Quais atividades colocar no portfólio?

Perguntado por: uoliveira . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 10 votos

Nesse segmento, deve-se inserir todas as atividades escolares realizadas pelos alunos durante o período letivo (mês, bimestre, trimestre, semestre ou ano), ou seja, a coleção de todos os seus trabalhos — o que proporcionará a construção de um relatório pedagógico bastante completo e plural.

O portfólio acadêmico é o conjunto de todas as atividades acadêmicas que um aluno construiu, incluindo textos, relatos, artigos, apostilas e até mesmo trabalhos produzidos pelo estudante, de modo a representar toda uma história acadêmica.

Em sua estrutura, o portfólio escolar deve conter:

  1. Ficha com nome do aluno, série, ano e instituição de ensino;
  2. Fichamentos orientados pelo professor;
  3. Anotações e registros das aulas;
  4. Trabalhos, provas e pesquisas realizadas;
  5. Produções artísticas e;
  6. O diário reflexivo de que falei.

Vários registros podem enriquecer o material: linhas do tempo, anotações feitas no dia a dia pelo educador, legendas que contam sobre o contexto de uma atividade, revelam falas de uma criança ou do planejamento docente, comentários das famílias e da turma, bem como transcrições de vídeos e áudios.

Portfólio, sem i e com acento agudo, aparece nos principais dicionários como sendo a forma aportuguesada da palavra inglesa portfolio.

No portfólio, devem entrar os melhores trabalhos que você já fez, aqueles que mostram mesmo o que você sabe e o que consegue criar. Esses projetos podem ser reais ou “fantasmas” (criados apenas para entrar na pasta e muito útil para quem ainda não tem experiência profissional).

Como fazer um portfólio digital?

  1. Escolha o formato e a plataforma ideal. Criar um portfólio online é um grande desafio. ...
  2. Selecione os seus melhores trabalhos. Lembre-se de que o seu portfólio digital não precisa apresentar todos os trabalhos que você fez até hoje, e sim, somente os melhores. ...
  3. Inclua suas redes sociais.

O portfólio escolar é um documento que reúne a coleção de trabalhos e de atividades feitas por cada estudante. O principal objetivo, portanto, é acompanhar o processo de desenvolvimento do aluno. Na Educação Infantil, o portfólio pode ser utilizado como um recurso de avaliação da aprendizagem.

Mensagem final: Você pode finalizar o portfólio com uma mensagem para a criança e sua família e uma foto sua com a criança.

Escreva suas anotações e reflexões sobre cada aluno e também sobre toda a turma. portfólio, fica bem interessante um texto em que eles escrevam, com seu auxílio ou até mesmo de algum membro da família, sobre a vida pessoal. Escreva você um texto descritivo, caracterizando sua turma de alunos como um todo.

A maioria das pessoas surpreendem-se com isso, uma vez que os portfólios típicos que vejo estão na faixa de 20 a 40 páginas.

Uma boa introdução deve ter no máximo 10 parágrafos contendo os principais elementos de seu trabalho, neste caso pode colocar citações de autores sem que o conteúdo fuja do assunto abordado.

5 DICAS DE COMO ENCERRAR UMA APRESENTAÇÃO

  1. Termine contando uma história. Essa história pode ser de um estudo de caso ou algo pessoal que você viveu. ...
  2. Retorne à sua mensagem de abertura. ...
  3. Termine com uma pergunta forte. ...
  4. Encerre com exatamente três pontos-chave. ...
  5. Apresente as próximas etapas e o call to action.

O PORTFÓLIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
O portfólio é definido como uma coleção de itens que revela, conforme o tempo passa, os diferentes aspectos do crescimento e do desenvolvimento de cada criança: essa é a melhor resposta que podemos dar aos professores.

O portfólio na Educação Infantil é construído (montado) em uma pasta transparente, com plásticos, cujo objetivo é anexar as atividades diversas, como recortes, colagem, fotos, atividades desenvolvidas através da linguagem oral e escrita, pictórica, matemática, todas comprometidas com o tema que está sendo trabalhado no ...

Como fazer a capa do PortfólioCapa

  1. 1 – Nome da instituição de ensino. ...
  2. 2 – Nome do curso. ...
  3. 3 – Nome do autor do trabalho. ...
  4. 4 – Título do trabalho. ...
  5. 5 – Subtítulo do trabalho. ...
  6. 6 – Cidade onde o trabalho foi realizado. ...
  7. 7 – Ano da realização do trabalho. ...
  8. 8 – Margens.

Um portfólio pode ser considerado como um arquivo em expansão dos trabalhos do estudante. Pode ser estruturado de acordo com a área de interesse, conhecimento, habilidades, temas e progressos diários.