Quais as vestimentas da ginástica rítmica?

Perguntado por: dalegria . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 10 votos

Resposta: As ginastas devem vestir : um collant ,sapatinha e a meia calça ( opcional.) O collant não pode ser divido ,nem transparente não deve haver decotes superiores a metade do esterno a das escápulas. A meia-calça deve ser até os tornozelos sob o collant .

Os aparelhos utilizados na GR são arco, maça, bola, fita e corda. A GR tem apenas mulheres em ação nos Jogos Olímpicos.

Aparelhos de ginástica rítmica

  • Arco.
  • Bola.
  • Fita.
  • Maça.
  • Corda.

O projeto do vestuário tem suas especificidades relacionadas à estética, porém, um dos objetivos deve ser também o conforto corporal. Em cada etapa de sua elaboração deve-se ter sempre a visão de todo o processo, levando-se em conta a complexidade de sua função, que tem como finalidade vestir um corpo.

Prenda. A prenda pode optar em usar o vestido ou saia com blusa, sendo esta última permitida somente para prendas adultas e veteranas. Tanto o vestido quanto o conjunto pode ser estampado ou liso. Os babados, rendas, apliques e passa-fitas é livre.

substantivo feminino Quaisquer objetos ou roupas que podem ser usados para cobrir o corpo. Roupa ou o que se usa para cobrir o corpo - vestimenta. [Religião] Indumentária com a qual os sacerdotes se vestem em ocasiões solenes.

Na ginástica artística, os homens usam camisetas e shorts nas apresentações do salto e do solo, e calças compridas nas barras fixa e paralelas, no cavalo e nas argolas.

Aparelhos

  • Cavalo com alças. Ginasta realizando movimentos no cavalo com alças.
  • Argolas. Ginasta nas argolas.
  • Barras Paralelas. Ginasta na prova de barras paralelas.
  • Barras Fixas. Ginasta em prova de barra fixa.
  • Barras Assimétricas. Ginasta em prova de barras assimétricas.
  • Barras de Equilíbrio. Ginasta em barras de equilíbrio.

Por proporcionar grande ênfase aos movimentos e desenvolvimento do corpo integralmente, a ginástica rítmica permite, ao longo de sua prática, aperfeiçoar o equilíbrio e melhorar noções de ritmo, já que envolve ginástica e dança, trabalhando também a mente de quem a pratica.

Regras básicas
As apresentações individuais possuem duração de 1' a 1'15''. As apresentações em conjunto são feitas com cinco ginastas, com tempo entre 2'15'' a 2'30''. A categoria conjunto é dividida em dois momentos. No primeiro, as ginastas apresentam uma série com cinco aparelhos iguais, por exemplo, maças.

Em 1946, na Rússia, surge o termo “rítmica”, devido à utilização da música e da dança durante a execução de movimentos. Em 1961, alguns paises do leste Europeu organizam o primeiro campeonato internacional da modalidade. No ano seguinte, a Federação Internacional de Ginástica (FIG) reconheceu a GRD com um esporte.

Émile Jacques Dalcroze

Essa ginástica muito deve ao coreógrafo moderno Émile Jacques Dalcroze, seu aluno Rudolf Bode e a bailarina Isadora Duncan. Dalcroze desenvolveu uma técnica que unia movimentos ginásticos ao ritmo, trabalho que foi aperfeiçoado posteriormente por Bode.

A ginástica rítmica no Brasil foi introduzida no Brasil na década de 1960 por meio da Professora Ilona Peuker, uma imigrante húngara radicada no Brasil desde década de 1950. Teve várias denominações ao longo dos anos: foi chamada de ginástica moderna, ginástica rítmica moderna e ginástica feminina moderna.

O conjunto brasileiro é formado por Bárbara Galvão, Deborah Medrado, Gabrielle Moraes, Giovanna Silva, Maria Eduarda Arakaki e Nicole Pircio. Também representaram o Brasil no Mundial, mas no individual, Bárbara Domingos e Geovanna Santos.

Tipos de Trajes

  • Traje: Esporte. Ocasiões: Viagens, Compras, Clubes, Praia. ...
  • Traje: Esporte fino, Passeio, Tennue de Ville ou Traje de Calle. Ocasiões: Teatros, Cinema, Almoços, Jantares íntimos. ...
  • Traje: Passeio Completo ou Social. ...
  • Traje: Black-tie ou Texudo. ...
  • Traje: Gala ou Rigor.

E a vestimenta inclui a roupa interior, as calças, as camisolas, as camisas, os casacos e o calçado, entre outros adereços. No seu sentido mais amplo, este termo designa o conjunto de peças têxteis que as pessoas usam para se protegerem do clima, para se vestirem e por pudor.

Acessório, em moda, refere-se a algum item decorativo que suplementa ou enfeita o vestuário de uma pessoa, como jóias, luvas, bolsas, chapéus, cintos, cachecóis, relógios de pulso, óculos de sol, entre outros.

Com o predomínio da caça e pesca, as roupas eram feitas do couro dos animais. A partir da invenção do tear (aparelho que permite fazer tecidos), no fim desta era, as peles de animais deram lugar a roupas de tecido.

Os itens da pilcha feminina adulta são: saia e blusa ou bata, saia e casaquinho, vestido, bombachinha e meia e sapatos. – A saia deve ser nos modelos godê ou meio-godê; a barra deve estar na altura do peito do pe. – A blusa ou bata deve ser de mangas longas, três quartos ou até o cotovelo.