Quais as vantagens e desvantagens do sistema Kanban?

Perguntado por: aaragao . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 11 votos

É eficaz na limitação do trabalho em andamento, ao visualizar no quadro o quanto de demanda está por entrar na pauta e o quanto está sendo executada ajuda o gestor a gerenciar as equipes e perceber excessos, atrasos ou erros, e corrigí-los de forma a evitar sobrecarregar a equipe.

O kanban é uma técnica de gestão de fluxo de trabalho que tem como principal diferencial a visibilidade fácil e imediata de cada etapa de um projeto. Além de ser altamente visual, o método tem implementação simples, flexível e de baixo custo.

Conheça os 4 princípios básicos sobre Kanban:

  1. 1 — Comece com o que você faz agora. ...
  2. 2 — Concorde em buscar mudanças evolucionárias e incrementais. ...
  3. 3 — Respeite o processo atual, papéis, títulos e responsabilidades. ...
  4. 4 — Liderança em todos os níveis.

Entre os principais tipos de kanban estão o kanban de produção, de movimentação e o e-kanban.

O método kanban é um sistema ágil de gestão de produção ou de tarefas que funciona de maneira visual e dinâmica. Com ele, é possível organizar o fluxo de trabalho em colunas e cartões, de modo que toda a equipe visualize o fluxo do início ao fim, e identifique se há gargalos ou maneiras de otimizar o processo.

Quais as Principais Características do Kanban? O sistema Kanban é baseado nos seguintes princípios: produção nivelada, redução de tempo de preparação, layout de máquinas, padronização dos trabalhos, aperfeiçoamento das atividades.

Método Kanban é um conjunto de princípios e práticas que tem o objetivo de proporcionar uma evolução na forma que sua equipe (ou empresa) entrega valor nos serviços prestados. No Kanban, eliminamos os desperdícios e melhoramos a entrega contínua de valor através de um sistema puxado.

O quadro de Kanban é uma excelente ferramenta para gerenciar as tarefas de um modo visual. Ferramenta simples e que dá visibilidade para o fluxo de trabalho, mostrando os problemas que o projeto pode apresentar, como, por exemplo, gargalos, anormalidades e desperdícios que possam ser aprimorados.

O Kanban é um sistema de gestão ágil e visual para controlar tarefas e fluxos de trabalho em uma empresa. O método é utilizado para controlar a produção ou para a gestão de tarefas. O Kanban consegue otimizar a realização das atividades e a conclusão de demandas.

O sistema Kanban pode ser aplicado por meio de cartões de papelão ou com estoques visuais, como as gôndolas de um supermercado. O importante é conter informações como: o código, o nome da peça, o fornecedor, local de armazenamento, consumo etc.

Resumo: O Kanban é uma estrutura de gestão de projetos que depende de tarefas visuais para gerenciar fluxos de trabalho, enquanto o scrum é uma estrutura de gestão de projetos que ajuda as equipes a estruturar e gerenciar o trabalho por meio de um conjunto de valores, princípios e práticas.

Vantagens do scrum

  • 1- Realização. A conclusão por etapas é extremamente motivadora para a equipe. ...
  • 2- Transparência. ...
  • 3- Redução das falhas. ...
  • 4- Reordenação. ...
  • 1- Visão segmentada. ...
  • 2- Falhas de documentação. ...
  • 3- Problemas com prazos. ...
  • 4- Referências difíceis.

Ele pode ser subdividido em dois tipos: o de produção e o de movimentação.

Princípios do Kanban
Visualização da Cadeia de Valor: enxergando as fases do produto (por exemplo, um software, algo material ou até mesmo um serviço); Desenvolvimento Evolucionário (Adaptativo): através de gestão de mudanças simples, adaptando-se de forma ágil, entregando o que tem mais valor antes.

Podemos também citar diversas outras empresas que utilizam o Método Kanban: WEG, Siemens e Ingersoll-Rand, Jaguar, Nike, Phase 2. O Método Kanban é um sistema de gestão ágil e visual para controlar tarefas e fluxos de trabalho de qualquer empresa.

Esse método é utilizado principalmente como um fluxo de processos visual que pode ser acompanhado em um quadro Kanban, seja ele físico ou virtual. Também é necessário ter uma lógica de melhoria constante, envolvendo toda a equipe e engajando todos os envolvidos no projeto.

No método kanban, você pode começar com três colunas, ou três situações, sendo as mais básicas:

  1. A fazer: a coluna das tarefas que ainda não foram feitas;
  2. Sendo feito: a coluna das tarefas que estão sendo feitas agora;
  3. Feito: a coluna das tarefas que já foram feitas.

Não utilize o quadro Kanban como única ferramenta para reportar e acompanhar tarefas: isso pode simplificar o Gerenciamento de Projetos. Portanto, use o quadro em conjunto com a Estrutura Analítica do Projeto (EAP), o Cronograma e o Canvas do Projeto. Por fim, avalie a adoção de um software que permita esta integração.

Um quadro Kanban é uma ferramenta de gerenciamento de projeto ágil que auxilia na visualização de trabalho, limitação de trabalho em andamento e maximização de eficiência (ou fluxo). Ele pode ajudar equipes ágeis e de DevOps a estabelecer ordem no trabalho diário.

O Quadro Kanban possibilita a visualização e a verificação do andamento de todo o ciclo de fabricação dos produtos, e é um método certeiro para identificação de prioridades de produção e tarefas a serem efetuadas.