Quais atitudes devemos ter para respeitar as diferenças?

Perguntado por: oaragao . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.4 / 5 3 votos

Respeito ao próximo: maneiras de lidar com as diferenças.

  1. Aceite-as. O primeiro passo é aceitar que nem todo mundo pensa igual você, entender e aceitar isso, de verdade, já é meio caminho andado.
  2. Aprenda a ouvir. ...
  3. Resolva seus problemas com diálogo. ...
  4. Seja educado. ...
  5. Trate as pessoas como quer ser tratado.

O conceito de diversidade é de extrema importância para o convívio social, pois é respeitando as diferenças na escola que se incentiva a democracia, cultura, representatividade, tolerância e liberdade.

Respeitar as diferenças não é ter que concordar ou mudar a sua opinião ou comportamento. É entender que todos nós nascemos livres e iguais em dignidade e direitos. É promover o diálogo para possibilitar uma coexistência pacífica.

O respeito tem uma relação direta com a estima que temos pelas pessoas. Pensar em respeito significa pensar em acatamento, tolerância, dignidade no tratamento aceitando o outro como ele é, independente de origem, etnia, valores por ele defendidos ou, ainda, na situação que ele vive.

Tratar com respeito todas as pessoas, independentemente da idade. Não tocar em objetos alheios dispostos sobre a mesa sem a devida autorização do dono. Não entrar em conversas alheias, a não ser que seja convidado a opinar. Aguardar sempre o momento de falar e escutar atentamente o que é dito por outras pessoas.

A dificuldade em lidar com as diferenças é uma tendência humana. Isto por que o diferente nos desacomoda exigindo um exercício intelectual e emocional distinto do que estamos habituados. Aquilo que não compreendemos nos parece no primeiro momento como incorreto, uma vez que não é reconhecido por nós.

O respeito às diferenças é a única maneira de se conseguir conviver de modo pacífico, buscando a igualdade de direito e deveres para todos, independentemente do modo que são. Há ainda outro modo menos agressivo, mas não menos mal, de lidar com o diferente: fazê-lo igual a mim.

O respeito permite que a sociedade viva em paz, numa convivência saudável, assentada em consideração, solicitude e civilidade. Implica reconhecer em si e nos demais os direitos e as obrigações. Em contrapartida, a falta de respeito gera violência, conflitos, desconforto e confrontos.

“Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer ...

Como ensinar respeito e tolerância às diferenças em sala de aula

  1. Exponha as crianças ao que é diferente para elas. ...
  2. Respeito à diversidade faz bem, mostre isso a elas. ...
  3. Estimule a integração com brincadeiras. ...
  4. Apresente exemplos de representatividade.

Mesmo que não concorde, de maneira alguma, com as opiniões alheias, aceitar sem criticar pode deixar a convivência com as pessoas ao seu redor muito mais harmônica. Independente da sua opinião sobre algum assunto polêmico, por exemplo, as pessoas também precisam respeitar sua opinião, por mais que discordem de você.

Devemos mostrar respeito a qualquer tipo de pessoa. Não importa se alguém é deficiente, ou se nós tratou mal alguma vez. O correto é respeitar a todos e principalmente pessoas com mais autoridades do que nós, como nossos pais e professores.

Para lidarmos com o diferente, sem senti-lo como ameaça, é fundamental gostarmos de nós mesmos, conhecer nossas fraquezas e potencialidades, conhecer nossas características e aceitá-las. Acolher aquilo que gostamos e não gostamos em nós mesmos; para depois vermos o que fazer com o que não gostamos.

Criança e inclusão: como ensinar os pequenos a lidar com as...

  1. Valorize o seu filho antes de tudo. ...
  2. Converse abertamente com a criança. ...
  3. Dê o exemplo em suas atitudes. ...
  4. Use desenhos e leituras educativas. ...
  5. Faça brincadeiras que reforcem as diferenças.

Convivendo com a diversidade

  1. lembre-se sempre que todos têm diferenças e não deveríamos estabelecer quem é melhor;
  2. entenda que você tem o direito de ter opinião e discordar, desde que com respeito;
  3. compare-se sempre consigo mesmo, não com os outros;
  4. acima de tudo, seja exemplo.

Conheça agora alguns destes valores.

  1. Respeito. O respeito é a capacidade de ter em consideração os sentimentos das outras pessoas. ...
  2. Honestidade. A honestidade é um valor fundamental para o ser humano e pode influenciar todos os aspectos da vida de uma pessoa. ...
  3. Humildade. ...
  4. Empatia. ...
  5. Senso de justiça. ...
  6. Educação. ...
  7. Solidariedade. ...
  8. Ética.

Ter boa comunicação, ser cordial, agradável e respeitoso é regra fundamental em qualquer tipo de relações humanas.

Pensar em ações, atividades, vivências, que podem ser propostas por toda equipe interdisciplinar, sobre todas as diferenças a que estamos expostos, pode levar as crianças a terem oportunidade ímpar dentro do ambiente escolar, tornando consciente o lugar de cada um no processo de aceitação do outro.

Ela favorece a socialização e o desenvolvimento emocional dos estudantes. Nas crianças com deficiência, propiciou um claro desenvolvimento cognitivo. Alunos que estudaram com algum colega com deficiência valorizam a diversidade e demonstram menos preconceito.

Entende-se diferenças individuais como as inteligências, os estilos cognitivos e a personalidade. Cada indivíduo possui uma maneira de acomodar as idéias e assimilar mentalmente um conteúdo, e isto é possivel pois cada um possui determinadas habilidades mentais.