Quais aspectos são importantes para o professor quanto à realização de atividades lúdicas?

Perguntado por: abrito . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.1 / 5 11 votos

O professor deve ter uma relação mediadora nesse processo de atividades lúdicas e a prática pedagógica, para que ocorra uma aprendizagem significativa e não seja somente uma forma de diversão da criança.

O docente, responsável pela sistematização desse processo, pode oportunizar às crianças uma forma dinâmica e prazerosa de aprender, pois, a educação pela via da ludicidade propõe um aprender brincando, inspirando uma concepção de educação para além da instrução, ou seja, para a autonomia do aprendiz.

O professor de Educação Infantil deve conduzir um trabalho voltado para o brincar, visando atender todas as necessidades dessa faixa etária, tendo em vista que as brincadeiras propiciam a fantasia e a criatividade da criança, possibilitando também que estas adquiram o domínio da linguagem simbólica.

O professor pode fazer uso do lúdico em diferentes situações dentro da sala de aula, incluindo jogos e brincadeiras, podendo ser um instrumento norteador, no processo de ensino/ aprendizagem de cada disciplina, com a intenção de fazer com que o aprendizado se torne algo sedutor.

Através do lúdico, o educador pode desenvolver atividades em que haja uma interação maior entre os educandos favorecendo-os a aprendizagem de forma divertida ensinando-os a compreender os valores éticos, morais, tornando-os conscientes de seus direitos e deveres de como ser responsável.

O mediador precisa querer ensinar o conteúdo com tal paixão e decisão que fará tudo o que estiver ao seu alcance para explicar da melhor forma possível. Adaptará a linguagem para que a criança com deficiência realmente compreenda. Usará as tecnologias disponíveis na escola para que o conceito se torne claro.

Portanto, o professor, ao fazer uma intervenção mediadora, que estimule e problematize as ações das crianças, está contribuindo para o seu desenvolvimento nos aspectos social, afetivo, cognitivo, psicomotor e lingüístico.

A conclusão que chegamos é que todo professor deve incluir o brincar em seu planejamento diário e, antes de mais nada, monitorar-se para que os jogos e brincadeiras efetivamente façam parte do cotidiano das crianças, uma vez que são eles um dos principais meios para a aprendizagem, desenvolvimento e formação de caráter ...

Por isso, busque por jogos, aplicativos, sites e vídeos que vão proporcionar mais momentos lúdicos em sala de aula. Filmes também podem fazer parte do plano de aula! A ludicidade na Educação Infantil não é apenas uma boa ferramenta: ela é essencial.

O importante para a atividade lúdica é o momento vivido e a ação em si. Para utilizar a ludicidade, além do embasamento teórico, são fundamentais a sensibilidade e uma postura interna afetiva.

Algumas ferramentas importantes para esse fim são: pesquisas, coletas de depoimentos da comunidade escolar e análise de satisfação. Ou seja, tudo que vai mostrar os acertos e os equívocos da instituição no ano anterior, para que, assim, ela possa planejar um caminho mais certeiro no ano letivo seguinte.

É através do lúdico que o educador pode desenvolver atividades que sejam divertidas e que, sobretudo ensine os alunos a discernir valores éticos e morais, formando cidadãos conscientes dos seus deveres e de suas responsabilidades, além de proporcionar situações que haja uma interação maior entre professores e alunos, ...

Base Nacional para a Formação de Professores
Nesse sentido, a proposta se baseia em três dimensões: Conhecimento: domínio dos conteúdos ensinados. Prática: gestão da aprendizagem. Engajamento: interação e compromisso quanto ao trabalho como educador.

A atualização constante nos conhecimentos do corpo docente é uma ferramenta essencial para construção do conhecimento dos alunos. Isso acontece por meio da formação continuada, que representa o constante processo de educação e expansão dos saberes não só pelos estudantes, mas também por parte dos educadores.

O professor precisa gerir aspectos como ter domínio do conteúdo abordado pelo mesmo em sala de aula de modo que assim esse consiga ter capacidade intelectual de suprir seus alunos.

As atividades lúdicas devem estar presentes diariamente nas salas de aula de educação infantil, pois através dos brinquedos das brincadeiras e dos jogos é que os professores passam a conhecer mais profundamente seus alunos, para melhor poder atendê-los.

Os professores de educação infantil devem ser capazes de elaborar e desenvolver propostas pedagógicas considerando que a criança, centro do planejamento curricular, é sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, ...

Zelar pelas crianças sob sua tutela
Além de toda essa rotina lúdica de dentro de sala de aula, os professores da educação infantil se comprometem a zelar por seus alunos, acompanhando-os desde os pátios, as áreas de convivência e a sala de aula até o ambiente familiar.

Já no eixo da prática, o professor deve planejar as ações de ensino que resultem na aprendizagem efetiva, saber criar e gerir ambientes de aprendizagem, ter plenas condições de avaliar a aprendizagem e o ensino, e conduzir as práticas pedagógicas dos objetos do conhecimento, competências e habilidades previstas no ...

Conceito utilizado para caracterizar o professor que trabalha com a mediação pedagógica, significando uma atitude e um comportamento do docente que se coloca como um facilitador, incentivador ou motivador da aprendizagem, que ativamente colabora para que o aprendiz chegue aos seus objetivos.

Uma característica importante para qualquer professor mediador na EAD é a capacidade de gerir pessoas com maestria. Por ocupar um papel de liderança na sala de aula, o professor mediador deve saber lidar com questões comportamentais e de integração entre os alunos.