Quais atividades geram bem-estar?

Perguntado por: ocosta3 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 9 votos

Cinco atividades que contribuem para sua saúde e bem estar

  • Meditar. Concentração, equilíbrio e respiração são áreas trabalhadas com a meditação. ...
  • Yoga. Praticar o Yoga pode trazer diversos benefícios para o corpo e mente, como maior flexibilidade, melhor oxigenação e até mesmo maior concentração. ...
  • Cozinhar. ...
  • Caminhar. ...
  • Pilates.

Conheça um pouco mais sobre cada dessas 6 atividades que podem te ajudar a manter uma boa qualidade de vida!

  • Manter uma alimentação saudável.
  • Movimentar-se sempre que possível.
  • Ter de uma boa noite de sono.
  • Cuidar da mente.
  • Organizar a rotina.
  • Realizar acompanhamento médico.

Ajudam a prevenir a depressão leitura, aprender coisas novas, ter hobbies, viajar e se divertir. Essas práticas mantém a cabeça ativa e a ocupam com pensamentos positivos. A ciência já comprovou que cuidar do corpo reflete na saúde mental de forma positiva.

Bem estar é um conjunto de práticas que engloba uma boa nutrição, atividade física, bons relacionamentos interpessoais, familiares e sociais, além de controle do stresse. Pode-se assim dizer que bem-estar significa a saúde no seu sentido mais amplo, de maneira ativa e em todos os seus aspectos.

O bem-estar subjetivo é uma atitude e como tal possui pelo menos dois componentes básicos: afeto e cognição (Ostrom, 1969). O componente cognitivo refere-se aos aspectos racionais e intelectuais, enquanto o componente afetivo envolve os componentes emocionais.

Hábitos saudáveis são rotinas que incluem tempo e compromisso com uma tarefa ou estilo de vida benéficos para a saúde. A definição parece simples, mas envolve dois conceitos importantes: hábitos e saúde.

Essa abordagem é fundamentada em seis pilares, sendo eles: alimentação saudável, atividade física, saúde do sono, controle de tóxicos, saúde mental e relacionamentos.

1 - Natação
Ideal para quem sofre com problemas nas articulações, a natação e outros esportes aquáticos, como a hidroginástica, são treinos poderosos, pois aliviam a tensão do corpo, queimam calorias, tonificam os músculos e melhoram até o estado mental da pessoa.

Assim, alguns hábitos bem simples são determinantes para uma vida saudável e equilibrada e podem ajudar a manter o seu bem-estar físico e emocional:

  1. Alimentação saudável. ...
  2. Beba bastante água. ...
  3. Tenha contato com a natureza. ...
  4. Tenha uma rotina de exercícios físicos. ...
  5. Durma bem. ...
  6. Mantenha um contato social. ...
  7. Se cuide!

Assim, podemos dizer que ter bem-estar é a capacidade de uma pessoa suprir as suas necessidades e se satisfazer com a vida, enquanto ter saúde significa viver em um estado de mais completo bem-estar físico, mental e social.

Caminhar três vezes por semana, por pelo menos meia hora, já pode ajudar a lidar com a ansiedade. O momento da caminhada, além de ser um exercício para o corpo, também pode ser aproveitado para trabalhar a mente, sob a forma da meditação ativa.”Quando você anda, pensa.

Atividades do dia a dia que também afastam a depressão
Hora da limpeza: até uma vassoura pode ajudar quem não curte exercícios. Um estudo diz que fazer faxina melhora em até 23% o humor no dia. Estica-e-puxa: alongar-se com frequência faz o oxigênio circular melhor pelo corpo e traz alívio à mente por um momento.

Veja como controlar a ansiedade.

  1. Respiração. A meditação contribui para a saúde mental. ( ...
  2. Relaxamento. ...
  3. Exercícios físicos. ...
  4. Evite substâncias estimulantes. ...
  5. Organização. ...
  6. Higiene do sono. ...
  7. Terapia.

4. Exercícios físicos para ansiedade

  • Corrida.
  • Dança.
  • Pilates.
  • Natação.

Correr. Para ajudar a combater a ansiedade, a corrida, que é uma atividade física aeróbica moderada, é bastante indicada por especialistas. Como ela exige bastante energia do corpo, produz mais endorfina e, consequentemente, aumenta a sensação de bem-estar.

Uma das descobertas de pesquisas recentes é que exercícios como caminhar, correr ou andar de bicicleta são essenciais para manter a função nervosa saudável, mesmo com a idade mais avançada.