Quais as vocações leigas?

Perguntado por: imartins . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 12 votos

Os leigos são a maior parte da vida ativa da igreja, são eles que movimentam as pastorais, serviços e movimentos das paróquias e áreas missionárias. São eles, batizados e batizadas, que mantém a fé e devoção pela história da evangelização.

O que é Leigo:
Na Igreja Católica, leigos são os cristãos que não fazem parte do clero, ou seja, não são ordenados nem fazem parte da hierarquia eclesiástica, mas participam ativamente de atividades ligadas à Igreja. O termo "leigo" deriva do Latim "laicus" cuja origem vem do Grego "laikós".

Por que Agosto é o mês das vocações?

  • Primeiro domingo de agosto, celebra-se a vocação sacerdotal. ...
  • No segundo domingo comemora-se a vocação matrimonial. ...
  • Terceiro domingo é dedicado a vocação à vida consagrada. ...
  • No quarto domingo, as vocações leigas. ...
  • E quando há, quinto domingo, celebra-se o dia do catequista.

Mas, antes de nossa existência no mundo, Deus já nos conhecia e amava; por isso nos chamou à vida: somos suas criaturas. Cada pessoa é criatura de Deus, amada e convidada por ele ao banquete da vida. A vida é, assim, o primeiro chamado de Deus, a primeira vocação.

Dentro da sua comunidade, o leigo se dedica a diversas funções, entres elas o serviço aos pobres, a catequese, ou como ministro extraordinário da Sagrada Eucaristia, na liturgia, etc. Afinal, como membros ativos, os leigos deverão participar dos conselhos pastorais e econômicos da sua paróquia.

A área específica do leigo é o apostolado no mundo secular, inserido nas realidades temporais, na escola, na indústria, na economia, política, artes, música etc., participando, como cristão, das atividades do seu estado de vida e trabalho social ( Christifideles laici, 17).

É o profissional que exerce o magistério sem possuir a habilitação mínima exigida.

O que é um Missionário Leigo? Os Missionários Leigos são leigos dedicados, e na sua maior parte voluntários, que estão dispostos a trabalhar em equipe, junto com seu pastor, para viver a tradição Wesleyana de buscar não apenas a santidade pessoal, mas social.

O clericalismo é uma praga. “Chegou a hora de pastores e leigos caminharem juntos em cada âmbito da vida da Igreja, em todas as partes do mundo”, disse o Papa em audiência no Vaticano na manhã deste sábado, 18 de fevereiro.

O que é? A CLP é uma comunidade de fiéis que desejam viver, sua vocação de leigo e se inspiram no carisma, na espiritualidade e na missão de Maria Madalena Frescobaldi Capponi.

Abaixo, veja cinco pontos que vão ajudar a entender se você tem vocação religiosa.

  1. Desejar levar uma vida pura.
  2. Disposição ao sacrifício.
  3. Insatisfação pelas coisas do mundo.
  4. Amor pela oração.
  5. Cuidado com as almas.

O que é vocação? Vocação é uma palavra que vem do termo em latim vocare, que significa convocar, chamar, escolher. Vocação é, portanto, um chamado de Deus a uma determinada pessoa. Esse chamado é individual, possui características únicas para cada um.

Na união sacramental (uma das vocações na Igreja) dos cristãos, homem e mulher são chamados a viver uma experiência de doação e apoio mútuo, confiança e santificação. Os cônjuges recebem o mandato divino de santificar um ao outro, de serem corresponsáveis pela vida interior e conversão da família para Deus.

Existe diferença entre PROPÓSITO, VOCAÇÃO e CHAMADO. Propósito é aquilo que você nasceu para ser. Chamado é aquilo QUE Deus te chama e capacita para fazer pelos outros. Vocação é a ferramenta que você vai usar para desempenhar o seu chamado.

Que ou quem foi seleccionado numa escolha (ex.: jogador escolhido; muitos são os chamados, mas poucos os escolhidos).

No evangelho de hoje Lucas 5,1-11 faz um relato da vocação de Pedro e dos seus companheiros de trabalho, Tiago e João.

A vocação sacerdotal é um chamado de Deus para alguns homens dentro do povo de Deus a se tornarem um representante do sagrado como a própria palavra já nos indica: sacerdos significa sagrado e otis significa representante. Portanto, sacerdote é um representante do sagrado no meio do povo.

Durante o reinado do rei Josias, Deus chamou Jeremias, explicou a ele que havia sido preordenado a ser profeta para as nações do mundo e pregar arrependimento ao reino de Judá, ao sul. O povo havia rejeitado o Senhor e estava adorando a outros deuses.