Quais benefícios da cerveja preta?

Perguntado por: ualmada . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 20 votos

Essa cerveja é rica em ferro, o que fortalece o sangue e previne a formação de coágulos. Ela também é uma grande fonte de energia, já que possui baixo teor alcoólico e componentes que dão disposição para o corpo. Além disso, auxilia o bom funcionamento do coração e hidrata a pele.

O consumo em excesso, realmente, não é recomendado por nenhum especialista, assim como o de qualquer bebida ou alimento. Por outro lado, o consumo de cerveja diário e em pequenas quantidades, pode sim proporcionar diversos benefícios.

Uma pesquisa feita pela Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) mostrou que a cerveja, assim como as verduras de cor escura, tem vitamina B9 (conhecida como ácido fólico ou folato). A vitamina é importante no combate à anemia e doenças cardiovasculares.

O álcool prejudica o controle da pressão arterial. De acordo com o cardiologista, o maior problema são as quantidades ingeridas. "O consumo excessivo de bebida alcoólica eleva a pressão sanguínea e está associado a maior risco de morte por doenças cardíacas", diz Mota.

Agora, pensando em que o consumo será feito, geralmente as cervejas puro malte costumam ser uma opção melhor para quem está numa dieta para perda de peso . Isso porque elas normalmente possuem menos calorias, já que não há trigo e seus derivados em sua composição.

Hausen Dunkel
É uma cerveja bem encorpada e de coloração escura com um sabor levemente de lúpulo, com uma espuma densa e final seco. Esses maltes torrados remetem ao café, chocolate e caramelo. Em 2019, essa cerveja ganhou o prêmio de melhor cerveja internacional, classificada como ouro na categoria.

Qual a diferença entre malzbier e cerveja preta? Você pode até achar que a cerveja malzbier é uma cerveja preta, mas oficialmente ela não é considerada uma cerveja. O seu baixo teor alcoólico, entre 0% e 5% e o não uso de malte tostado na sua preparação a desqualifica como cerveja escura.

Em termos de popularidade, podemos dizer que a Caracu é a irmã gêmea da Malzbier, quando estamos falando de “cerveja preta”. Todavia, ela é uma irmã gêmea muito diferente, enquadrada em um outro estilo. De modo diametralmente oposto à Malzbier, não há dúvidas que a Caracu é propriamente “cerveja”.

Mantém os rins saudáveis
De acordo com um estudo publicado no Clinical Journal of the American Society of Nephrology, a cerveja (consumida moderadamente) pode reduzir em até 40% as chances de desenvolver pedras nos rins.

O estudo, realizado com 1.249 homens e mulheres acima de 57 anos, indica que mulheres podem tomar dois copos pequenos de cerveja por dia, enquanto para os homens estão liberados até três copos. Contudo, o hábito deve estar associado a uma dieta saudável e a exercícios físicos regulares.

Tomar uma cerveja do tipo lager por dia faz bem para a saúde. De acordo com um estudo publicado na revista Journal of Agricultural and Food Chemistry, o hábito aumenta o número de bactérias boas no intestino, o que poderia reduzir o risco de desenvolver doenças cardíacas e diabetes tipo 2.

De acordo uma pesquisa realizada pela Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), as cervejas pilsen, sem álcool e malzbier são dotadas da vitamina B9, importante substância no combate à anemia e a doenças cardiovasculares.

O consumo de álcool deve ser evitado pelos diabéticos porque as bebidas alcoólicas podem alterar as taxas de açúcar no sangue, tanto aumentando os valores da glicemia como diminuindo e causando hipoglicemia (quando o estômago está vazio, por exemplo).

Estimula a irritação da mucosa estomacal, causando a gastrite, aumento da pressão arterial, problemas cardiovasculares, hepatite, cirrose, distúrbios do sistema nervoso e danos a órgãos como fígado, coração e pâncreas. Por isso, é necessário tomar cuidado ao beber.