Quais as vantagens e desvantagens da industrialização para a nossa sociedade?

Perguntado por: vsilva . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

As vantagens são: maior produção em empresas, aumento das tecnologias, e grandes lucros. Desvantagens: produção do meio ambiente, diminuição dos empregos, trocas de trabalho manual pelas máquinas.

Pontos positivos: a oferta de emprego e renda para a população; o desenvolvimento de novas tecnologias; a disponibilidade de uma grande variedade de produtos e o grande recolhimento de impostos. Pontos negativos: o elevado impacto ambiental; a ocorrência de desemprego estrutural; e a precarização do trabalho.

Impactos negativos da industrialização
Aumento do fluxo comercial e de capitais no território. Geração de grande volume de rejeitos industriais e lixo urbano, levando à poluição das águas e do solo. Promoveu avanços importantes no setor de tecnologia. Maior oferta de empregos.

Principais aspectos negativos:
- Aumentou o nível de poluição do ar gerado pelas indústrias. Estas também foram responsáveis, principalmente no século XX, pelo aumento da poluição de rios e contaminação dos solos; - O uso crescente de máquinas e equipamentos tecnológicos fez aumentar o desemprego nas indústrias.

As principais consequências da Revolução Industrial foram as novas relações de trabalho; a consolidação do capitalismo; a industrialização dos países; a expansão do imperialismo; o exodo rural e a urbanização; os avanços nos campos da medicina, do transporte e das telecomunicações; o aumento da capacidade produtiva e ...

Sendo responsáveis por produzir objetos diversos, alimentos, calçados, roupas, carros, entre outros. A atividade industrial é considerada essencial para a economia de qualquer país. Afinal, além de gerar empregos, promove transações que impactam diretamente no PIB.

O processo de transformação industrial de uma sociedade é considerado o próprio símbolo da modernidade, pois promove a expansão das cidades, a formação de grandes centros comerciais e proporciona o crescimento da economia, além de gerar mais empregos e, consequentemente, aumentar o número de consumidores.

A cultura popular e erudita são simplificadas e falsificadas para se transformarem em produtos consumíveis. Isso provoca a decadência das formas mais originais e criativas de fazer cultura e arte.

A industrialização intensifica a urbanização das sociedades e gera condições para o êxodo rural, que é a migração em massa da população do campo para as cidades, pois atrai essa migração justamente para as áreas mais industrializadas, onde há mais empregos direta e indiretamente produzidos pelas indústrias.

O desenvolvimento da produção industrial no Brasil pode ser caracterizado por três aspectos principais: industrialização tardia, substituição de importações e dependência de capital e tecnologia estrangeiros.

As causas da Revolução Industrial terem ocorrido são muitas: inovações tecnológicas a serviço da produção, mão de obra disponível, estímulo ao livre comércio e capitais disponíveis para investimento.

Atualmente, o setor industrial é responsável por 72% das exportações brasileiras de bens e serviços, por 68% do investimento empresarial em pesquisa e desenvolvimento e por 33% da arrecadação de tributos federais; emprega 9,8 milhões de trabalhadores e paga os melhores salários; é responsável, também, por viabilizar a ...

O processo de industrialização, iniciado no século 18, causou grandes transformações no mundo. As principais delas são a urbanização, o crescimento demográfico e o surgimento do operariado, com a exploração do trabalho. Além disso, ocorreu uma mudança da noção de tempo.

Foi um acontecimento extremamente importante para a humanidade, pois mudou o processo produtivo, ou seja, os produtos deixaram de ser manufaturados e passaram a ser maquino faturados, o permitiu uma produção em massa, permitindo assim colocar mais e mais produtos no mercado e a preços muito mais atrativos.

A industrialização não só muda o caráter de uma parcela da população que passa a consumir. Ela também altera cenários urbanos, transformando populações que antes eram operárias para uma urbano-sociais. Essa perspectiva é nítida em cidades com desenvolvimento forte de indústrias, como São Paulo e Rio de Janeiro.

Pontos positivos, ou pontos fortes, são as principais qualidades de uma pessoa. Ou seja, os pontos fortes são tudo aquilo que alguém faz bem, que a destaca da maioria e que, por consequência, faz com que ela tenha um desempenho acima da média em determinadas atividades.

Um dos principais contras da tecnologia é o fato de que seu uso excessivo pode levar à desumanização e provocar o isolamento social. Pesquisadores apontam, por exemplo, que, apesar de os celulares manterem as pessoas conectadas, o vício neles também pode comprometer a qualidade das interações sociais.