Quais atividades terapêuticas o CAPS oferece?

Perguntado por: sribeiro . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.9 / 5 15 votos

Os CAPS oferecem diversos tipos de atividades terapêuticas, por exemplo: psicoterapia individual ou em grupo, oficinas terapêuticas, atividades comunitárias, atividades artísticas, orientação e acompanhamento do uso de medicação, atendimento domiciliar e aos familiares.

- noção de território; - organização da atenção à saúde mental em rede; - intersetorialidade; - reabilitação psicossocial; - multiprofissionalidade/interdisciplinaridade; - desinstitucionalização; - promoção da cidadania dos usuários; - construção da autonomia possível de usuários e familiares.

CAPS. Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) contam com uma rede multidisciplinar de profissionais para cuidar da saúde mental do paciente de maneira integral, da qual fazem parte psicólogos, médicos psiquiatras, enfermeiros, assistentes sociais e terapeutas.

As consultas são feitas por agendamento, sendo necessário levar a carteirinha do SUS, um documento com foto e o encaminhamento de uma unidade de Estratégia Saúde da Família ou do clínico do Premir.

Estes componentes são constituídos por um elenco de pontos de atenção, dentre os quais se destacam os Centros de Atenção Psicossociais (CAPS) em todas as suas modalidades: CAPS I, CAPS II, CAPS III, CAPS i, CAPS ad e CAPS ad III.

Os CAPS oferecem diversos tipos de atividades terapêuticas, por exemplo: psicoterapia individual ou em grupo, oficinas terapêuticas, atividades comunitárias, atividades artísticas, orientação e acompanhamento do uso de medicação, atendimento domiciliar e aos familiares.

- Planejar e desenvolver atividades ocupacionais e recreativas; - Elaborar programas de tratamento avaliando as consequências deles decorrentes; - Orientar a execução de atividades manuais e criativas para fins de recuperação do indivíduo; - Ministrar técnicas de trabalho em madeira, couro, argila, tecido, corda e ...

As oficinas terapêuticas se apresentam com um instrumento de cuidado, que colabora para a reabilitação psicossocial do usuário, facilitando assim a reestruturação de funções, que possam ter sido afetadas pelo transtorno mental e/ou pelo uso de Substâncias Psicoativas (SPA), contemplando três vértices importantes da ...

A porta de entrada para o cuidado em saúde mental são os serviços da atenção básica, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS's) e os serviços de urgência e emergência, onde as pessoas são acolhidas, sejam elas referenciadas, ou demanda espontânea.

O Projeto Terapêutico Singular (PTS) é um conjunto de propostas de condutas terapêuticas articuladas com um indivíduo, uma família ou um grupo que resulta da discussão coletiva de uma equipe interdisciplinar. Geralmente, o PTS é dedicado a situações mais complexas, buscando a singularidade como elemento central.

Como obter atendimento psicológico no CAPS do SUS? Você pode procurar e ir até uma unidade do CAPS mais próxima de você para solicitar o atendimento. Após passar pela triagem natural, você será encaminhado para um dos tratamentos disponíveis no local.

R$ 1.761,99

Psicólogo - CAPS 01 22 R$ 1.761,99 Efetivo 30 h/ sem.

Os CAPS podem ser de tipo I, II, III, álcool e drogas (CAPSad) e infanto- juvenil (CAPSi). Para sua implantação deve-se primeiro observar o critério populacional, cujos parâmetros são definidos da seguinte forma (Ref.:Portaria GM nº.

O primeiro atendimento no CAPS é realizado assim que o usuário procura o serviço, o que é chamado de acolhimento inicial. O segmento dos atendimentos é realizado a partir da avaliação do caso e construção de Projeto Terapêutico Singular (PTS) o que é feito por equipe multidisciplinar.

CAPS III – Oferece atendimento 24 horas, todos os dias, inclusive nos feriados e fins de semana. Tem abrangência municipal acima de 200.000 habitantes. Precisamos citar que existem ainda dois tipos de CAPS II: o CAPS i II e o CAPS ad II. O CAPS i II é direcionado para atender crianças e adolescentes.