Quais as vantagens de um produto artesanal?

Perguntado por: eporto . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.3 / 5 15 votos

Produtos artesanais são sempre uma ótima opção: você sabe a procedência e sabe como foram feitos. Tudo garantindo a satisfação do cliente. de celebrações únicos e especiais. Visite nossa página Produtos e encomende on-line, sem precisar sair de casa.

O acompanhamento, carinho e tempo dedicado são os grandes diferenciais da qualidade do produto artesanal de qualidade. Estes cuidados produzem produtos irreplicáveis, com identidade e originalidade.

Salientamos que a flexibilidade da produção artesanal é uma das mais importantes vantagens de uma fabricação em pequena escala e é fundamental que esta vantagem seja aproveitada no momento do dimensionamento dos equipamentos a serem adquiridos.

O sistema de produção artesanal pode ser considerado uma forma de base para a produção industrial, onde o desenvolvimento de produto vem como uma prática resposta às necessidades diárias, como um elemento facilitador no processo produtivo e mercadológico.

O artesanato sustentável é uma das maneiras de preservar o meio ambiente, pois, com essa atividade é possível transformar objetos e dar outra utilidade ao que antes seria descartado. Nessa modalidade são reaproveitados os resíduos produzidos, como os plásticos, vidros, metais, polímeros, madeiras, entre outros.

Exemplos de beneficios de um produto são poupar tempo, ganhar dinheiro, reduzir custos, aumentar status ou sobreviver no mercado. Historicamente, qualquer produto, ou serviço, que não cumpra pelo menos com um do beneficios em cima mencionados, tem sérias dificulades em sobreviver no mercado.

Vantagens de um produto
Quando falamos de vantagem estamos citando as diversas formas pelas quais determinado produto ajuda a trazer algum valor. Por exemplo, a funcionalidade de um smartphone e como ela é útil ao consumidor em questões do cotidiano.

Benefícios são os resultados finais do produto, ou seja, aquilo que o produto ira fazer pelo Cliente. Na verdade, o Cliente não compra produtos; ele compra idéias ou benefícios mentais de resultados, ligados a lucro, comodidade, segurança, economia de tempo e dinheiro, facilidade, conforto etc.

Ao pé da letra, um produto artesanal é feito de forma manual, com ferramentas próprias, utilizando recursos naturais, e com todos os processos de produção sendo acompanhados. Dessa forma, essa é feita de forma responsável e sem desperdícios.

Além disso, produtos artesanais não passam por todos aqueles processos de produção que quebram totalmente seus nutrientes, entregando um alimento com sabor genérico, que não nos sacia e, ainda por cima, contamina nosso sistema digestório com tantos componentes químicos.

Os artesanais são similares a eles por prezarem pela qualidade dos ingredientes e por não serem produzidos com o auxílio de grandes máquinas. Contudo, são diferentes por remeterem a um maior prestígio e à características regionais e culturais.

Pelo texto, ficam definidos três tipos de atividade artesanal: arte, ofício e produção e confecção tradicional de bens alimentares. Artesão é definido como o trabalhador que exerce uma atividade artesanal, em caráter habitual e profissional, dominando o conjunto de saberes e técnicas a ela inerentes.

Um dos principais motivos do artesanal ser mais caro é a justa remuneração pela mão de obra, aliada às horas de trabalho dedicadas para desenvolver o produto.

Os processos artesanais envolvem e exigem muito do fazedor, pois a criação só depende dele. Diferentemente das produções em série e industrializadas, em que uma máquina (ou mesmo um profissional) apenas repete determinados comandos e padrões, o fazer manual é fluido e mutável, assim como o ser humano.

O artesanato ocupa um lugar de destaque no âmbito das atividades econômicas. A atividade artesanal apresenta-se como fonte de emprego e renda para mais de 8,5 milhões de pessoas no Brasil, e movimenta cerca de 28 bilhões de reais ou 2,8% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

19º, não é considerado artesanato: trabalho realizado a partir de simples montagem, com peças industrializadas e/ou produzidas por outras pessoas; lapidação de pedras preciosas; fabricação de sabonetes, perfumarias e sais de banho; habilidades aprendidas através de revistas, livros, programas de TV, dentre outros, sem ...

O artesanato, portanto, pode ser entendido como uma dessas formas de manifestações artísticas da sociedade, pois carrega questões sociais e de ancestralidade, a combinação entre a tradição e o contemporâneo, a transmissão de conhecimento entre gerações e, também, importância econômica em nível nacional.