Quais atividades Um estagiário de contabilidade faz?

Perguntado por: rramos2 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.7 / 5 3 votos

O Estagiário de Contabilidade irá prestar auxilio em toda área Contábil conhecendo toda rotina para obter experiência e conhecimento da profissão. Um Estagiário de Contabilidade irá auxiliar na classificação contábil, lançamentos contábeis, escrituração de livro caixa e na elaboração de guias.

Responsabilidades do Auxiliar de Contabilidade incluem:
Fornecer assistência contábil e administrativa ao departamento de contabilidade. Digitar com precisão e preparar e manter documentos e registros contábeis. Preparar depósitos bancários, lançamentos contábeis e demonstrativos.

As principais funções da Contabilidade são: registrar, organizar, demonstrar, analisar e acompanhar as modificações do patrimônio em virtude da atividade econômica ou social que a empresa exerce no contexto econômico.

Em geral, as rotinas contábeis envolvem todas as análises financeiras que uma empresa possui, seja ela grande, média ou pequena. Alguns exemplos são resultados, controle de caixa, balanços e análise dos prejuízos e lucros. Dessa forma, tudo que envolve o funcionamento da empresa faz parte.

Veja alguns exemplos:

  • Abertura do MEI;
  • Baixa do MEI;
  • Emissão mensal da guia DAS;
  • Declaração anual de faturamento;
  • Emissão de nota fiscal;
  • Pendências e parcelamentos do MEI, etc.

Uma dica sobre o que colocar no objetivo do currículo de estágio é especificar a área em que você deseja atuar. Caso a vaga tenha detalhado a função, relacione o seu objetivo ao que é esperado pela empresa.

R$ 1.074,00

No cargo de Estagiário de Contabilidade Fiscal se inicia ganhando R$ 953,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 1.328,00. A média salarial para Estagiário de Contabilidade Fiscal no Brasil é de R$ 1.074,00. A formação mais comum é de Graduação em Ciências Contábeis.

O período no qual você desenvolveu as suas atividades no estágio, além do endereço, setor e turno em que atuou, são dados que devem estar presentes no documento. Lembre-se de que quanto mais detalhadas estiverem as informações, menores as chances de deixar de lado algum dado importante.

Descrever o Local de Estágio; o público atendido; os serviços oferecidos; os produtos elaborados; os tipos de materiais que compõem o acervo; a organização e disposição do espaço físico; a equipe; as funções ou atividades exercidas pelos membros da equipe de trabalho.

No relatório de estágio você pode fornecer informações importantes sobre a área onde o estágio está sendo realizado, informando quais foram suas atividades e recordando brevemente um histórico do tema. Objetivos do estágio: Aqui você pode colocar seus objetivos em forma de frases ou por meio de parágrafos.

Auxilia nas rotinas do departamento contábil, envolvendo o atendimento ao cliente, acompanhamento de relatórios, elaboração de planilhas e controle de arquivos.

Descubra quais são as áreas da contabilidade

  • Contabilidade empresarial. Essa área é a responsável pela demonstração de desempenho e resultados obtidos dentro de um período de uma empresa. ...
  • Análise contábil. ...
  • Auditoria contábil. ...
  • Consultoria financeira.

Registrar todas as movimentações financeiras de um negócio é a principal função de um profissional de Ciências Contábeis. Essas informações são inseridas em demonstrativos financeiros e balanços patrimoniais onde deve constar todos os ativos da empresa, custos, despesas e outros dados nesse sentido.

A contabilidade geral é um procedimento sistemático e contínuo que tem por finalidade detectar fatos societários para representar dados e informações relacionadas à situação econômico-financeira e patrimonial atual.

A expressão "Contabilidade Básica" é genérica, aplicando-se aos princípios basilares da escrituração contábil. O reconhecimento das receitas e gastos é um dos aspectos básicos da contabilidade que devem ser conhecidos para poder avaliar adequadamente as informações financeiras.

O ambiente de um escritório contábil envolve muitas informações, documentos, papeis, listas e por aí vai. Afinal, cada cliente possui exigências próprias e são gerados relatórios e mais relatórios para cada um deles.