Quais as vantagens e desvantagens de uma pergunta aberta?

Perguntado por: ajordao . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

Uma pergunta aberta pode levar a respostas superficiais. De fato, o entrevistado pode ser tentado a não ter tempo para refletir e responder com a primeira resposta que lhe vier à mente. A fim de ter uma alta taxa de resposta, recomenda-se não incluir muitas perguntas abertas em um questionário.

As perguntas abertas são aquelas que permitem qualquer tipo de resposta. Elas não delimitam ou restrigem a poucas opções, como “sim” ou “não”, como no caso de perguntas fechadas.

Perguntas fechadas são aquelas que são respondidas com um simples sim ou não. Já as perguntas abertas são aquelas em que a resposta demanda uma opinião ou explicação, tornando-se mais reveladoras!

Vantagens: as provas resultantes de casos múltiplos são consideradas mais convincentes, e o estudo global é visto como sendo mais robusto. Desvantagem: o fundamento lógico para projetos de caso único, não pode ser satisfeito por casos múltiplos.

Vantagens dos questionários
Permite o anonimato das respostas; Permite que as pessoas o respondam no momento que lhes pareça mais apropriado; Não expõe os pesquisados à influência da pessoa do pesquisador; São fáceis de ministrar.

As desvantagens da pesquisa qualitativa
Apesar de a pesquisa qualitativa fornecer informações ricas e detalhadas sobre um assunto ou problema, ela geralmente é feita com um pequeno número de pessoas (ou amostra), ou seja, limita-se a uma descrição. Ela não ajuda a tomar uma decisão nem a chegar a uma conclusão.

6- Perguntas de resposta aberta
As perguntas de respostas abertas têm natureza exploratória, já que permitem que o respondente dê sua opinião sem ser induzido com opções preestabelecidas. Se o seu objetivo é saber qual é a resposta de forma imediata, tenha em mente que esse tipo de pergunta é mais complexa de analisar.

O que são perguntas abertas
As chamadas perguntas abertas são aquelas que, dentro do seu questionário, exigem uma resposta em formato de uma frase ou texto elaborado com as próprias palavras do respondente.

É um bate-papo, mas com um direcionamento. Essa interação nos permite descobrir muito mais porquês do que um questionário. Por ser um a um, as entrevistas levam mais tempo para realizar e são feitas com menos pessoas, mas com o objetivo de obter mais dados qualitativos.

Nas questões abertas ou discursivas, o candidato precisa de muita atenção ao ler o que é pedido e ter clareza quando for escrever a resposta. É importante também escrever a resposta com letra legível.

Pesquisa aberta (não estruturada) - São feitas perguntas mais envolventes, que pedem mais respostas com explicações, opiniões, ajudam a ter um entendimento mais profundo e detalhado sobre o assunto.

Por consequência, o questionário semiaberto apresenta um misto de questões abertas e fechadas.

Dentre as desvantagens, o método de estudo de caso apresenta limitações como a impossibilidade de generalizar os resultados obtidos com conclusões específicas para os casos estudados, não permitindo conclusões genéricas. Exige uma metodologia mais apurada e mais tempo para coleta e análise dos dados( 2.

Estudos apontam que estudar pode aumentar a capacidade da memória, ativar o poder de concentração e, com o hábito, aumentar a nossa capacidade de aprender. Quanto mais estudamos e exercitamos o cérebro, mais protegido ele estará de doenças de degeneração, como o mal de Alzheimer, por exemplo.

As principais vantagens do estudo de caso, então, podem ser assim definidas: permite investigar a evolução de um fenômeno atual, ao longo do tempo, em profundidade, utilizando-se de fontes múltiplas de evidência e possibilitando, inclusive, considerar dados de natureza quantitativa.

A pergunta ou as perguntas de pesquisa orientam os tipos de dados a serem coletados e o tipo de estudo a ser desenvolvido. A identificação e a formulação do problema exigem pensamento crítico do pesquisador. A sua definição, formulação e análise decidem o tipo e o delineamento (desenho) da pesquisa.

Os objetivos das perguntas de um questionário vão depender da empresa, da sua cultura e de quais pontos precisam ser avaliados com maior necessidade. Logo, as questões devem garantir que a equipe de RH consiga obter os dados certos.

Nesse cenário, o entrevistador pergunta e registra a resposta do entrevistado no documento já estruturado, e o questionário aparece com um instrumento de coleta de dados, enquanto a técnica utilizada é a entrevista em formato de sondagem de opinião, que exige muita habilidade do pesquisador por ser uma das técnicas de ...

“A pesquisa qualitativa proporciona melhor visão e compreensão do contexto do problema, enquanto a pesquisa quantitativa procura quantificar os dados e, normalmente, aplica alguma forma da análise estatística”, afirma. Bem, tendo essa definição em mente, é hora de aprofundarmos o assunto.

O principal benefício de uma pesquisa quantitativa é entender numericamente o padrão de comportamento do consumidor. Além disso, é importante destacar que os dados dos quais você tem uma dimensão não são ambíguos. Assim, é possível ver com clareza o que atrai ou não o seu público.