Quais assuntos eles podem abordar divulgação científica?

Perguntado por: efreitas . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

Os artigos científicos podem abordar os mais variados assuntos advindos geralmente de experiências, pesquisas, aprofundamentos teóricos, entre outros, e, por isso, apresentam citações e paráfrases – responsáveis pela interação entre os estudos – intertextualidade e argumentação.

Ferramentas como vídeos, podcasts e visitas monitoradas em museus também são formas de divulgação científica. Afinal, a linguagem utilizada pode ser modificada de forma a se encaixar nos mais diversos cenários e contemplar diferentes públicos.

Dessa forma os meios de divulgação científica, como a escola, as rádios, televisão, museus, revistas, jornais, internet (websites e blogs), entre outros, merecem especial atenção para promover melhorias na socialização do conhecimento científico de forma crítica para a população.

Um tema na pesquisa científica nada mais é do que a grande área pela qual a sua pesquisa perpassa. Além disso, está ligado, também, a uma corrente teórica específica e a uma linha de pesquisa. Por exemplo, você pode, em sua produção, discutir sobre o desenvolvimento infantil.

Gêneros científicos

  1. 1 – Monografia. Monografia é um tipo de trabalho científico que aborda um único tema – conforme o prefixo grego monos, que significa “um só” – de maneira completa. ...
  2. 2 – Dissertação. ...
  3. 3 – Tese. ...
  4. 4 – Artigo Científico. ...
  5. 5 – Projeto de Pesquisa.

A finalidade da divulgação científica é, portanto, a aproximação dos conhecimentos produzidos pela ciência daqueles disseminados na prática e no imaginário social.

Na divulgação científica, o foco é da ciência. Divulgadores da ciência, de cientistas à jornalistas, possuem a responsabilidade de transformar um conteúdo científico e de linguagem específica em um conteúdo que possa ser consumido e entendido por pessoas de fora daquele campo de conhecimento.

Os principais sites para encontrar artigos científicos

  • Scielo. O Scientific Electronic Library Online (Scielo), possui uma seleção de periódicos e artigos científicos de países da América do Sul, Europa e África. ...
  • Scopus. ...
  • Science direct. ...
  • BDTD. ...
  • SiBi. ...
  • Science.gov. ...
  • World Wide Science. ...
  • Scholarpedia.

A Superinteressante é uma revista digital e impressa de divulgação científica e cultural. Um destaque da plataforma é tratar sobre temas curiosos, explicados sobre o viés científico. Nela é possível acessar artigos de diferentes áreas, publicações sobre elementos históricos e estudos que envolvem a atualidade.

A divulgação científica precisa da coletividade, é ato de grupos de pesquisa, de cientistas em formação, de instituições, de comunicadores, jornalistas: é trabalho de equipe!

Os tipos de mídia disponíveis para seleção são: Mídia TV, Mídia externa, Mídia internet, Mídia jornal, Mídia revista, Mídia rádio e Outras mídias.

Meios de divulgação. Newsletter ou e-mail. Criação de site.
...
Vale anunciar em:

  • Televisão;
  • Rádio;
  • Outdoors;
  • Loja virtual;
  • Links patrocinados;
  • Facebook ADS;
  • SMS.

Internet, rádio, TV, um livro… são muitas opções, mas as principais características do texto de divulgação científica são: Apresentação das bases científicas utilizadas na pesquisa de forma acessível. Comunicação simples, explicativa e didática.

Sua escolha deve levar em conta possibilidades, aptidões e tendências de quem irá elaborar a pesquisa (em conjunto com seu orientador) Espera-se que o grau de conhecimento sobre o assunto possa ser aumentado em função da pesquisa.

“o artigo científico é uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento”. Ou seja, o artigo científico é uma publicação que mostra os resultados de uma pesquisa.

Há dois tipos de artigos:

  • Artigos definidos: o, os, a, as;
  • Artigos indefinidos: um, uns, uma, umas.

O que são os Estudos Científicos. Estudos Científicos são pesquisas realizadas para comprovar ou refutar uma hipótese, desenhada a partir de alguma questão, geralmente um problema. Qualquer pessoa pode submeter um artigo.

São eles: artigo original, artigo de revisão e relato de caso.

Os textos de divulgação científica apresentam linguagem clara, objetiva e impessoal, geralmente com verbos na terceira pessoa, e de acordo com as normas da língua. Por esse motivo, são evitadas as expressões populares, a linguagem coloquial, gírias e figuras de linguagem como a redundância e a ambiguidade.

O texto científico é aquele que aponta algum conhecimento ou teoria com base em comprovações científicas. É construído com uma linguagem própria e categórica, por essa razão os artigos ou textos científicos devem seguir certos padrões, que no Brasil são determinados pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).