Quais as vantagens do polipropileno?

Perguntado por: ogois . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

O polipropileno apresenta muitas vantagens em relação às outras matérias-primas. O que mais se destaca é que sua baixa densidade acaba fazendo com que as embalagens fabricadas com esse material fiquem mais leves, o que garante redução de custos em transportes. O termoplástico também possui uma ótima processabilidade.

CARACTERÍSTICAS DO POLIPROPILENO (PP) O Polipropileno (PP) é uma resina termoplástica de baixa densidade e aparência semitranslúcida e leitosa, com excelente coloração. Sua cadeia o torna facilmente moldável em altas temperaturas. Oferece um bom equilíbrio de propriedades térmicas, químicas e elétricas.

O polipropileno (PP) é um termoplástico derivado do propeno reciclável. Já o polietileno (PE) representa cerca de um terço de todos os plásticos produzidos e metade de todas as embalagens de plástico. A princípio, o PP é um tipo de plástico que pode ser moldado, quando aquecido.

Na sequência, se for uma limpeza leve, sabão neutro e água resolvem facilmente. Por outro lado, em caso de manchas mais pesadas e encardido, você pode utilizar uma solução caseira misturando vinagre, detergente e bicarbonato de sódio.

O polipropileno (PP) é uma fibra obtida através de um processo chamado polimerização e não é uma fibra muito utilizada em vestuário, e sim na fabricação de sacarias, feltros e estofamentos, que são normalmente feitos com o fio contínuo, por sua elevada inércia química, leveza, r esistência à umidade, etc.

O polipropileno tem poucas desvantagens, porém podemos destacar como um contra do material a baixa resistência à variação brusca do clima, o que pode por exemplo causar manchas e perdas de propriedades quando expostas ao sol.

O Que é o Polipropileno? O PP é um polímero resistente, flexível e versátil que é usado para fabricar uma variedade de produtos moldados — desde embalagens para manteiga e sorvete, móveis de plástico, baldes, para-choques de automóveis até fibras e tecidos.

É um plástico claro e transparente e que não tolera temperaturas abaixo de zero. Embalagens feitas de Polipropileno não podem ser utilizadas em produtos congelados.

Sim, o polipropileno aguenta calor e essa é apenas uma das características desse termoplástico. Trata-se de um filme com boa resistência química, atóxico, com boa resistência mecânica, antiaderente, soldável, moldável, de fácil usinagem, com bom isolamento elétrico e que pode ser aditivado.

A flexibilidade determina a elasticidade do material plástico. Nesse aspecto, o polietileno se destaca como o material mais elástico e com menor resistência quando precisa ser esticado. Por outro lado, o polipropileno, embora seja menos flexível, destaca-se entre os dois materiais por ser o mais resistente.

São fortemente atacadas pelos ácidos inorgânicos fortes, como o ácido nítrico fumegante a temperatura ambiente e o ácido sulfúrico 98% a 600C.

Enquanto o PP é um polímero mais neutralizado, o PVC é um polímero mais flexível. O Polipropileno (PP) e o PVC são materiais versáteis, que podem ser moldados, e que são recicláveis. Primeiro, o PVC (Policloreto de Vinila) é um termoplástico à base de eletrólise de eteno e de cloro.

Na prática, uma das formas de identificar os tipos de plásticos é pela aplicação. Por exemplo, um tubo de água ou esgoto geralmente é feito de polímero PVC, copos descartáveis normalmente são feitos em PS ou PP. Então, dependendo da aplicação já é possível ter noção de qual tipo de plástico é feito o produto.

Os materiais diferem também quanto à resistência. O polipropileno demonstra maior resistência se comparado ao poliestireno. Essa diferença é de fácil percepção quando seguramos copos plásticos: enquanto o PP tem maior resistência ao ser amassado, o PS se rompe mais facilmente.