplicados a cada três meses, mas há a desvantagem de provocarem a ausência de menstruação no início do tratamento. O retorno da fertilidade (capacidade de engravidar) ocorre vagarosamente, cerca de nove meses após a última injeção trimestral.

Como Saber se o Anticoncepcional Não Está Fazendo Efeito
Não há sintomas específicos que possam indicar que ele não fez efeito. Vale lembrar que sangramentos de escape são comuns quando se toma anticoncepcional, mas não indicam que ele perdeu o efeito.

Para uma minoria de pessoas, anticoncepcionais hormonais podem causar um aumento de peso. Para a maioria das pessoas pílulas hormonais combinadas, adesivos e o anel não parecem causar aumento de peso e o DIU também não causa aumento de peso.

Alguns antibióticos
Os únicos antibióticos que, comprovadamente, podem diminuir os efeitos dos anticoncepcionais são a rifampicina, utilizada no tratamento inicial da tuberculose pulmonar ou no tratamento de infecções com resistência aos medicamentos, e a rifabutina, utilizada também para o tratamento da tuberculose.

Drospirenona: Yasmin, Yaz e Elani ciclo (que é ótimo para prevenir inchaço antes da menstruação) Clormadinona: Belara (que evita problemas de pele associados a anticoncepcionais) Dienogeste: Qlaira (que é ótimo para reduzir o fluxo menstrual)

Lista de anticoncepcionais com baixa dosagem hormonal

  • Norestin.
  • Cerazette.
  • Nactali.
  • Juliet.

O método contraceptivo mais utilizado pelas brasileiras é a pílula anticoncepcional, segundo levantamento feito pelo Instituto Ipsos com a farmacêutica Organon. Para 58% das mulheres, essa é a primeira opção, seguida do preservativo ou a camisinha, adotada por 43%.

O injetável pode ser tomado 1 dia antes ou 1 dia depois da data prevista.

Não recomende o uso de compressas, nem quentes nem frias. Elas podem acelerar ou retardar a absorção do medicamento aplicado.

Continuar lendo Faz mal tomar Noregyna?