Quais as vantagens e desvantagens dos materiais naturais?

Perguntado por: salves . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

As vantagens e desvantagens dos materiais Naturais

  • Maior durabilidade do produto.
  • Melhor respiração do tecido.
  • Tecidos flexíveis.
  • Peças não deformam com o tempo.
  • Toque agradável: Por serem tecidos de origem natural, são também mais sensíveis e financeiramente mais valorizados, entre os contras estão:

Quando estão disponíveis na natureza, são chamados de materiais naturais. Exemplos: madeira, algodão, pedra,entre outros. Os seres humanos são capazes de produzir recursos que não são encontrados na natureza: são os materiais artificiais, como o plástico, vidro, aço, entre outros.

Seu peso é consideravelmente baixo, o que permite seu manuseio mais fácil e facilita o processo produtivo de materiais baseados em polímero; baixa temperatura de processamento permitindo também uma facilidade de manuseio; o custo relacionado a sua produção também é baixo permitindo um custo de fabricação de materiais ...

Enquanto os materiais naturais são aqueles obtidos diretamente da natureza, os materiais sintéticos são aqueles totalmente produzidos pelo homem de forma artificial por meio de processos químicos e físicos.

Materiais naturais
Tal como o nome indica, um Material Natural tem origem na Natureza. Este pode apresentar-se em duas formas: Material Natural Não Manufaturado - pode ser diretamente utilizado pelo Homem tal como a Natureza o oferece. Material Natural Manufaturado - pode ser transformado de modo a poder ser utilizado.

Os resíduos sintéticos também carregam contaminantes vindos de fábricas, lixões e esgotos. ;Quando esses poluentes, carregados principalmente pelos microplásticos, chegam ao mar, eles são ingeridos por peixes, plânctons e corais.

Os medicamentos sintéticos tem inúmeras vantagens, custo de produção mais baixo, produção industrial e controle de qualidade relativamente fácil. Pode-se produzir uma tonelada de um sintético em poucas horas. No entanto, para extrair e purificar um princípio ativo de 1 tonelada de folhas, pode-se levar semanas.

Existem muitos exemplos de materiais sintéticos tais como: plásticos, borracha, papel, tintas, medicamentos, EVA, poliéster, parafina, vidro, nylon etc...

Um Material Sintético é totalmente produzido pelo homem de forma artificial e não extraído diretamente da natureza. O nylon, o vidro das garrafas, os plásticos e muitos outros materiais são feitos pelo homem a partir de outros materiais.

Recursos naturais

  • Biológicos: vegetais, animais e florestas;
  • Hídricos: lagos, rios, mares, oceanos;
  • Minerais: minérios, rochas, areia, argila, carvão;
  • Energéticos: luz solar, vento, água.

Os materiais apresentam propriedades físicas que os diferenciam, sendo elas: densidade; tenacidade ou resistência; elasticidade; magnetismo; condutibilidade elétrica; condutibilidade térmica e dureza.

A principal desvantagem associada à utilização dos materiais poliméricos é o fato de demorarem muito tempo para se degradarem no meio ambiente. A degradação é qualquer reação química que seja destrutiva aos polímeros, sendo este tema abordado em outro tópico mais específico.

- Material Natural Manufaturado – material transformado, a partir do não manufaturado, para poder ser utilizado. Ex: Tecido de lã, anel de ouro, cadeira de madeira, etc. Um Material Sintético é totalmente produzido pelo Homem de forma artificial e não extraído diretamente da Natureza.

Entre eles, são conhecidos 92 elementos naturais, sendo o de maior número atômico o urânio (Z = 92), os outros 22 são sintéticos e se classificam em duas categorias: Cisurânicos: elementos sintéticos que possuem número atômico inferior a 92, por exemplo: Promécio (Pm), Frâncio (Fr).

Materiais sintéticos
O nylon, o vidro das garrafas, os plásticos e muitos outros materiais são feitos pelo homem a partir de outros materiais. Os materiais sintéticos podem ser produzidos a partir materiais naturais ou a partir de materiais que já foram transformados pelo homem.

COMBINADOS: são resultantes da combinação de materiais naturais e artificiais. Exemplos: argamassa, concreto etc.

Materiais é o plural de material. O mesmo que: concretos, corporais, corpóreos, físicos, matérias, mundanos.