Quais as vantagens do arado?

Perguntado por: dbelchior . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.7 / 5 19 votos

O agricultor, usando um arado, faz o revolvimento das camadas a uma profundidade de 20 centímetros, aproximadamente. A aração ajuda a melhorar os níveis de oxigenação da matéria orgânica, o que faz bem às plantas cultivadas.

Em resumo, o arado tem como função preparar o solo para o cultivo de plantas. Dessa forma, ele revolve a camada subsuperficial do solo, promovendo o enterrio de restos de cultivos ou plantas daninhas.

A aração provoca a aeração das camadas, permitindo maior introdução de oxigênio e expulsão de gás carbônico, o que facilita os processos químicos e biológicos da oxigenação do solo. Entre as operações agrícolas com denominação geral de preparo periódico do solo, a aração é a mais antiga e comumente realizada.

Expõe o subsolo à ação do sol, ajudando a aumentar a temperatura e apressar o degelo. Também enterra restos de culturas agrícolas anteriores ou ervas daninhas porventura existentes. Melhora ainda a infiltração de água no solo e a aeração, além de realizar a construção de curvas de níveis.

Os arados são implementos que atuam no preparo do solo e servem para arar e descompactar a terra para o cultivo das plantas.

A grade aradora é um dos principais implementos usados no preparo do solo nas grandes lavouras e em áreas de expansão da agricultura, provavelmente em função do maior rendimento do serviço (ha/hora) com menor consumo de combustível, além de se conseguir realizar tanto a aração primária quanto a secundária, ...

O arado de aiveca apresenta as seguintes vantagens: - possui uma melhor penetração no solo; - o preparo é em maior profundidade, rompe-se camadas mais compactadas; - melhora a capacidade de infiltração de água; - melhora o desenvolvimento radicular; - aumenta a capacidade de aeração; - melhora e aumenta a inversão da ...

Existem dois tipos de arado: de discos e de aivecas.

  • Arado de discos - o número de discos, o sistema de acoplamento, o diâmetro desses componentes, entre outras características, pode variar.
  • Arado de aivecas possui disco de corte em “V”, permitindo que o tombamento do solo seja feito com maior eficiência.

1. Instrumento rústico para lavrar a terra. 2. [ Marinha ] Busca-vida.

É deixar de lado crenças e superstições inúteis.

Além de ajudar na descompactação da terra, a aração ajuda no controle das ervas daninhas e na obtenção de um leito de semeadura, entre outros benefícios.

Grade aradora é um implemento usado para rompimento e suavização da superfície do solo. Ela é diferente do arado, que permite cultivos mais profundos. As grades apresentam uma estrutura pesada (com dentes, discos, correntes e outros meios para movimentar o solo), requerida para que os discos penetrem na terra.

1. Lavrar (a terra) com arado ou charrua. 2. [Figurado] Ferir, cortar.

As plantas de cobertura são a matéria-prima para formar a matéria orgânica que promove a estruturação do solo, a retenção de umidade e o aumento da porosidade, permitindo a circulação de água e ar. Também são fonte de nutrientes que são liberados através da decomposição promovida pelos organismos do solo.

Quem põe a mão no arado e olha para trás não é digno de mim
53Mas os samaritanos não o receberam, pois Jesus dava a impressão de que ia a Jerusalém.

Os solos mais adequados para a agricultura possuem uma certa proporção de areia, argila e sais minerais utilizados pelas plantas, além do húmus. Essa composição facilita a penetração da água e do oxigênio utilizado pelos microrganismos. São solos que retêm água sem ficar muito encharcados e que não são muito ácidos.

Os primeiros arados de cerca 5000 anos a.C eram usados para riscar o solo e plantar sementes. Embora os arados desenhados à mão fossem apenas um substituto adequado para enxadas em certos climas, eles permitiram a preparação rápida de muito mais área.

O escarificador utilizado no sistema de cultivo mínimo substitui a função do arado como preparo primário do solo.

As minhocas são animais decompositores, importantes para o solo, que se alimentam tanto de vegetais quanto de restos de outros animais. Elas cavam extensos túneis, trazendo para a superfície as camadas mais profundas do solo.

Aração: Uma das mais antigas. O objetivo é descompactar a terra, permitindo que o oxigênio expulse o gás carbônico, misturando a matéria orgânica. Essa combinação se transforma em húmus que ajudam no crescimento, nutrição e desenvolvimento das plantas.